22 de abril

Dia Internacional da Terra, como, quando surgiu e o que significa

segunda-feira, abril 22, 2013


Olá pessoal, bom dia!
Saiba como surgiu o dia da Terra, quando e o que ignifica a data!


O, Dia Internacional da Mãe Terra - a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de  2009, e veio para marcar a responsabilidade coletiva em promover a harmonia com a natureza e a Terra e também alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.

"O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", diz uma mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Mas a história dessa comemoração é muito mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu ao mesmo tempo que o movimento hippie americano, em 1970. Por um lado a música e os jovens eram engajados, os americanos por sua vez viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.

O senador Gaylord Nelson, teve a ideia de criar uma data para marcar a luta para proteger o meio ambiente  após te visto a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Pete McCloskey, congressista republicano conservador o apoiou de imediato, e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.

Então no dia 22 de abril de 2009, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Foi organizada por milhares de escolas e universidades  manifestações contra a deterioração do ambiente e juntaram grupos ambientalistas. Foi um raro momento que atraiu, uniu até mesmo democratas e republicanos.
Como resultado prático foi criada a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. "Foi uma aposta", lembra o senador, "mas funcionou."

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook