como fazer

Passo a passo e dicas de como montar um salão de beleza

domingo, novembro 15, 2015

Passo a passo e dicas de como montar um salão de beleza

De salões de beleza para celebridades à centros de beleza de bairro, este guia completo irá mostrar-lhe como abrir um salão de beleza, centro de estética ou spa que você sempre sonhou.

Embora o Brasil seja “apenas” a sétima maior economia é o segundo maior mercado para produtos de beleza do mundo. Aproveitar esse mercado crescente e construir um salão de sucesso que funciona sem problemas e gera renda para os proprietários e trabalhadores, inicia-se com um bom planejamento.

A OPORTUNIDADE – Como abrir um salão de beleza
Há três principais maneiras que você pode fazer a sua marca na indústria da beleza (cabe à você julgar a mais interessante):

Passo a passo:

Você pode abrir uma franquia, em que você paga dinheiro adiantado para ter o privilégio de abrir um negócio que já tem um nome no mercado(o que lhe dá uma reputação instantânea) e já está funcionando (gestão, fornecedores, campanhas publicitárias).

Você pode comprar um salão de beleza estabelecido a partir de alguém que está se aposentando, cansou-se do negócio, ou danificou o negócio e forçou-o à falência (todos os três acontecem todos os dias).
Estabelecer o seu próprio salão de beleza usando seu próprio dinheiro, seu próprio otimismo, trabalho duro e talento.

CLIENTES, SERVIÇOS E PRODUTOS
Determine o mercado-alvo que você quer atrair para o seu salão de cabeleireiro, SPA ou centro de estética, pois isso irá ajudá-lo a escolher o local, serviços a serem oferecidos, preços e outras decisões de divulgação. Comece criando um perfil de cliente ideal que relaciona a idade, nível de renda, sexo, hobbies e interesses, ocupação, estado civil, atitudes, valores e personalidade do tipo de cliente com maior probabilidade de entrar em seu salão de beleza.

Desenvolva um menu de serviços,  atribua uma faixa de preço de cada serviço e determine quais métodos de pagamento para aceitar dos clientes. Uma dica é visitar negócios da redondeza, pesquisar modelos de salões de beleza,  e outros com o perfil do salão que você deseja montar. Aproveite para descobrir quais os produtos que seus concorrentes vendem.

Tenha sempre grande variedade dos melhores e mais atualizados produtos cosméticos em seu salão. Acompanhe as tendências de cores de esmaltes e maquiagem, de cortes de cabelo e de penteados, cremes para pele, relaxantes e outros tantos.

Passo a passo e dicas de como montar um salão de beleza

LOCALIZAÇÃO
A escolha de um local para o seu salão de beleza é uma das decisões mais importantes que você vai fazer nos estágios iniciais da criação de seu novo negócio.

Considere estes fatores ao se escolher um local:

Uma área de alto trafego. Ruas movimentadas, shoppings, centros comerciais ou espaços ao lado locais em que as pessoas visitam muitas vezes (como supermercados) são ideais.
Tente ter acesso fácil. Se o estacionamento é uma trabalheira e o tráfego é intenso no caminho para o seu salão de beleza, as pessoas podem não considerar que vale a pena o esforço.
Fique longe da competição. Não situar-se diretamente ao lado de outro salão – vocês irão se anular mutuamente. Em vez disso, tente demarcar um lugar onde você vai ser o único salão por alguns blocos.

A área circundante deve ser atraente, bem iluminado e seguro. Opte por esquinas.
Há outros fatores que merece séria consideração quando você está procurando um lugar para se estabelecer: rede elétrica, quantidade de pontos de tomadas especiais, segurança das portas, canalização, entre outros aspectos técnicos. Um local que já tenha sido um salão ou centro estético antes pode ser uma boa escolha para o seu novo local já que você aproveita toda a infraestrutura. No entanto, pesquise aos arredores a razão – concorrência, preço do aluguel, localização – do fechamento do estabelecimento anterior.

TAMANHO DA LOJA E LAYOUT
Salões geralmente variam de 120  a 180 metros quadrados, apesar de alguns funcionarem em espaços de 90  metros quadrados.

Você vai precisar de quatro áreas distintas em seu salão de cabeleireiro: Recepção e vendas de produto, lavagem, corte / serviço e armazenamento. A maior delas, é claro, deve ser a sua área de serviços que deve ocupar cerca de 50% do espaço. Cerca de 20% do espaço deve ser alocado para o vendas/recepção, 10% para a área de lavagem e os 20% restantes para armazenamento e uma área de sala de descanso dos funcionários. O banheiro empregado / cliente e seu escritório também devem estar localizado nesta área.

Se o espaço permitir, você pode querer fornecer um vestiário de uma pessoa para os clientes que estão tendo tratamentos como a cor ou permanentes. Caso contrário, o banheiro pode servir como um vestiário. Certifique-se de colocar um grande cesto no vestiário / banheiro para a coleta batas sujas.

Ao montar um salão de beleza, estruture ele com uma boa iluminação, ajudando assim o trabalho dos maquiadores, manicures e cabeleireiros. No caso de um SPA a fonte de luz mais suave deve ser ativada para criar uma atmosfera de relaxamento e paz. Uma ventilação adequada é também um dever. . Por fim, algumas salas (tratamento, relaxamento e espera por exemplo) devem ter seu próprio sistema de som, em que a música relaxante ou sons da natureza devem ser tocados. Confira este artigo sobre o impacto da musica na fidelização de clientes.

FUNCIONÁRIOS
Um dos aspectos mais difíceis de ser proprietário de um salão de beleza será a contratação e retenção de bons funcionários.

Contrate pessoal qualificado e treinado. Os procedimentos estéticos realizados por pessoal não qualificado pode causar problemas de saúde para os clientes. Lembre-se, é de sua responsabilidade como o proprietário do salão garantir que seus funcionários estão devidamente treinados e entendem cada procedimento oferecido. A experiência pode dar uma esteticista o conhecimento necessário para prestar um serviço mas sem formação adequada existem riscos quanto à segurança de sua clientela e,claro, riscos legais para o negócio.

Anuncie vagas de emprego para os estilistas licenciados, gerente geral e uma recepcionista em escolas de cosmetologia locais, cursos de treinamentos e em redes de trabalho locais. Entreviste, contrate e treine pessoal. Crie também um manual do funcionário que define as regras e responsabilidades que se aplicam a todos os funcionários do salão.

Decida se irá pagar seus funcionários CLT, com uma taxa por hora, por comissão ou cobrar deles uma taxa mensal para alugar um espaço em seu salão de beleza, pois isso irá ajudá-lo a determinar um orçamento e estratégias de preços para o seu negócio .

EQUIPAMENTOS
Compre móveis, suprimentos e equipamentos para seu salão de beleza. Eles devem combinar minimamente entre si e com o ambiente. Cuidado com peças usadas, podem virar uma dor de cabeça.

Você irá precisar de: cadeiras para corte, espelhos, lavatórios, estações de trabalho para seus estilistas, cadeiras e mesas para sala de espera do cliente, área de recepcionista, telefone, computadores, armários para equipamento, prateleiras para produtos e equipamentos de lavagem. Você também precisará de toalhas, cestos, aventais, rolos de cabelo, shampoo, condicionador, tinturas, tratamentos, secadores de cabelo, chapinhas, luvas, desinfetante, blusas, grampos de cabelo e outras variedade enorme de itens básicos.

Prefira equipamentos que gastam menos energia, já que isso vai influenciar na redução da conta e, lógico, na diminuição do custo de operação do salão.

MARKETING E DIVULGAÇÃO
Tudo começa com a escolha de um nome certo para o seu negócio e depois a criação da marca. Pesquise e invista tempo nisso! Para ajudar na escolha do nome e logotipo veja esses outros materiais.

É essencial você investir uma quantia mínima mensal na divulgação de seu SPA, centro estético ou salão de cabeleireiro. Esse orçamento deve ser definido conforme sua analise financeira.

Muito importante é conhecer muito bem o perfil ideal da sua clientela antes de fazer qualquer ação de marketing. Confira as “27 ideias mais incríveis para divulgar um salão de beleza e estética”.

FINANCEIRO
Descobra o quanto dinheiro você precisa. Começar um negócio pode custar um bom dinheiro, e a maioria dos empresários não terão lucro até o primeiro ou segundo ano. Aqui está o que deve se considerar :

• Você consegue se manter minimamente no inicio do negócio? Calcule quanto dinheiro você precisa para as despesas mensais, quanto você tem na poupança e quanto você absolutamente deve fazer a cada mês para se manter à tona.

• Comece com um orçamento operacional . Calcule quanto dinheiro você vai precisar para executar o seu negócio mensalmente. Incluir aluguel, licenciamento, treinamento, folha de pagamento, suprimentos, telefone/luz/internet e um fundo de emergência (~5-10% do valor total) .

• Descobrir o quanto você vai cobrar pelos serviços. Uma vez que você tem um orçamento operacional,é possível saber o necessário para pelo menos ficar no zero a zero. Para fazer um lucro , no entanto, você terá que fazer mais do que isso. Calcule quantos serviços (tais como cortes de cabelo , cores, manicures , etc ) que você pode realizar em uma semana e descobra o quanto eles precisam custar em ordem para que você possa ganhar dinheiro (Lembre-se dos comissionamentos).

• Lembre-se de que: é possível pegar impostos a juros não tão abusivos, quanto maior o planejamento maior a chance de alguém apostar (investir) em você e lembre-se dos impostos e outras taxas burocráticas.

GESTÃO
Evite qualquer tipo de desperdício. Para fazer isso fique atento à gestão de estoque de produtos, use quantidades adequadas de produtos e de água. Estima-se que é gasto quase de 20 litros de água em um serviço químico (alisamento ou coloração).

Busque um software de gerenciamento e gestão de agendamento e clientes para de salão de beleza.

A gestão financeira, com registros de entradas e saídas, garantem que você não fique no vermelho. Um bom empresário não confunde dinheiro da empresa com o pessoal. E não se esqueça de negociar preços e prazos com os fornecedores sempre!

Confira as “Dicas fundamentais de como administrar um salão de beleza”.

DIA A DIA DO DONO
Saber como como abrir um salão de beleza é só a primeira etapa. Não existe dias iguais para os proprietários de negócios ligados à beleza. As necessidades de seus clientes ( para não mencionar os seus empregados ) variam muito embora exista certas tarefas que você irá regularmente executar. Para começar, você provavelmente vai gastar muito tempo ao telefone todos os dias , ajudando na marcação de consultas, pedido de suprimentos, conversando com vendedores, organizando treinamentos, e assim por diante . Você também tem que organizar os horários de trabalho – fazendo malabarismos para acomodar as necessidades pessoais deles e do seu negócio – monitorar receitas, controlar os custos, inventar e implementar novas estratégias de publicidade e marketing , e possivelmente elaborar promoções e ofertas regularmente para atrair novos e atuais clientes. Ainda você vai contratar novos funcionários, visitar escolas de beleza, se capacitar e estudar um pouco, acompanhar o desempenho, ajudar de jovens profissionais com pouca experiência e mediar os atritos entre os membros da equipe .

Parece muito para uma pessoa para fazer não é? Mas realmente é! Por isso, muitos proprietários contratam gerentes (mesmo aqueles cujos salões são muito pequenos) para assumir algumas das tarefas administrativas. Esta é uma ideia especialmente boa se você pretende continuar a prestar serviços.

RESUMO DAS PRINCIPAIS BUROCRACIAS
 Fizemos um resumo sobre o que é preciso para montar um salão de beleza:

 Instalações (higiene, layout, material e pessoal): Centro de Vigilância Sanitária – adequação às normas – existem normas especificas para manicuro, pedicuro e podólogos.
 Licença de funcionamento: Cadastro o CEVS (Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária) e na autoridade municipal.
 Estrutura empresarial – Prefira ser cadastrado como microempresa (ME) ou Empresa de pequeno porte (EPP). Este enquadramento permite tratamento diferenciado em vários órgãos bem como isenção e redução de taxas.
 Vistoria Móvel : É preciso aprovação do Corpo de Bombeiros quanto às instalações e questões de segurança.
 Abertura da empresa – É preciso já ter firmado o contrato de locação comercial.

CUIDADOS ESPECIAIS
Você precisa estar ciente das responsabilidades que você e sua empresa podem ser submetidos em caso de acidentes e procedimentos mal feitos. Verifique com sua companhia de seguros sobre as políticas que podem proteger você e sua empresa de responsabilidade e ações judiciais que possam surgir a partir de reclamações de clientes.
Tenha um manual de procedimentos, um bom sistema de salários, contrato de pessoal e certifique-se que você está compatível com a legislação atual emprego. Se você tem sua documentação em ordem, isso irá lhe ajudar em qualquer disputa eventual.


www.universidadedabeleza.com

Poderá gostar também de:

1 comentários

  1. Excelentes dicas,muitos salões estão precisando...já vi cada um ...de dar medo!

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook