armários

Sua casa

quarta-feira, outubro 06, 2010

Olá amigas, achei interessante esse tema, pois eu mesma fico super estressada com a bagunça do meu guarda-roupa, vou seguir algumas dicas aquí e dar uma arrumada depois. Espero que gostem também.


Transforme o seu guarda-roupa... e a sua vida

Você tem sim algo para vestir - só não consegue encontrar! Use nossas dicas de organização para deixar seu closet nos trinques.

Por Cáren Nacashima, Carolina Mesquita e Holly ST. Lifer


Abrir as portas do seu armário pela manhã está te causando alegria ou pavor? "As mulheres não percebem que seu estado de espírito está quase sempre ligado ao seu guarda-roupa. Se ele está uma bagunça, você também se sente confusa",conta Melanie Charlton Fascitelli, autora do livro Shop your closet: the ultimate guide to organizing your closet with style (sem tradução no Brasil). ! E quando suas roupas estão organizadas de forma impecável, instantaneamente fica mais relaxada e confiante", reforça Melanie. Se últimamente tem ignorado esse fato porque não sabe por onde começar, é hora de priorizar essa tarefa. Especialistas em organização a ajudarão a dar um basta na desordem com o mínimo de ansiedade e grana. Mãos à obra.

Determine o orçamento

Reforminhas requerem dinheiro, mas é possível gastar pouco (ou até mesmo nada) se você arregaçar as mangas e aderir ao lema "faça você mesma". Mas se acredita que a recuperação do seu closet só vai aumentar seu nível de estresse, foque em ajeitar as áreas mais abarrotadas. Use módulos de organização comprados em liquidação.

Tudo no tamanho certo

O guru americano da organização, Peter Walsh, acredita que a chave o para o sucesso é encarar a verdade dolorosa: "A sua quantidade de roupas deve ser determinada pelo espaço que existe no seu armário". Portanto, comece tirando tudo de lá e faça pilhas para cada grupo; sapatos, blusas, calças, malhas, vestidos...Então meça o comprimento, a altura e a profundidade do espaço que você tem para ver o que será guardado em cada lugar. E nada de usar a desculpa que não tem tempo para fazer isso. É melhor gastar algumas horas em um fim de semana chuvoso do que 20 minutos todos os dias tentando achar as coisas.

Aproveite cada espaço

Como o seu objetivo deve ser "tudo no seu devido lugar", alguns acessórios a ajudarão a chegar lá.
Nichos e caixas com visor - Os modelos menores tem a vantagem de caber naqueles espaços pequenos e, geralmente, inúteis. Use-as caixas para colocar as peças que não estão em uso.

Ganchos - Coloque alguns nas portas para pendurar bolsas, cintos, lenços...

Cabides iguais - Além de manter tudo mais organizado, podem criar espaço. Para isso, escolha modelos finos, chapados. Não se esqueça de escolher o cabide ideal para as suas roupas (tem para saias, casacos, gravatas...).

Prateleiras suspensas - Outra boa opção para as roupas que podem ser dobradas, como camisetas, cardigãs, shorts que não amassam. Você pode mandar fazer sob medida para o espaço que tiver.

Doar é preciso, sempre - Agora que tem as ferramentas para deixar tudo em ordem, preste atenção às pilhas sobre a sua cama. Divida-as em três categorias: lixo (roupas velhas, sem conserto ou usadas demais), doação (tudo aquilo que não serve ou não é mais a sua cara, mas está em bom estado para ser reaproveitado) e o que será mantido.

Para Melanie Fascitelli, "você deve manter roupas que seguem o seguinte critério: 1: ama, 2: isso serve agora e 3: foi usada no último ano e tem certeza que continuará usando". No caso de indecisão em frente a algum traje, chame uma amiga sincera para ajudá-la na missão.

As roupinhas que serão doadas podem ir direto para alguma instituição de caridade da sua cidade ou serem revertidas em dinheiro, dependendo do seu estado. Podem ser vendidos em sites como o mercado livre.com . br, que são seguros e promovem a venda de ítens diversos entre os internautas, bem como os brechós espalhados por aí.

Manter o closet organizado vai ajudá-la a se estressar menos.

Otimize a sapateira

O lugar que guardará os seus sapatos dependerá do espaço que tem no seu closet e até mesmo no seu quarto. É importante que eles estejam armazenados de uma maneira fácil de achá-los. As sapateiras que são penduradas atrás da porta são boas opções, assim como as caixas transparentes empilháveis ou até mesmo armários com essa finalidade. Dá para encomendar sob medida. A especialista em organização Cristina Papazian dá uma dica: Se houver espaço, os calçados podem ser enfileirados lado a lado, com o pé direito na frente. Assim é possível visualizar mais pares".

O closet virou uma butique

"Não são somente os lindos vestidos que chamam nossa atenção nas lojas de grifes, mas a maneira atraente como são arrumados nas araras e prateleiras", ressalta Fascitelli. Mantenha isso em mente enquanto guarda suas coisas e confira as dicas da consultora Cristina.

Vestidos, camisas, calças e casacos podem ser pendurados. Separe por categoria e arrume por cor ( do mais claro para o mais escuro).

Agora separe camiseta com camiseta, regata com regata, short com short... e guarde nas prateleiras ou gavetas, separando por cor. Peças de cima (blusas) devem ficar próximas das de baixo para que consiga visualizar melhor as combinações. Quem preferir pode separar as roupas por categorias (sair, trabalhar...) e armazenar seguindo as dicas na hora de guardar.

Roupas de ginástica e pijamas podem ser guardados em conjuntos (dobrados).

Cardigãns, suéteres, moletons devem ser colocados e guardados juntos seguindo as mesmas regras.

Calcinhas e bijuterias devem ficar nas gavetas, com a ajuda de divisórias para facilitar a escolha.

Cantinho do armazenamento

"Para não virar bagunça, deixe no guarda-roupa apenas as peças que estiver usando no momento", ressalta Joe Lupo, coautor de Nothing to wear? A 5-Step Cure for the commont closet.

Guarde as de outras estações, vestidos e casacos de ocasiões especiais e roupas de maternidade em sacos de TNT, para que fiquem protegidos do pó e "respirem", o que protege o tecido/fibras. Coloque os na parte de cima do seu armário. Se mora em um apartamento pequeno, pegue caixas de armazenamento e coloque debaixo da cama. Elas protegerão as peças da umidade.

Nova regra de compras

Agora você já sabe quantos ítens cabem no seu armário sem que tudo vire uma bagunça, portanto a cada peça nova que é adquirida, uma é eliminada. Outra dica é usar as estações do ano para revisar o closet. Livre-se dos ítens que não usará mais e antes de ir ao shopping, olhe bem o seu guarda-roupa e veja o que realmente está precisando. Procure saber o que está em alta e no que investir.

O que a está impedindo realmente de arrunar o seu armário?

Medo da mudança: "Algumas pessoas guardam ítens sem uso, pois se livrar deles significa perder algo familiar", afirma Walsh.

Reflita: Não se desprender das coisas é como se manter preso no passado. Mas eliminar os excessos pode criar uma nova e melhor versão de sua vida.

Medo de perder o controle: Há mulheres que acreditam que, por possuir uma grande quantidade de ítens, estarão preparadas para qualquer situação.

Reflita: Não é o vestuário que vai ajudá-la a permanecer no controle, mas a maneira como encara a vida.

Medo da perda: "Muitas pessoas associam peças de roupas a fatos importantes", diz Walsh. Por isso não se livram delas.

Reflita: Jogar essa roupa fora não a fará esquecer nada, afinal, você ainda possui a sua memória.

Fonte: Revista Shape

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook