Dieta

Os super poderes do iogurte

sexta-feira, outubro 29, 2010



Olá galera , boa tarde. Trouxe para vocês mais uma matéria sobre o iogurte, espero que gostem!
Obrigada pela visita.


Os micro-organismos vivos presentes no iogurte são capazes de melhorar a imunidade, garantir a saúde intestinal e ainda emagrecer e prevenir doenças como câncer.


Por Fabiana Gonçalves


A rotina agitada e estressante das grandes cidades é capaz de produzir grande quantidade de cortizol, hormônio que é liberado pelo organismo em situações de ansiedade ou nervosismo. Em excesso, esta substância acaba destruindo as chamadas "bactérias do bem", deixando o organismo suscetível a várias doeças.

Sem elas, surge um grande desiquilíbrio na flora intestinal  e a capacidade do sistema imunológico fica abalada. Entretanto, existe  uma maneira fácil de devolver a saúde da flora intestinal e do sistema imunológico, basta acrescentar os alimentos probióticos (com micro-organismo vivos) na sua dieta.

 Eles estão presentes principalmente no iogurte e no leite fermentado e têm a capacidade de consumir a lactose (açúcar do leite) para ganhar energia. "Nessa transformação, preservar as gorduras, os minerais e as vitaminas, mas apresentam bem menos lactose", diz a nutricionista da Nutriessencial Consultoria Nutricional de São Paulo, Gabriela Guerrero.

 Eles também são os responsáveis por produzir as vitaminas do complexo B, como o ácido fólico e a vitamina B12, além dos ácido graxos que umidificam o bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes.

 As bactérias boas ainda reforçam as defesas do organismo, matando as células doentes que poderiam levar ao aparecimento de tumores. Com o intestino funcionando direitinho, os nutrientes são melhor absorvidos e o sistema imunológico trabalha bem.


Soldados de defesa


Produtos com lactobacilos vivos são considerados funcionais porque protegem os receptores do intestino, evitando que as bactérias nocivas penetrem.

 "Eles defendem a região das mais variadas doenças", afirma o nutrólogo e autor dos livros Probióticos e prebióticos na cura de doenças e leite: o elixir da vida, ambos da Editora Ottoni, Edson Credidio.

 Quando atingem o intestino, ainda encontram cerca de cem bilhões de inimigos que tentam atacar a nossa mucosa intestinal e causar diversos males.

 "Podemos dizer que só são probióticos os iogurtes com micro-organismos que conseguem chegar em plena forma, prontos para combater e eliminar as bactérias nocivas que transitam pelo organismo", complementa a engenheira de alimentos Patrícia Zacarchenco, pesquisadora científica do instituto de tecnologia de Alimentos de São Paulo.

 A diferença entre o iogurte e o leite fermentado é que no primeiro os lactobacilos são colocados no próprio leite, enquanto no outro são aplicados no soro do leite. Por isso a consistência é diferente!

Aliados do emagrecimento


Não é à toa que iogurte é um dos produtos que mais aparecem nas listas das dietas. Para se ter uma idéia, um recente estudo publicado pela Universidade do Tenessee, nos Estados Unidos, descobriu que se você tomar cálcio (mineral presente em grande quantidade nesses alimentos) enriquecido com vitamina D (encontrada em alguns peixes e na gema) diminui o processo de estoque de gordura, ajudando a combater o ganho de peso e a obesidade.

 "Eles agem no cortizol e atuam reduzindo a produção da gordura, beta-3-adrenérgica, que dá origem à gordura localizada", revela o nutrólogo Edson Credidio, de São Paulo. Segundo Patrícia Zacarcheco há uma outra pesquisa recente que também relaciona o ácido láctico presente nos derivados do leite com a menor produção de gordura corporal.

Presente todos os dias


O ideal é que você consuma iogurte diáriamente. Se for em jejum, melhor ainda. Assim as bactérias têm a chance de chegar sozinhas ao intestino, sem interferência de outras substâncias.

 "Vencendo a competição, elas ativam o sistema imunológico, impedindo a entrada de micro-organismos doentes", endossa a engenheira agrônoma Alda Lerayer,PhD em genética de Bactérias Lácticas, de São Paulo.

 Como algumas delas (as lactivas) são eliminadas pelas fezes, é preciso haver uma reposição diária, que pode ser feita ao consumir um pote de iogurte ou de leite fermentado. Mas lembre-se: é importante verificar o total de gorduras, açúcar e calorias.

 "Não vale se encantar pela presença das superbactérias e se esquecer de preferir produtos magros. Afinal, ainda que os alimentos probióticos sejam o máximo, ninguém precisa acumular gordura com eles", adverte Gabriella Guerrero.

Iogurte e ossos firmes


Qualquer iogurte, probiótico ou não, também é essencial para os ossos, para a contração muscular e para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Ingerir cerca de 1.200 miligramas de cálcio por dia ainda faz você evitar a osteoporose - doença que enfraquece os ossos de uma em cada quatro mulheres após 65 anos. "Ficar sem ele é meio caminho andado para a doença", diz o nutrólogo Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo.

Os micro-organismos vivos recompõem as "tropas do bem", ajudando a equilibrar a flora intestinal e protegendo o organismo de diversas doenças.

De olho nos rótulos

A essa altura, você já deve ter comprado a idéia de que consumir probióticos é realmente saudável e vai colocá-lo na sua lista de supermercado, não é mesmo? Mas não se engane, pois nem todo iogurte traz esse benefício de nutrir o organismo, prevenir e combater doenças. Veja alguns reconhecidos como probióticos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

- Lactobacillus acidophilus
- Lactobacillus casei shirota
- Lactobacillus casei variedade rhamnosus
- Lactobacillus casei variedade defensis
- Lactobacillus paracasei
- Lactobacillus lactis
- Bifidobacteriumbifidum
- Bifidobacterium animallis
- Bifidobacterium longum
- Enterococcus faecium

As bactérias do bem devem constar da sua dieta!

Faça em casa


Você consegue fazer seu próprio iogurte de forma segura.


Basta colocar um litro de leite morno em uma jarra e acrescentar uma colher de sopa de coalho ou de iogurte natural. Misture bem, cubra com um pano e deixe agir por 12 horas fora da geladeira. "Como o lactobacilo transforma a lactose em ácido láctico, isso faz com que as pessoas sensíveis à lactose possam consumir um pote por dia.

 Já quem tem intolerância ou sofre com problemas gastrointestinais deve procurar um profissional antes", indica Gabriella Guerrero. Como cada grama de creme de leite tem 9 calorias, contra 4 da mesma quantidade de iogurte, vale a pena fazer a substituição em algumas receitas. Abuse da sua criatividade. "Bolos, massas de tortas e recheios ficam gostosos com o alimento", finaliza Edson Credidio.

Fonte: Revista Shape

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook