carne

Comida mineira - Vaca atolada

terça-feira, setembro 14, 2010




Cheiro de história

Feitas com ingredientes simples mas que garantem combinações deliciosas, alguns pratos típicos de Minas Gerais têm mais de três séculos de tradição.


Foi caçando índios para escravizar que os bandeirantes de São Paulo pisaram pela primeira vez em Minas Gerais, ainda no século XVI. Além de índios, acharam ouro. E deram fim em ambos. Mas algo de bom sobrou das visitas dos paulistas. Elas deram origem a uma das mais gostosas cozinhas deste país. Uma cozinha de viajante, que combinava um pouco de carne de caça com milho, mandioca e feijão, plantados em roças ao redor dos acampamentos ou nas aldeias indígenas.

A região também acabou recebendo muitos escravos da Àfrica. Enquanto o tutu de feijão fazia sucesso entre os tropeiros que levavam o ouro para o litoral, angu de fubá era a comida de praxe dos africanos. No seu preparo, os mineiros não usam sal, hábito herdado daqueles tempos, em que o tempero era artigo de luxo.

Hoje não temos esse problema. Você faz como quizer. O importante é que, tradicionais ou modernizados (como o pão de queijo) as receitas de Minas levam um pouco de História para a sua mesa.

Vaca atolada

Ingredientes

2 colheres de (sopa) de óleo
1 colher de (sopa) de vinagre
1 qiulo de costela de vaca cortada em pedaços pequenos
2 cebolas médias picadas
4 dentes de alho amassado
5 tomates sem sementes picados
1 maço de salsa picada
3 cebolinhas verdes picadas
1 quilo de mandioca descascada e cortada em pedaços
Sal e pimenta a gosto

Fácil, 6 pessoas, 900 calorias por porção.

Preparo

1)Tempere as costelas com o alho, o sal e a pimenta. Frite-as no óleo por alguns minutos até dourar. Junte os tomates, o vinagre, a salsa, a cebolinha verde e água até cobrir as costelas. Cozinhe até a carne ficar macia.

2) Acrescente a mandioca e água suficiente para cozinhá-la até amaciar. Deverá ficar um caldo grosso com as costelas "atoladas" nele.

Fonte: Revista Cláudia Cozinha

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook