Dieta

Dieta faz perder peso sem sinal de mau humor

segunda-feira, outubro 18, 2010

Olá amigas, boa tarde!  este artigo num jornal da minha cidade e achei legal, por isso quís dividir com vocês, tomara que gostem.




Alguns nutrientes em quantidade adequada estimulam o bem - estar, vegetais e frutas são os que têm  esse poder.


Muita gente está a pensar em perder aqueles quilinhos que estão sobrando. O que poucos sabem é que podem fazer isso, e ao mesmo tempo,aumentar a felicidade. O caminho é simples: basta tornar-se adepto da "dieta do bom humor".
 A nutricionista biomolecular Patrícia Oliveira é uma das que recomendam a dieta para uma série de pacientes. "Meus pacientes que aderem à dieta do bom humor chegam contando que estão mais dispostos, mais felizes e com o sono tranquilo", conta.

De acordo com a especialista, os responsáveis pela melhora do humor dos pacientes dela seriam os alimentos ricos em nutrientes que ativam a serotonina e a dopamina - dois neurotransmissores produzidos no cérebro capazes de dar uma sensação de bem-estar. "A maioria das pessoas tem uma dieta rica em glúten.



Ele lesa a produção de neurotransmissores. Na dieta do bom humor, privilegiamos os vegetais verdes-escuros, peixe, queijo, carnes e ovos. Todos esses alimentos são de fácil acesso", explica. e, mais do que ficar bem disposto, a dieta do bom humor também faz aquilo que é o objetivo dos regimes: emagrecer.

O gestor financeiro Gustavo Henrique Ferrreira, 25,  por exemplo, está fazendo a dieta há dois meses e já sente diferença no peso. Só no primeiro mês ele perdeu 3 kg. "Eu tinha maus hábitos alimentares, e isso sem eu perceber, afetava meu humor. eu costumava me irritar fácilmente quando surgia algun problema no trabalho, por exemplo. Hoje já não perco a paciência como antes", afirma.

Psicológico

Para o nutricionista e coordenador do curso de nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gilberto Sineone, a influência no humor pode estar também associada a questões psicológicas. "Tem que se considerar também o componente psíquico. Quando você faz uma alimentação melhor, mudando os hábitos de vida, não tenha dúvida de que tem esse efeito cascata. A questão estética mexe com o brio da pessoa que está com sobrepeso. Quando ela começa a emagrecer, passa a se sentir mais feliz", explica.

Outros alimentos que causam essa sensação de alegria em quem os consome são o café e o chocolate. Mas os especialistas alertam que é preciso ter cautela no consumo deles. Isso porque o uso exagerado dos dois pode causar tensão nervosa e estresse. A empresária Magda Dias Leite, 50, é viciada em café e em chocolate. A paixão é tanta que ela  abriu uma cafeteria onde vende receitas que reúnem as duas coisas.

Dieta do bom humor

Cardápio


Café da manhã


1 banana
2 colheres de sopa de granola sem açúcar
1 pote de iogurte natural


Lanche


1 xícara de melão picado


Almoço


1 prato (raso) de salada de alface com com couve-flor
1 hambúrguer grelhado com molho de tomate
1 fatia de mussarela light
2 colheres (sopa) de arroz com tomate cereja
3 colheres (sopa) de compota de abóbora light


Lanche da tarde

1 copo de iogurte batido com frutas e soda light


Jantar


1 prato (raso) de salada verde
1 filé de frango grelhado 
1 batata cozida com queijo ralado
1 porção de goiaba em calda

Ceia


1 xícara (café) de café descafeínado ou chá
2 biscoitos de água com gergelim


Alguns alimentos que são fontes de bem estar:

Ácido fólico   -   Vegetais verde-escuros e maçã

Vitamina C       -   Acerola, limão e laranja

Vitamina B6    -   Banana e cereais integrais

Vitamina B12     -   Peixe, queijos e carnes

Magnésio     -   Sementes oleaginosas e cereais

Flavonóides     -   uva

omega 3    -  Semente de linhaça e peixes

Triptofano    -  Alimentos integrais e iogurte

Colina          -   Ovo


Fonte: Jornal Super Notícia
    

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook