cachorros

Dicas de raças de cachorros para crianças

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Olá pessoal, boa tarde!


Veja as dicas do Dr. pet para escolher a raça do câozinho de estimação!

Sem dúvidas um caõzinho de estimação irá  alegrar a casa e principalmente as crianças. Os pets são bons companheiros e trazem inúmeros benefícios ao corpo e à mente, além de ajudar a tratar algumas doenças.

Porém, qual é o momento certo para dar ao seu filho um cachorro? Como você deve educá-lo para que ele respeite as regras da casa e tenha uma boa convivência  com as pessoas da família? Alexandre Rossi, o Dr. Pet, especialista em adestramento e comportamento animal dá algumas dicas para que crianças e cachorros possam viver em harmonia.

Qual é a idade ideal para se ter um animal de estimação?

Acredito que até uma casa com um bebê recém-nascido pode receber um cachorro.  Basta que a pessoa saiba educá-lo, aprenda a controlar a agressividade e que os pais supervisionem o relacionamento da criança com o cachorrinho, ensinando a fazer carinhos e a não puxar os pelos. Existem diversas pesquisas que apontam que as crianças que crescem com animais de estimação têm menos problemas de saúde em relação às que não convivem, como por exemplo, redução de problemas respiratórios e alergias. E há também benefícios psicológicos.

Como devemos escolher a raça para conviver melhor com as crianças?

Independente da raça, cada cachorro tem a sua própria personalidade. O filhote escolhido pode não se comportar como o padrão daquela raça. O cachorro é muito parecido com as crianças, pois cada uma tem um temperamento específico. Em geral, os filhotes de cães de companhia, como por exemplo, golden retriever, shih tzu e poodle médio são recomendados para crianças, pois costumam ser dóceis. Porém isso não significa que um rottweiler, por exemplo, não possa ser escolhido. Depende muito da linhagem do bichinho.

É mais indicado dar um filhote a uma criança, ou pode ser um cão mais velho?

A maioria das pessoas prefere dar filhotes aos filhos porque acha que podem ser mais dóceis. Mas cachorros com 1 ou 2 anos de idade também são ótimos. Existem vários cães que estão desabrigados em lares provisórios esperando ser adotados e muitos deles são meigos, basta que um especialista avalie a personalidade dele.

Existe alguma técnica que avalie a personalidade de um cãozinho?

Há testes que conseguem avaliar o comportamento de um cachorro, como por exemplo, imobilizá-lo e ver como ele tenta se soltar. Se ficar muito assustado, esse filhote pode não ser bom para crianças, assim como aquele que fica quietinho, é sinal que é corajoso demais. Então, tem que ser o meio-termo. Pedir informações aos tratadores ou criadores pode ser ótima ideia. Pergunte como é o dia a dia dele quando mama e se fica muito irritado com os demais filhotes.

Simule situações rotineiras. Passe correndo próximo ao cachorro, faça carinhos, brinque, faça massagens e veja se ele fica irritado quando você puxa, com cuidado, os pelos. Você também pode consultar um especialista para avaliar a personalidade do cãozinho.

É possível ensinar as crianças a adestrar um cachorro?

Ao ensinar qualquer criança a adestrá-lo, você estará possibilitando que haja maior entendimento entre eles e um relacionamento bem mais amigável. As minhas dicas são: ensiná-los a dar petiscos quando o cãozinho fizer algo de positivo, repreendê-los quando faz algo de errado e claro, jogar bolas e bichinhos e recompensar quando trazê-los de volta.

E como fazer para que ele se torne um animal educado e carinhoso?

As pessoas erram muito ao imaginar que basta tratar um cachorrinho com carinho e amor que ele vai ser carinhoso. Apenas isso não é suficiente. Você precisa reprimir alguns comportamentos dele que não são legais. É preciso impor limites e não mimar demais o cãozinho. Por exemplo: cause algum desconforto para que ele entenda o que não pode fazer. Para isso, diga ‘não’ com voz firme. Caso não adiante, coloque algumas moedas dentro de uma latinha. Quando ele fizer algo errado, chacoalhe na direção dele, e ele associará o som à bronca. Nada de machucar ou bater, apenas seja firme e mostre que ele não pode fazer determinadas coisas. Atitudes como essas garantem que ele respeite sempre a sua família.

Dosar carinho e limites parece ser a resposta certa para que o convívio entre a sua família e o seu cachorro seja harmonioso e alegre. Então, escolha o seu bichinho de estimação e prepare-se para viver momentos felizes. E, na dúvida, consulte sempre um adestrador.

Poderá gostar também de:

2 comentários

  1. eu gostei muito vc foi uma otima pessoas q feis isso eu orra foi muito bom espero q vc fassa masi coisas ta bom bjis sofia santos de olinvera ``troll´´

    ResponderExcluir
  2. foi muito legal eu goste espero q seja o primeiro comentario ai vcs podem ver rsrsrsrs vc e uma pessoa q feis esse site com imteligencia nao e

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook