diversos

Festas de final de ano: dicas para não exagerar na comilança

sábado, dezembro 03, 2011


Olá pessoal, bom dia!

As Festas de Final de Ano estão chegando e com elas as delícias que são postas à mesa, e nos copos, durante essa época. Para você evitar exageros, a nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, Paula Castilho, dá dicas de como não extrapolar nas comemorações de final de ano.

- Evite ficar mais que três horas sem se alimentar.

Faça pequenos lanches durante o dia na véspera, pois assim fica mais fácil evitar comer muito durante a ceia.
- Não se prive de comer seus pratos favoritos de final de ano. Para não engordar, tente comer pequenas porções acompanhadas de vegetais e frutas.

- Beba bastante água. Quem está mal hidratado sente mais fome, pois o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e por isso emite mensagem para que você coma.

- Mantenha distancia de alimentos que não necessitem de talheres para comer. Desta forma você elimina escolhas gordurosas e altamente calóricas como salgadinhos, biscoitos, bolos, pães de queijo e pizzas.

- Ao servir seu prato, comece pegando os alimentos mais saudáveis. Desta maneira vai sobrar menos espaço no prato para as comidas gordurosas. É importante também mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba comendo uma quantidade maior.

- Mas se mesmo assim você acabou abusando e comendo muito, não cometa outro erro de ficar sem comer nada no dia seguinte. Uma dica é passar o dia bebendo bastante água e ingerindo frutas, saladas e queijos magros.



- Ainda que você vá dormir tarde, tente manter um café da manhã saudável no final de semana; isso faz manter o metabolismo acelerado e dá sensação de bem-estar durante o dia. Um bom café da manhã é meio passo para o sucesso de qualquer dieta.

- Não passe noites sem dormir ou dormindo pouco. Quando isso acontece, o hormônio leptina, que regula o apetite informa o cérebro que você precisa de mais energia e assim você acaba comendo mais, armazenando gordura.

- Procure não abusar das bebidas alcoólicas. Pode não parecer, mas elas são bastante calóricas, veja alguns exemplos:

Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 Kcal;
Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162
Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90 kcal
Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal
Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal
Licores: 1 cálice (20ml) tem 69Kcal
Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal
Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal
Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal
Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72 Kcal
Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal

Fonte: Vila Equilíbrio

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook