banheira

Dicas de Beleza - banhos relaxantes

terça-feira, agosto 17, 2010




Banhos Aromáticos

A aromaterapia tem conquistado uma legião de fãs por seus supostos poderes relaxantes e curativos. Se você acredita na magia dos cheiros, aprenda a preparar um gostoso banho aromático e terapêutico, perfeito para espantar diversos males.

A esteticista Alice Teresinha Maciel Correa, docente da Nova Imagem Cosméticos, ensina como prepará-los. Os óleos essenciais são encontrados em farmácias homeopáticas e lojas especializadas.

Encha a banheira com água morna e adicione óleo essencial em uma quantidade que pode variar de 3 a 5 gotas. É importante mexer a água delicadamente antes de entrar, evitando assim que sua pele fique em contato com uma gota de óleo essencial puro, o que pode causar irritação na pele. Fique no máximo 15 minutos .

Caso você não tenha banheira em casa, coloque água morna numa vasilha grande, pingue o óleo e despeje sobre o corpo após o banho.

Se você quizer hidratar a pele, dissolva o óleo essencial em uma colher de sopa de um óleo vegetal, como de abricó, semente de uva ou gérmen de trigo. Eles são conhecidos como óleos veiculares, pois não tem cheiro, diluem o óleo essencial e podem ser aplicados sobre apele.

Se você está querendo relaxar, escolha entre os óleos de lavanda, gerânio ou ylang-ylang.

No verão , se quizer um banho revigorante ou refrescante, use óleo de lavanda ou bergamota.

Lembre-se: os óleos essenciais, especialmente os cítricos, como a bergamota, podem manchar a pele se houver exposição ao sol , por isso não podem ser aplicados diretamente sobre a pele.

Para fazer uma massagem com óleo essencial consulte um especialista.


Watsu

Se você não conhece watsu, não sabe o que está perdendo . Essa palavra, uma abreviatura de water shiatsu, quer dizer isso mesmo; a velha e boa massagem oriental feita dentro da água.

De preferência, em uma piscina morninha. O watsu foi inventado por Harold Dull, um mestre norte- americano de shiatsu. Ele imaginou que a massagem dentro da água seria mais fácil, porque a força da gravidade, em meio líquido, é muito menor.

Consequentemente, há uma redução no peso e na resistência do corpo, facilitando a execução da massagem. Quem trouxe a prática para o Brasil foi a terapeuta alemã Ursula Gorthoff. Os movimentos do watsu , posições e alongamentos musculares, são os mesmos do shiatsu; A diferença (além do fato de ser feito na água ) é que você é "embalada" por um instrutor.

Cada sesssão dura cerca de uma hora e começa com você em pé, por uma série de exercícios respiratórios. Na segunda etapa, tem início uma série de torções musculares, em diferentes posições e feitas pelo próprio instrutor, visando alongar os meridianos do seu corpo.

Essas linhas imaginárias foram criadas pelos chineses há 5 mil anos, os movimentos seguem uma sequência em torno de quatro posições fundamentais. A primeira delas é com as duas pernas justapostas em equilíbrio. A segunda é a torção das duas pernasjuntas, e assim por diante.

O gostoso do watsu, é que você não precisa se preocupar com nada disso, todas as posições são realizadas pelo instrutor. A única coisa que você necessita fazer é relaxar; se quizer dormir, pode.

E os resultados, a longo prazo, são muito tentadores; diminuição do stress, melhora da circulação sanguínea, acerto de postura corporal, diminuição da insônia, das dores na coluna, e até da enxaqueca. Precisa mais?


Fonte: Revista Criativa


Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook