saúde

Dieta - Menu realista

sexta-feira, junho 18, 2010

Escapadas permitidas

Uma das coisas mais chatas do regime é a proibição total de algum tipo de alimento que adoramos. Para evitar a frustração programe um dia por semana para dar uma "escapadinha" e saborear algo que realmente você gosta; chocolate,frituras...Coma uma porção "normal"do alimento proibido,nem pequena demais (não vai satisfazê-la) nem "em dobro", é claro.Pense que na semana seguinte você vai poder fazer o mesmo e não precisa comer como se fosse a última vez na vida.


Como emagrecer com um menu realista

Sua vontade, compreensívelmente, é emagrecer rápido e já. E o caminho mais curto parece ser uma dieta bem restritiva, talvez de menos de 1.000 calorias diárias. De fato, num primeiro momento uma dieta assim fará você perder uns bons quilos. E aumentará as chances de recuperá-los,além de poder causar prejuízos à saúde. Pense bem, uma dieta de mais longo prazo não é tão ruim assim; consumindo 1.200 calorias por dia e exercitando-se por cerca de uma hora três vezes por semana, você poderá perder de três a quatro quilos por mês. Mesmo que a perda de peso seja menor nos meses seguintes, poderá estar uns 8 quilos mais magra até o verão. Veja como você pode montar seus cardápios com alimentos usuais, sem ultrapassar 1.200 calorias por dia. As sugestões são de Christie Spadão, nutricionista da endoclínica (SP).


Quebre o jejum

Depois de pelo menos oito horas sem comer sua taxa glicêmica estará baixa e você sentirá uma fome que poderá ficar cada vez mais difícil de controlar no decorrer do dia se você "pular" o café da manhã. Além disso, as calorias ingeridas na parte da manhã são gastas mais rápidamente pelo organismo. No desjejum você pode comer 1 fatia de pão integral ou 1 pão francês sem miolo ou 3 bolachas de água e sal. Se preferir cereais, substitua o pão ou bolacha por 1 colher (sopa) cheia de aveia em flocos ou farelo de trigo, ou 1/2 xícara (chá) de produtos como o cereal ou a farinha de aveia.
Tome 1 copo (200 ml) de leite desnatado ou, 1 garrafinha (190 g) de iogurte light com polpa de frutas. Acompanhe com uma fatia média de ricota ou queijo minas light, ou 1 fatia pequena de queijo-de- minas frescal ou de soja (tofu), ou 2 1/2 colheres (sopa) queijo tipo cotagge, ou 1 colher (sopa) de cream cheese light, ou 1 1/2 colher (sobremesa) de requeijão light, inclua também uma porção de fruta (veja a seguir) no seu café da manhã.


Lanchinho antes do almoço

Para não chegar "varada" de fome à hora do amoço, coma 1 cota de fruta no meio da manhã. Escolha uma das porções da lista abaixo:
1 fatia pequena de abacaxí; 2 unidades de ameixa frescas ou secas; 1 banana-nanica(pequena); 1 banana-maçã; 1 banana-prata, 1 caquí pequeno; 6 cerejas frescas; 1 figo médio; 1 goiaba média; 1 prato (sobremesa) de jabuticabas; 1 kiwí grande; 1 laranja (pêra ou lima) média; 1 maçâ pequena;1 fatia média de mamão formosa; 1/2 mamão papaia pequeno; 1 manga pequena; 1 maracujá médio;1 fatia grossa de melancia;1 fatia média de melão; 1 pires de morangos; 1 colher(sopa) de passas; 1 pêra média; 1 pêssego grande; 1 tangerina média; 1 cacho bem pequeno de uvas; 1 taça de sobremesa de salada de frutas.


Hora do almoço

Com as duas refeições que comeu pela manhã ficará mais fácil se controlar no almoço, principalmente se você iniciar a refeição com uma bela salada de hortaliças cruas (elas vão forrar o estômago e você sentirá saciedade mais rápido). Coma à vontade acelga, agrião,alface, almeirão, couve, endívia, erva-doce, escarola, espinafre,pepino, rabanete, repolho, rúcula, salsão (aipo) e tomate.Se possível, tempere apenas com limão, sal e ervas aromáticas.Como prato principal, escolha entre uma coxa de frango (média) assada, 1 hambúrguer de frango pequeno, 1 posta de peixe grelhado, 1/3 de lata de atum em conserva de água ou 1 bife (médio) grelhado.Para acompanhar, 2 colheres de arroz integral, ou 1 batata (média) cozida, ou 1 xícara (chá) de espaguete ao sugo, ou 3 colheres (sopa) de lentilhas ou ervilhas ou grão- de-bico. E também 1 1/2 xícara (chá) de legumes refogados: (abóbora , abobrinha, alho- poró, beterraba, brócolis, broto de feijão, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha- torta, fundo de alcachofra, nabo, palmito, vagem).A sobremesa é 1 1/2 cota de frutas listadas. Para preparar os pratos e se quiser use apenas 1 1/4 de colher (sopa) de óleo ou azeite.


Lanche da tarde

Agora você pode comer 1 fatia de pão integral (ou as substituições sugeridas para o café da manhã) e uma cota de fruta.Se estiver louca para comer algo doce, troque o pão por uma unidade de bolacha recheada ou tipo wafer, ou 3 de bolacha doce (tipo rosquinha) ou 4 de bolacha Maisena ou 1/2 barra de cereal tipo nutry. Ou então coma apenas 1/2 fatia de pão com 1 colher(sopa) rasa de geléia sem açúcar.


Para o jantar e a ceia

O esquema é básicamente o mesmo do almoço. Se possível, não faça esta refeição após as 21 horas. Prepare uma boa salada e 1 e 1/2xícara (chá) de legumes refogados (use os mesmos ingredientes sugeridos para o almoço). Escolha entre 1 e 1/2 almôndega cozida em molho de tomate.1 1/2 colher (sopa) de carne moída, 1 ovo cozido, 1 salsicha de peru (pequena) ou 1 filé de peito de frango grelhado e acompanhe com 3 pedaços (pequenos) de mandioca cozida, ou 3 colheres de feijão, ou 1 colher (sopa) de purê de batata, ou 1 xícara (chá) de espaguete ao sugo, ou 1 unidade ( pequena) de canelone de espinafre com ricota. Coma 1/2 cota de fruta na sobremesa e utilize apenas 1 1/4 da colher (sopa) de óleo no preparo dos pratos. Antes de dormir, faça uma pequena ceia com 1 cota de fruta.


Desejo de doce

Você pode eventualmente introduzir alguns ítens mais calóricos no seu cardápio, para "matar" aquela vontade quase incontrolável de comer um docinho. Veja como fazer para não "estourar"as 1 200 calorias diárias.
Para saborear 1 bombom de chocolate (cerca de 20 g), elimine do almoço e jantar o óleo e 1/2 cota de fruta.
Troque 1 cota de fruta do lanche por 1 bola de sorvete de massa sem açúcar, de preferência de frutas, (evite os sabores mais gordurosos como chocolate, coco e creme).
Substitua 2 cotas de fruta no decorrer do dia por uma colher (sopa) cheia de compota de frutas preparada com adoçante não calórico. Se quiser, inclua no cardápio 1 taça de gelatina dietética por dia. Como é um doce pouco calórico, não é preciso fazer substituições.


Fuja das distrações que podem comprometer seu regime. Faça as refeições sentada à mesa, em lugar tranquilo, sem pressa. Saboreie cada alimento e concentre-se na comida. Quando comemos em frente da tela da televisão, por exemplo, não controlamos a quantidade nem nos satifazemos com o alimento.


Almoçe um sanduiche de presunto e uma fruta, se for necessário, sem medo de "sair do regime". Se você dispensar a manteiga,um pão francês, duas fatias de presunto e uma fruta não somarão mais que 370 calorias, perfeitamente razoável para um almoço. Optando por pão integral e colocando duas folhas de alface no sanduíche, terá uma refeição equilibrada, com proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. É melhor fazer este tipo de refeição na hora do almoço do que no jantar e não torná-la um hábito diário.


Fonte: Revista criativa.

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook