calórico

Óleo de coco é mais calórico que manteiga

terça-feira, abril 24, 2012

Atenta a todas as novidades que o mercado oferece com a promessa de emagrecimento rápido,com certeza você   está usando o óleo de coco.

As Lojas de produtos naturais não param de repor os estoques. No entanto alguns especialistas alertam: O óleo de coco possui 110 calorias em cada colher de sopa, sendo mais calórico que a manteiga.que contém 74 calorias.Segundo a endocrinologista Ellen  Simone Paiva, uma das autoras do blog Comer Sem Culpa, se você consome de duas a três colheres de óleo de coco por dia está consumindo de 220 a 230 calorias. Quase a mesma quantidade existente em um  hambúrguer simples do Mc Donalds  (250 calorias)

O óleo de coco é rico em gordura saturada. “Sabemos que, em animais, o óleo de coco aumenta o LDL (colesterol ruim) e os depósitos de gordura no fígado”, diz. “Não há dúvida de que, a longo prazo, ele é totalmente inadequado em uma dieta”, diz a médica.


Para ela, os benefícios que se atribuem produto no que se refere ao emagrecimento não passam de efeito placebo. A pessoa começa a usar o óleo de coco, mas também passa a comer menos e a se exercitar mais, o que leva à perda de peso, independente do consumo do suposto emagrecedor.

"Emagrecedores naturais"

A médica diz o mesmo em relação a outros “emagrecedores naturais” como a quitosana, o extrato de feijão branco e bebidas ricas em cafeína, como chá verde e café verde. Ela acredita que medidas simplistas para perder peso  com conotação milagrosa só atrapalham o tratamento da obesidade, uma vez que desencorajam as pessoas a buscarem as mudanças realmente necessárias para o emagrecimento.

A nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade), também adota uma posição conservadora em relação aos produtos naturais que prometem perda de peso. Na opinião dela, se as drogas pesquisadas e aprovadas com esse fim, que possuem uma série de efeitos colaterais, não são capazes de conter a obesidade, o que dizer de fitoterápicos sem evidência científica?

Para ela, ainda que a gordura presente no óleo de coco tenha propriedades interessantes, é preciso levar em conta o bom senso. “Será que não é melhor temperar a salada com um bom azeite do que engolir duas colheres de óleo de coco no café da manhã?”.

Efeito Tênue

Já para o endocrinologista especializado em nutrologia Mohamad Barakat, muitos desses produtos naturais vendidos com apelo para emagrecer têm sua utilidade. Para ele, o óleo de coco, por exemplo, é um ótimo alimento. “Ele é termogênico, acelera o esvaziamento intestinal e é bom para atletas por ser rico em triglicerídeos de cadeia média”, diz.

O médico diz que o óleo de cártamo, outra gordura que ficou famosa entre frequentadores de academia, também possui efeitos parecidos.

Ele diz que, associados a uma educação alimentar, alguns suplementos como esses óleos, o café e o chá verdes, e outros produtos, funcionam a longo prazo. “É tênue o efeito, mas é real”, considera. Ele enfatiza que o resultado não pode ser comparado a remédios que cortam a fome, como os derivados de anfetamina. E alerta que não adianta tomar todos esses suplementos juntos se não houver mudança de comportamento - se a pessoa não comer menos e se exercitar mais, não vai ter resultado algum.

Consulte um profissional de saúde antes de começar a tomar qualquer produto para emagrecer
Preste atenção em pesquisas divulgadas sobre os suplementos (a maioria é feita com um número pequeno de pessoas e, por isso, os resultados são questionáveis). veja também se o produto é registrado  na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Galera, é importante lembrar que sem atividade física (AF) e reeducação alimentar (RA) os resultados não serão obtidos.

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook