Ano Novo

Tender com farofa

domingo, dezembro 30, 2012

Olá pessoal, boa tarde!
Que tal essa receita de tender para a ceia de Ano Novo?
Experimentem!


Ingredientes:
2 unidades de presunto tender defumado desossado (1,5kg cada)
1 ½ tablete de manteiga sem sal (300g)
1 xícara de açúcar mascavo (130g)
1 xícara de mostarda (150g)
2 colheres (sopa) de cravos-da-índia
2 ½ xícaras (chá) de vinho branco seco
½ kg de farinha de mandioca torrada em flocos
1 maço grande de cheiro-verde lavado e picado
½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
Sal e pimenta-do-reino recém-moída
½ xícara (chá) de suco de laranja

Modo de preparo:

Fazer alguns cortes superficiais nas duas peças de Tender. Preparar uma pasta com 1 tablete de manteiga em temperatura ambiente (200 g), o açúcar mascavo e a mostarda (reservar 2 colheres para fazer o molho). Besuntar as peças de tender com essa pasta e espetar cravos-da-índia em sua superfície, formando losangos. Colocar os tenderes em uma assadeira para aves. Regar com o vinho e tampar, deixando uma pequena abertura para a saída do vapor.

Ligar o forno em temperatura média/alta (200ºC) e colocar a assadeira com os tenderes, sem aquecimento prévio. Assar por cerca de 40 minutos, retirar a tampa e deixar dourar por mais 30 minutos. Passar  a carne para uma tábua de cozinha, fatiar e deixar em local aquecido. Retirar o caldo formado na assadeira e reservar para o molho.

 Usar os resíduos do fundo da assadeira para fazer a farofa: colocar a farinha de mandioca na parte da assadeira onde o Tender foi assado. Misturar bem, juntar o cheiro-verde, as azeitonas e temperar com sal e pimenta. Misturar o caldo do cozimento reservado, o suco de laranja e 2 colheres (sopa) de mostarda em uma vasilha, levar ao microondas (potência 100% por 1 minuto). Misturar, deixar esfriar e acrescentar aos poucos o restante da manteiga bem gelada, bata até formar um molho consistente

Passe a farofa para a assadeira. Disponha as fatias de tender sobre ela e sirva em seguida, acompanhado do molho Conserve o restante do tender e da farofa em local aquecido.

Receita do site Minha Vida

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook