Câncer

Saiba como prevenir o câncer de mama

terça-feira, outubro 09, 2012

Olá pessoal, boa tarde!
Gente, esse assunto é muito importante, leia com muita atenção!


O câncer de mama é uma das doenças que mais provoca mortes entre as mulheres no Brasil. Isso acontece porque muitos casos só são descobertos quando a doença já está  em estágio avançado. Diagnosticar o problema o mais rápido possível  é muito importante, pois quanto antes o câncer de mama for descoberto, mais aumentam as chances de cura.

Alguns fatores de risco para essa doença podem ser o histórico familiar e a idade acima dos 50 anos, período em que geralmente a mulher entra  na menopausa. Uma alimentação rica em gorduras, excesso de peso, vida sedentária, álcool e cigarro também são fatores de risco.

Além das visitas periódicas ao médico e exames, algumas mudanças no estilo de vida ajudam a prevenir o câncer de mama.

Uma das mais importantes alterações no seu modo de vida é se movimentar. Fazer exercícios físicos é super importante Se não puder ou não quiser frequentar uma academia, pelo menos faça caminhadas diárias de 30  minutos, .

Cuide para não engordar, principalmente se já tiver passado pela menopausa. Procure manter um IMC inferior a 25 e ter uma dieta equilibrada. Coma muitas frutas e vegetais, evite os carboidratos, alimentos gordurosos e com muito açúcar. Tente-se  alimentar de proteínas, encontradas em carnes magras como peito de frango ou peixe, coma mais grãos integrais, dê preferência aos óleos vegetais.

Evite o cigarro e consumir álcool com frequência, o que  aumenta o risco de câncer de mama. Se precisar procure ajuda para deixar os vícios.

Uma boa forma de prevenção do câncer de mama é amamentar  pelo menos seis meses. Alguns especialistas dizem que as mamães que seguem esta orientação conseguem reduzir os riscos de desenvolver a doença.

Tome cuidado com a terapia de reposição hormonal, pois ela aumenta o risco de câncer de mama. Quem precisa tomar hormônios que contêm progesterona para controlar os sintomas da menopausa deve limitar o uso por até três anos.

Para prevenir o câncer de mama toda mulher após os 20 anos, mesmo que tenha hábitos saudáveis, deve fazer a mamografia anualmente e o auto-exame todos os meses..

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook