banheiro

11 Dicas de reforma do banheiro e passo a passo

quinta-feira, fevereiro 19, 2015



Espelho, piso, paredes, rejunte e muito mais!

O banheiro é o lugar da casa onde as pessoas se preparam para iniciar o dia, por isso tem que ser clean, agradável e prático. Mas, na maioria das vezes, o espaço é pequeno. Como deixá-lo bem aproveitado, tão valorizado quanto os demais cômodos?

A decisão de reformar um banheiro é delicada, envolve encanamento, azulejos, móveis sob medida e a contratação de um prestador de serviço confiável e competente (pedreiro). Mariana de Sicca, 25 anos, projetista, aconselha: "O mais importante é saber o que você quer e o quanto pode investir para alcançar o resultado esperado sem surpresas". Confira abaixo as  dicas e o passo a passo para fazer a reforma do seu banheiro.

1 - Tecnologia e funcionalidade A tecnologia chegou pra ficar. Empresas do ramo estão criando acessórios superinteressantes. Que tal um vaso sanitário automatizado com aquecimento no assento? Ou torneiras com acabamento em vidro, banheiras verticais para quem tem menos espaço?
Puro luxo! E o melhor: cada vez mais acessível."Apesar de todas essas novidades, o mais importante é ter um banheiro útil e funcional. Ele deve ter espaços para guardar suas coisas de forma higiênica e visualmente harmoniosa", ressalta Mariana. Você sabia que a escova de dente, itens de higiene, maquiagens e perfumes devem ser bem guardados, pois não podem ficar expostos ao vapor?

2 - Uma dica para quem quer economizar: "Antes de comprar, pesquise bastante, pois a oscilação de valor é altíssima (de loja pra loja). Analise o que fica melhor no seu ambiente. Dessa forma você não desperdiça dinheiro e nem espaço", diz a especialista.

3 - Seu banheiro, por partes:O espelho: Ele é o "must". Antigamente, os banheiros eram enormes com espelhos pequenos. Hoje as peças são menores e os espelhos cada vez maiores para dar uma sensação de mais espaço.

4 - Piso e paredes: A preocupação deve ser com a qualidade dos revestimentos. Você pode optar pelos tradicionais pisos frios, ora com detalhes em pastilhas de vidro, ora com listelos para dar uma diferenciada. O importante é que os materiais não manchem com a penetração de água e que o piso seja antiderrapante para evitar acidentes.

5- Rejunte: Tem que combinar com a cor do revestimento ou ser básico, caso contrário destrói a decoração. Nada de pintar rejunte com tinta, elas soltam e deixa o ambiente com aparência de velho. Em relação aos lavabos, a novidade é deixar de lado os azulejos e utilizar papéis de parede estilosos. Eles são laváveis, coloridos, práticos e fáceis de instalar.

6- Box: Existem vários materiais, cores e estilos de abertura. Uma opção que não pesa no bolso é colocar tubo extensíveis com cortinas de plástico. Há modelos lindos no mercado, com nichos para colocar xampus, fotos, ou com padronagens e desenhos modernos, clássicos, básicos. Escolha o que mais se encaixa com o seu estilo!

7 - Chuveiro: O segredo está na escolha de um sistema de aquecimento que atenda às necessidades de todos na casa. Escolha uma opção que economize água e energia elétrica. Se o imóvel tem aquecedor, primeiro sai a água fria que estava na tubulação e depois vem a quente. Outro sistema é o de acumulação, a água se acumula na caixa e esquenta com aquecedores solares, gás ou por boiler elétrico.

8 - Pias e cubas: Há materiais diversos: pedras (como o tradicional mármore), cerâmica, vidro e até madeira naval (que suporta a umidade). Se tiver espaço, invista em opções de pias "Ele, Ela" (duas pias, uma para cada) são lindas e evitam disputas territoriais.

 9 - Teto e janelas: É importante que o banheiro tenha uma boa janela, que fique sempre aberta durante o banho para não juntar vapor. Se surgirem manchas no teto, não adianta impermeabilizar, o certo é fazer um forro com gesso.

10 - Iluminação: O banheiro teve ter uma iluminação confortável aos olhos como a do dormitório. Na parte do espelho é importante que tenha luzes focadas para ajudar na hora da maquiagem e de fazer a barba.

11 - Vaso sanitário: O mais importante não é se é bonito ou moderno, mas sim se atende a necessidade da família, se poupa água na descarga, se tem o tamanho e a resistência necessária para cada peso e que fique confortável aos usuários. É possível configurar as privadas com assentos diferentes, almofadados, de madeira, de plástico, alguns em acrílico e até decorados.

"O banheiro não tem que ser branco para ser clean, não tem que ser grande para caber tudo, não tem que ser caro para ser bom e nem precisa seguir a moda. Ele tem que atender a necessidade de quem vai usá-lo", finaliza Mariana.

Fonte: MSN

Poderá gostar também de:

2 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook