chega

O que acontece e o que fazer quando chega a primeira menstruação

segunda-feira, junho 11, 2012


Olá pessoal, boa tarde!

Essa matéria sobre a primeira menstruação é muito interessante para as meninas e para as mães. O que acontece quando a menina fica menstruada pela primeira vez.

Primeira menstruação
Segundo o ginecologista Carlos Moschen, a primeira menstruação chama-se menarca. "Nos primeiros dois anos, é comum um mês vir, outro não. Após esse tempo, passa a ser regular. Toda ovulação gera um cisto. Ele cresce, rompe e a mulher ovula. Essa ruptura pode gerar dor, mas é normal. Em média, após 10 a 14 dias ela irá menstruar", explica o médico.

Hora certa de ir ao ginecologista -  "Quando ela tem a menarca é orientada a ir ao ginecologista, mas não precisa fazer exame ginecológico. Quando passa a ter atividade sexual, aí sim, precisa fazer preventivo e ter orientação médica", esclarece o especialista.

Confira as explicações do ginecologista Carlos Moschen sobre vários temas relacionados as mudanças no corpo das meninas após a primeira menstruação. Veja algumas dicas do médico para passar por essa fase com rotinas e hábitos saudáveis no dia a dia.

Idade em que começa

Antes o período menstrual era entre os 15 e 16 anos.Agora é normal  menstruar dos 12 aos 14 anos. Isso por causa do estilo de vida, estímulo sexual, algumas danças que mexem muito com o quadril, isso tudo gera um estímulo externo que vai ter uma repercussão cerebral e a menina acaba desenvolvendo a menarca mais cedo. Outro fator é o uso de hormônios em alimentos. A pele do frango, por exemplo, tem muito hormônio. Quem consome muito esses alimentos, tende a menstruar mais cedo.

Mudanças no corpo 

Quando você é menina, o ângulo do quadril é mais agudo. Dois anos antes de menstruar, a mama começa desenvolver. Após a menstruação, o quadril fica mais largo, aumenta a mama, o bumbum fica mais empinado. Todas essas transformações são para chamar atenção do sexo masculino, e dar continuidade a espécie. A menina também costuma engordar antes de menstruar, depois as formas ficam mais definidas.

Primeira menstruação
 A fase do Crescimento 

Depois de dois anos que menstruou, a menina deve fazer atividade física pela manhã e comer proteína para crescer mais. A massa óssea continua em formação até os 35 anos. Por isso, é importante se alimentar bem, com alimentos ricos em cálcio - queijo branco, sardinha - e fazer atividades físicas de impacto, como corrida, tênis ou musculação, para ter ganho de peso ósseo e no futuro diminuir as chances de osteoporose.

O ideal é fazer pela manhã, mas em qualquer horário é lucro. O importante é que a atividade seja regular. Mas, ao praticar exercício todos os dias, o organismo pode ficar fadigado. É importante um período de descanso, para ossos e músculos crescerem.
Faça 3 vezes por semana

Primeira menstruação
Como e quando usar o Anticoncepcional

Os anticoncepcionais tinham altas doses de hormônios, bloqueavam totalmente a ovulação e a produção hormonal. Dos anos 80 para cá, a dosagem hormonal dos anticoncepcionais não altera o corpo e faz a ausência da ovulação. O anticoncepcional não é mais fraco ou mais forte. Tem vários anticoncepcionais para adequar a dosagem certa para cada pessoa. A adolescente só pode tomar o medicamento dois anos depois da primeira menstruação. Porque esse hormônio vai acelerar o fechamento ósseo dela. Mas, em casos específicos, é necessário usar o remédio.

O que fazer se tiver cólica

Ter cólicas é normal na menstruação. Porém, se for em excesso, é necessário que  procure um serviço médico.

Fonte: gazeta online

Poderá gostar também de:

1 comentários

  1. TRAGO UMA DICA PARA QUEM TEM FILHA JÁ NESSA IDADE (QUE QUER COMEÇAR A TOMAR PILULA). BEM ACHO QUE ANTES DE FAZER O USO DA PILULA DEVE-SE IR A ALGUM MÉDICO HEMATOLOGISTA PARA CERTIFICAR QUE ELA NÃO POSSUI NENHUMA COAGULOPATIA OU TROMBOFILIA, POIS O A PILULA POR POSSUIR O HORMONIO ESTROGENIO (EM GRANDE QUANTIDADE), PODE ACARRETAR A TROMBOSES EM MEMBROS OU ATÉ CEREBRAL, PARA QUEM TEM ESSE TIPO DE ALTERAÇÃO. HÁ MUITOS CASOS DE MENINAS QUE TIVERAM TROMBOSE PELO USO DA PÍLULA, E SÓ DESCOBRIRAM POIS TIVERAM TROMBOS EM CASOS DE VIAGENS DE AVIÃO, VIAGENS LONGAS, OU NA GESTAÇÃO (PODE LEVAR AO ABORTO). NENHUM GINECOLOGISTA PEDE TAL TIPO DE EXAME, MAS SE VC OLHAR A BULA, A PILULA É CONTRA INDICADA P ESSE TIPO DE PESSOA. E COMO SABER SE SUA FILHA TEM OU NÃO TEM? ENTÃO PASSO A DICA, PROCURE UM HEMATOLOGISTA E FAÇA TAIS EXAMES P USAR A PILULA COM TRANQUILIDADE. PASSEM A DICA ADIANTE...PS: ISSO VALE P A MULHER ADULTA TAMBÉM...BJUS

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook