assadas

Batatas à Anna

segunda-feira, janeiro 03, 2011


4 porções
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 batatas grandes e do mesmo tamanho
sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:
1) Unte com 1/2 colher (sopa) de manteiga o fundo de uma fôrma de cerâmica de 23 cm de diâmetro e borda baixa.
2) Descasque uma batata e corte em fatias bem finas usando o cortador de legumes ou o processador equipado com a lâmina de fatiar. Enxugue as fatias rápidamente com um pano de prato ou papel absorvente.
3) Distribua as fatias no fundo da fôrma, formando círculos concêntricos e sobrepondo-os ligeiramente. Polvilhe com sal e pimenta a gosto e regue com metade da manteiga restantes.
4) Faça o mesmo com a batata, sal, pimenta e a manteiga restantes
5) Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Cubra a fôrma com papel de alumínio e asse as batatas por cerca de 5 minutos.
6) Aumente a temperatura para alta (220°C) e asse por cerca de 30 minutos. Tire o papel e asse por cerca de 10 minutos ou até as batatas ficarem macias e douradas. Tire do forno e leve à mesa.

Dica:
Elimine as vagens da salada Niçoise (veja a receita no post anterior) e sirva as batatas acompanhadas de vagens cozidas no vapor. Coloque 300 g de vagens pequenas bem tenras, sem as extremidades  e o fio lateral, numa panela de vapor com água já fervente e cozinhe em fogo alto por cerca de 5 minutos ou até ficarem al dente. Tire do fogo, coloque num prato de servir e leve à mesa (se quiser, tempere com sal, pimenta e manteiga derretida a gosto).


Fonte: Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook