alimentos

Alimentos que combatem o estresse e a ansiedade

quinta-feira, março 07, 2013

Olá pessoal, boa tarde!
Conheça alguns alimentos que combatem o estresse e ansiedade!


A ansiedade em excesso dá uma sensação de mal estar, mexe com suas emoções prejudicando a  saúde. Ela também tem fama de provocar a gula.

Com tratamentos e terapias é possível  controlar a ansiedade, porém a alimentação também pode ajudar a diminuir o estresse e controlar a ansiedade.

Os alimentos que contêm aminoácidos e vitaminas essenciais atuam diretamente sobre o estresse, diminuindo-o e combatendo a ansiedade, aumentando assim os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e relaxamento. Conheça os sete alimentos que combatem o estresse e a ansiedade deixando a mente mais tranquila

Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade que é
 responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do nosso corpo. O consumo dessas frutas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.

"Vitaminas e minerais, como a vitamina C,  são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por isso,existe a necessidade de suprir essas carências", ressalta a nutricionista Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade.

Leite, ovos e derivados magros: São uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. Segundo a nutricionista Rosana Farah, uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. A especialista recomenda o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.

Carboidratos: Carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a ansiedade. "Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição", explica Rosana Farah. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada é de 6 a 9 porções diárias.

Banana: Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano que existe na fruta ajudando na produção de serotonina.

Carnes e peixes: São a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. "A recomendação diária em relação às carnes é de 1 a 2 porções, dê sempre preferência às carnes brancas e magras", recomenda a nutricionista Rosana Farah.

Chocolate: Rico em flavonoides, o chocolate é um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. explica a especialista em nutrição clínica e gastronomia, Rosana Farah. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. Dê preferência ao chocolate amargo, que é menos calórico e mais rico em flavonoides.

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook