Carrossel

Novelas infantis: Como Carrossel influencia as crianças

sexta-feira, outubro 19, 2012

Olá pessoal, bom dia!
Um assunto bem interessante para os pais, veja o que dizem psicóloga e pedagoga a respeito!


O sucesso da novela infantil Carrossel, do SBT, é de fato incontestável. Com estrelas mirins como Maisa Silva (10 anos) e Larissa Manoela (11 anos), chega a quase 14 pontos no Ibope e fica em segundo lugar no horário de sua exibição.

Segundo dados do Ibope, 49 entre cada 100 crianças na faixa etária entre 4 e 11 anos, que estão com a TV ligada, assistem ao programa. O sucesso é tão grande que o SBT já anunciou o remake da novela infantil Chiquititas para 2013, que na década de 1990 lançou  talentos como Bruno Gagliasso, Fernanda Souza, Jonatas Faro e Sthefany Brito.

Existem outros programas feitos para as crianças, como i-Carly, Hannah Montana e novelas teen que também atingem o público infantil, como Rebelde e Malhação. O que significa que toda essa audiência mirim está sujeita à influência de um conteúdo inadequado para a sua idade. Muitos pais se perguntam: “deixar ou não que os pequenos vejam esses programas?”.

Segundo a psicóloga Adriana Takahashi, deve haver equilíbrio, estar presente e supervisionar o que as crianças estão assistindo. “Os pais devem ver a novela junto com os filhos para explicar alguma cena, caso percebam um incômodo na criança ou caso ela pergunte algo”, diz ela. “Normalmente, a criança se manifesta de alguma forma, fazendo uma pergunta, ou várias, referentes a determinada situação. Cabe aos pais instruir, informar e monitorar o que seus filhos estão assistindo”, conclui.

Porém isso dá trabalho. Alguns pais usam a TV como babá eletrônica para distrair os filhos enquanto executam outras tarefas, mas, para a psicóloga, isso não é bom para a criança. “Alguns acabam até permitindo que seus filhos tenham acesso à novela das 21h, o que é ruim para o desenvolvimento cognitivo e de personalidade da criança, já que ela ainda não tem maturidade suficiente para ‘filtrar’ determinadas informações”, alerta a psicóloga.

Por causa dessa imaturidade, mesmo se tratando de uma novela infantil, os pais devem estar atentos a programação que seus filhos assistem. “É preciso estipular horários, criar regras e estimular o brincar para evitar ao máximo que a TV vire de vez a babá eletrônica das crianças”, diz a psicóloga. “Existe sim bastante influência da novela no imaginário infantil - podendo gerar angústia, medo e ansiedade -, inclusive nos atores mirins que interpretam os personagens da novela Carrossel”, diz Adriana.

A diretora pedagógica da escola infantil Capítulo 1, Fernanda Teixeira Pensa da mesma forma. “Aqui na escola notamos claramente a influência dos meios de comunicação e do marketing nas crianças, em relação a consumo e comportamento”, diz ela. “Os alunos falam muito dos personagens, da história, adquirem álbuns e reproduzem cenas das novelas infantis no cotidiano, como o namoro, e diversos estereótipos - como a professora boazinha, o menino-problema, etc -, criando rótulos”, conta.

Por causa do elenco desses programas ser formado por crianças, na idade de 8 a 11 anos, aumenta ainda mais a influência sobre os pequenos, que acabam se identificando com os personagens. “Como educadora, não acho proveitoso que a criança passe o dia em frente a uma televisão, diz. “Não sou a favor da proibição, mas tudo deve ser feito com moderação e acompanhamento dos pais”, orienta a pedagoga.

Ela recomenda que, além da TV e do videogame, os pais  mostrem outras atividades para as crianças, como leitura e jogos, que estimulem mais a convivência entre pais e filhos. “O mais importante é que os pais transmitam valores e ofereçam base para que as crianças possam escolher para a vida aquilo que seja melhor para se desenvolverem”, ela conclui.

Texto do site Caras

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook