festa

Tudo perfeito para a festa de Natal

terça-feira, outubro 26, 2010





















Veja como se organizar para preparar uma festa de Natal em que tudo funcione à perfeição, sem precisar enlouquecer nem ficar exausta.


A festa de Natal vai ser em sua casa e você vai mostrar mais uma vez que é uma anfitriã nota 10. Mas este ano, vamos combinar uma  coisa: por mais perfeccionista que você seja, e mesmo que sua preocupação principal seja receber bem os convidados (e os elogios ao seu trabalho), o Natal é para todos e você também merece se divertir e aproveitar a comemoração. Veja como se organizar para preparar tudo com antecedência, tirar de letra os imprevistos de última hora e relaxar porque tudo vai dar certo.

Pense antes 

O primeiro passo para organizar uma festa é saber o número de convidados. Faça a lista, lembrando-se de que sempre pode aparecer uma visita surpresa.

Com a lista na mão, veja se há lugar para todos na mesa. Se houver muitas crianças, uma boa idéia é montar uma mesa separada só para elas - todos ficarão mais à vontade.

O número de convidados também vai ajudá-la a definir o tipo de serviço. Tradicionalmemte, uma ceia de Natal é feita com todos sentados à mesa. Você pode optar pelo serviço à francesa (veja abaixo), mais formal, ou por algo mais descontraído, com todos sentados à mesa mas servindo-se por conta própria (se preciso, coloque as travessas em um aparador ao lado).

Se houver realmente muita gente, talvez seja melhor servir à americana: pratos, talheres e comidas são colocados num aparador ou numa mesa (de preferência encostada num canto e sem cadeiras na frente), cada um se serve e procura um lugar cômodo para se instalar.

A mesma lista servirá para você providenciar presentes para todos. Mesmo que em sua família seja costume fazer amigo secreto no Natal, compre lembrancinhas (simples e baratas) para as crianças e presentes-curinga (uma bebida ou caixa de bombons) para eventuais convidados de última hora.

Etiqueta à mesa


Se optou pelo serviço à francesa, precisará de uma copeira treinada para isso. Na hora de servir, ela se coloca do lado esquerdo do convidado com a travessa para que ele mesmo se sirva; ao terminar, o convidado coloca os talheres sobre o prato, que é retirado pela copeira, pelo lado direito, e automáticamente substituido por um prato limpo, colocado pela esquerda. Os anfitriões são os últimos a serem servidos e devem dizer aos convidados quando começar a comer.

Num jantar formal, a distribuição dos lugares à mesa pode seguir as regras da etiqueta tradicional: os anfitriões ficam frente a frente em cada extremidade da mesa; os convidados de honra (ou mais velhos) ficam ao lado dos anfitriões - o homem à direita da anfitriã, a mulher à direita do anfitrião; distribua os outros convidados intercalando um homem e uma mulher.

Para a colocação da mesa, comece distribuindo os pratos em seus devidos lugares. Um pouco acima e à esquerda do prato fica o pratinho de pão. Acima e à direita ficam os copos. Coloque, da esquerda para a direita, copo para água, champanha, vinho tinto e vinho branco. Facas ficam com a lãmina voltada para o prato, do lado direito, e garfos do esquerdo, obedecendo à sequência de uso - ficam mais de fora os talheres que serão usados primeiro, e assim por diante. Colher, quando houver, fica do lado direito, antes das  facas. Talheres de sobremesa são colocados acima do prato, a faca com a lãmina para dentro e cabo para o lado direito, o garfo acima com o cabo para a esquerda e por fim a colher com o cabo do lado direito.

Se quizer um arranjo, procure flores de tons harmoniosos com as cores da toalha ou louça e pouco perfumadas. A altura não deve ultrapassar 30 cm.

Ao trabalho

Duas ou três semanas antes do Natal já começam os preparativos. Entre no clima decorando a casa com os enfeites típicos. Se guardou peças de outros anos, verifique se estão em bom estado, conserte o que for possível e anote o que falta.

Você também pode fazer os enfeites em casa - dá mais trabalho, mas a satisfação pessoal é enorme.

Monte o cardápio e faça ma lista dos ingredientes necessários. Se possível já deixe estocados os produtos não perecíveis  ou alimentos que podem ser guardados por mais tempo.

Faça uma lista das bebidas. Você pode ir comprando aos poucos  ou dependedo da quantidade, adquirir diretamente no distribuidor - o preço pode ser vantajoso e você ainda terá garrafas "extras" para dar  de presente por exemplo.

Se não quiser comprar gelo, comece a preparar os cubinhos e guarde-os em saquinhos plásticos no freezer.

Separe toalha, guardanapos, louças, talheres e copos que vai usar. Verifique se os jogos estão completos e se necessário, mande a toalha para o tintureiro, lave porcelanas e cristais e limpe as peças do faqueiro com produtos indicados para prata ou aço inox, conforme o caso.

Check- list 


Está chegando a hora da festa e você quer ter a certeza de que tudo sairá certo. Cheque nesta lista se tudo já foi providenciado e o que você precisa fazer no dia.

Separe toalha, copos,talheres, guardanapos e as baixelas e travessas que serão utilizadas. Se for o caso, providencie réchauds.


Confira o estoque de gelo. Coloque as bebidas para gelar. Providencie jarras com água mineral ou filtrada.

Se preparou pratos congelados, tire-os do freezer  com antecedência indicada na receita.


Espalhe cinzeiros e, se quiser, porta-copos pela casa.


Deixe lavabos e banheiros em ordem. Coloque toalhas e rolos de papel novos. Esconda objetos de uso pessoal, como escova de dentes e deixe num cantinho de fácil acesso, toalhas e rolos de papel para as substituições necessárias.

No dia, compre flores e frutas frescas e pão. Deixe a bandeja para o café já montada, não se esquecendo do açucareiro e dos adoçantes artificiais.

Fonte: Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook