beleza

Cabeleireiros esclarecem o que é mito ou verdade sobre secadores e pranchas

quarta-feira, outubro 03, 2012


Olá pessoal, bom dia!
Confira o que é mito ou verdade sobre o uso de secador ou prancha, segundo opinião de alguns  profissionais.
Uma ótima matéria, não acham?


Secadores, chapinhas ou toalhas quentes são acessórios que podem contribuir ara se conseguir cabelos mais bonitos e saudáveis. Porém você deve usá-los da maneira correta.

Passar a prancha nos fios úmidos acaba com a saúde do cabelo?
Verdade
“A prancha, assim como o secador, resseca os f ios, deixando-os quebradiços. Só é aceitável aplicar a piastra sobre os f ios úmidos quando essa for a etapa de algum tratamento, já que ela ajuda a f ixar os ativos no cabelo”, explica Claudio Ferraz, cabeleireiro do salão Crystal Hair (RJ).

Secar cerca de 40% do cabelo antes de começar a escová-lo ajuda nesse processo?
Verdade
“Ajuda muito. Gastamos muito mais tempo se começarmos o processo da escova com 100% dos f ios úmidos, o que também irá provocar mais danos a eles. A pré-secagem de 30% a 40% das madeixas torna a escova mais prática e menos agressiva”, comenta Guilherme Guedes, cabeleireiro do salão Ophicina do Cabelo (RJ).s

A chapinha deve ser usada em temperaturas específicas em cada tipo de cabelo?
Verdade
Para conquistar um bom resultado na aplicação da piastra é essencial f icar de olho na sua temperatura. No cabelo mais grosso, ela pode atingir até 230° C. Já nos fios com escova progressiva e tinturas, a temperatura não deve ultrapassar os 200° C. E nas madeixas bem f ininhas, que geralmente são mais frágeis, o ideal é até 180° C, para que elas não se quebrem.

O creme termoativado protege o fio do secador e da prancha?
Verdade
“Principalmente os produtos que possuem silicone e queratina em sua fórmula, já que além de formarem uma película protetora ao redor do f io, ajudam a selar as cutículas, eliminando o frizz”, ensina Claudio Germano, cabeleireiro (SP).

A toalha quente potencializa a máscara de hidratação?
Verdade
“A toalha quente, assim como a touca térmica, é muito útil nas hidratações feitas em casa, já que ajuda a abrir a cutícula das fibras capilares, facilitando a absorção dos ativos”,diz Claudio Germano.

Secador e chapinha são os piores inimigos dos fios?
Mito
Não, desde que usados da maneira correta, ou seja, com a aplicação prévia de um leave-in termoativado para proteger  os f ios.

Iniciar o babyliss nos fios molhados facilita o processo?
Mito
Se f izer isso, você poderá danif icá-los. É essencial que o cabelo esteja 100% seco e que você use um protetor térmico para evitar que os f ios f iquem queimados e desidratados.

O calor da prancha fecha a cutícula dos fios?
Mito
A piastra só surtirá esse efeito se for usada em um tratamento cauterizante, que pode ser realizado apenas nos salões de beleza. Os acessórios de uso caseiro só ajudam a deixar o cabelo mais liso, mas não alteram em nada as cutículas da fibra capilar.

O uso excessivo do secador para alisar os fios cria um efeito memória no cabelo?
Verdade
Se o aparelho for utilizado com a temperatura muito elevada e durante muito tempo na mesma parte do f io, pode criar, sim, uma memória, principalmente nas pontas, que são mais sensíveis, danif icando-as.

Aquecer o óleo de argan antes de aplicá-lo no cabelo torna a hidratação mais poderosa?
Verdade
“O óleo se torna mais poderoso ao ser aquecido à temperatura baixa, cerca de 40º C, por volta de três a cinco minutos”, garante Guilherme Guedes.

Usar secador todos os dias deixa o cabelo ressecado e sem brilho?
Verdade
“Por isso mesmo é que devemos usá-lo com cuidado”, ressalta Claudio Ferraz. Para que isso não aconteça, lembre-se de aplicar um creme termoativado antes de começar a usar o aparelho e faça hidratações quinzenais.

O jato quente do secador pode soltar a cola dos alongamentos?
Mito
A cola de queratina que faz a junção dos apliques com os fios naturais só se desmancha com altas temperaturas, acima de 100º C, e nenhum secador consegue chegar a esse patamar.

A chapinha é mais agressiva nos fios tingidos?
Verdade
O cabelo com tintura já é mais sensível do que o natural por causa da ação da química. Ao aplicar a chapinha, ele pode ficar mais ressecado ainda. Isso sem falar que o calor excessivo pode até mesmo levar ao desbotamento da cor, deixando-o opaco.

O jato quente do secador pode queimar o couro cabeludo?
Verdade
Sem dúvida alguma. Por essa razão é que se deve manter uma distância mínima de15 centímetros do bocal do secador ao cabelo e jamais deixar o acessório parado em um mesmo local por muito tempo.

A água quente do chuveiro deixa os fios oleosos?
Verdade
Afinal de contas, ela ajuda a estimular a oleosidade do couro cabeludo, ao deixar os seus poros abertos. Por isso, os profissionais sempre indicam que o último jato da lavagem do cabelo seja frio.

O creme termoativado deixa o cabelo pesado?
Mito
Assim como qualquer produto para o cabelo, ele deve ser aplicado na dose e da maneira adequadas para que ele não fique pesado e com aspecto bem oleoso.

Água muito quente gera o aparecimento da caspa?
Verdade
Como ela estimula a produção de oleosidade, é natural que possa ocorrer uma descamação do couro cabeludo.

O brushing seguido da chapinha só deve ser feito em fios muito crespos?
Mito
“Isso não é regra. Essa dupla pode ser aplicada sempre que houver a necessidade de f ios extremamente chapados e a escova não se mostrar suf iciente”, af irma Ferraz.

Fonte de pesquisa: UOL

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook