base

Validade dos produtos de maquiagem

terça-feira, julho 29, 2014


Você costuma conferir a validade do batom, sombra, ou pó compacto quando vai usar?  Pois saiba que todos os produtos para maquiagem também tem prazo de validade, e podem causar sérios problemas à sua pele caso estejam vencidos. Confira abaixo algumas dicas importantes sobre a validade desses produtos:

Nós mulheres desejamos ter makes e mais makes, temos uma imensa alegria em ter todos os produtos e sempre achamos que ainda falta algum produtinho que acabou de ser lançado.

Infelizmente maquiagem tem prazo de validade e temos que ficar atentas em relação à isso, caso contrário podemos desenvolver alergia, contaminação ou infecção em nossa pele. Gastamos o nosso suado dinheiro naquele produto super caro, economizamos na hora de usar e quando vamos ver já venceu.

Alguns produtos tem escrito na embalagem “Válido até XX/XX/XXXX”, (dia, mês e ano), isso quer dizer que a validade começou a contar desde o minuto que foi fabricado. Quando o produto estiver velhinho a ponto de não ser possível nem mais ler o rótulo, jogue fora sem dó, pois se chegar a esse ponto com certeza já estará vencido.

Se a validade vier na caixa o melhor é colocar uma etiqueta no produto com a data de validade bem visível é uma solução.

Separei pra vocês a validade estimada de cada produto e como identificar que está vencido, porém a forma mais segura de saber quando vai vencer é olhando a data que está na caixinha.

Prazo de validade de produtos para maquiagem:

Base e corretivo

(base Oil Free: 12 meses | base com Óleo: 18 meses | corretivo: 18 meses)
Mantenha suas bases e corretivos longe da umidade e da luz do sol.
Vencidos, muitos produtos ficam mais escuros, começam a empelotar ou separar os ingredientes, como se fosse um líquido bifásico.

Batom

(12-18 meses) e gloss (6-12meses)
O batom e o gloss vencidos costumam ficar com cheiro ruim e textura seca. Batons de longa duração costumam ter uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais.

Sombra em pó solto ou compacta

(24 meses) Sombras estão passando da validade quando começam a ficar duras e difíceis de aplicar, ou pouco pigmentadas.

Máscara para cílios

(3-6 meses) A máscara vencida tem um cheiro diferente da nova, e o probra em póduto começa a ficar mais duro. A máscara geralmente tem validade de 3 meses após aberto.
Após esse tempo, ela costuma ficar muito seca e consistente difícil de aplicar, e a proliferação de bactérias e fungos pode causar infecção nos olhos.

Já comprei uma máscara de cílios que em 1 mês ficou dura, mas o cheiro e a validade estavam em dia então resolvi fazer um teste e deu certo. Mergulhei o tubo fechado em água quente para dar uma derretida, a máscara voltou a consistência normal.

Esmaltes

(8-24 meses) Devem ser mantidos fora do calor e da luz solar, o calor pode destruir a composição e separar os ingredientes causando descoloração.

Dicas de armazenamento de maquiagem para durar mais:


  1. Guarde em lugar seco e arejado, nunca no banheiro, devido a umidade do local, prefira acomodá-los em caixas no armário ou closet, assim ficam também organizados.
  2. Cuidado para não comprar em excesso e use bastante, sem economia.
  3. Lave sempre os pincéis e seque bem, antes de guardá-los
  4. Compre os produtos na cor adequada para seu tom de pele.
  5. Confira sempre a data de validade, se preferir cole a data no pote ou frasco  para facilitar ou para você não esquecer.


Poderá gostar também de:

1 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook