alimentos auxiliam

Conheça alguns alimentos que auxiliam o bom funcionamento da glândula tireoide

terça-feira, maio 27, 2014


A tireoide é uma glândula localizada na parte frontal do pescoço e produz dois hormônios que são essenciais para nosso organismo. Esta glândula é responsável pelo controle de todo o metabolismo, influencia na freqüência cardíaca, no gasto energético, disposição física e no sono.

Alguns alimentos auxiliam no bom funcionamento da glândula, evitando as disfunções da mesma. Confira abaixo alguns desses alimentos:

O bacalhau, o atum, o salmão e a sardinha são peixes de água salgada, muito indicados pelas nutricionistas pois são ricos em ômega 3, ácido graxo importante no funcionamento do nosso organismo. Pesquisadores da (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro concluíram que esses elementos podem ajudar no tratamento da tireoide. Eles também possuem grande quantidade de iodo, o que pode ser bom para  as pessoas que tem falta do mineral no organismo porém não é aconselhável para aqueles que já possuem em quantidade adequada. Esses peixes também são ótimas fontes de selênio, outro mineral importante por ser antioxidante.

A castanha-do-pará é outro alimento que traz muitos benefícios às pessoas que tem problemas de tireoide, pois é também muito rica em selênio que é muito importante no combate da doença. Por ser muito calórica, é recomendado que se coma apenas uma ao dia.

A laranja é rica em vitamina C, ótimo elemento para controlar a tireoide, pois essa vitamina ajuda a regular nosso sistema imunológico e também ajuda a produzir leucócitos que são células de defesa do organismo. 

A carne vermelha é também um ótimo alimento para auxiliar no controle da tireoide, pois é rica em selênio e zinco, que ajuda na conversão dos hormônios da tireoide na célula. É também rica em ferro, mineral deficiente em pessoas com hipotireoidismo. Devemos consumir a carne vermelha 3 vezes por semana, de maneira adequada, cozida, grelhada ou assada e sem a gordura aparente que às vezes acompanha o corte. É importante retirarmos essa gordura, para usufruir dos benefícios da carne vermelha.

Poderá gostar também de:

1 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook