ar condicionado

Ônibus de BH com ar condicionado e suspensão a ar começam a circular

domingo, novembro 05, 2017

Ônibus de BH com ar condicionado e suspensão a ar começam a circular

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e o presidente da BHTrans, Célio Freitas Bouzada, apresentaram, nesta quinta-feira (26), os novos ônibus que atenderão a população da cidade. O lançamento ocorreu na Estação São Gabriel. Os novos coletivos possuem suspensão a ar e ar condicionado. De acordo com um decreto da prefeitura deste ano, todos os ônibus que forem circular na cidade precisam ter esta configuração, disponível, atualmente, apenas nos veículos do Move.

Ônibus de BH com ar condicionado e suspensão a ar começam a circular
Ao lado do presidente da BHTrans, Célio Bouzada, Alexandre Kalil experimentou os novos ônibus que circulam em Belo Horizonte (PBH/Divulgação.
Os ônibus atuais, além de não terem ar condicionado, têm suspensão do modelo tradicional, com feixes de mola, o que os torna mais “duros” e, portanto, menos confortáveis para o usuário do que os novos, com suspensão a ar. No total, são 70 novos ônibus que estão sendo incorporados à frota da Capital.

Gradativamente, segundo a Prefeitura, outros veículos serão inseridos no sistema. Belo Horizonte conta com 2.849 ônibus, sendo 2.421 das linhas convencionais e 428 do MOVE.

Confira algumas linhas que começaram a circular com os novos ônibus:

607 – Estação Vilarinho/Esplendor

615 – Estação Pampulha/Céu Azul B

617 – Estação Pampulha/Piratininga via Rio Branco

1404 B – Estrela do Oriente/Jardim Inconfidência

4110 – Dom Cabral/Belvedere

4111 – Dom Cabral/Anchieta

815 – Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI

4802 A – Pindorama/Boa Vista

Ônibus de BH com ar condicionado e suspensão a ar começam a circular

O decreto foi assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) que determinava que os veículos do transporte coletivo e convencional de passageiros de Belo Horizonte fossem equipados com sistema de ar condicionado e suspensão a ar.

De acordo com o texto, publicado na edição de sexta-feira (3/02/2017) do Diário Oficial do Município (DOM), só seriam registrados no sistema de transporte público os ônibus que fossem compatíveis com estas exigências.

O decreto explicava ainda que os veículos já adquiridos pelas empresas de transporte e que não atendessem aos requisitos, teriam até o dia 10/02/2017 para protocolar na Empresa de Trânsito e Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) comprovante da compra em data anterior à determinação municipal.

Por fim, Kalil autoriza a BHTrans a instituir um grupo técnico de trabalho para proceder às adequações técnicas necessárias relativas ao decreto 13.384/2008, que regulamenta os serviços de transporte público da capital mineira.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ações civis públicas (ACPs) contra a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) e a BHTrans que visavam a redução dos índices de adoecimento entre os profissionais do transporte público. Entre as exigências estão, além do ar condicionado, veículos com motor traseiro enclausurado, com isolamento acústico e térmico; câmbio automático e direção hidráulica; bancos ergonômicos com encosto de cabeça para o motorista; e cintos de segurança.

Conforme o MPT, os resultados destas ações poderão beneficiar 25 mil dos 33 mil motoristas e cobradores que trabalham no transporte coletivo em Minas Gerais. Conforme o MPT, as doenças mais graves que acometem a categoria são em consequência da exposição excessiva e a ruído, calor e vibração, três fatores diretamente ligados à localização dianteira dos motores destes ônibus.

Fontes: www.bhtrans.pbh.gov.br
www.otempo.com.br

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook