21

Inscrições do Prouni começou hoje e já tem mais de 184 mil inscritos; prazo termina dia 21

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Olá pessoal, boa tarde!
Notícia importante para os interessados em bolsas do Prouni.
Inscrições começam hoje e vai até dia 21.


O Prouni(Programa Universidade para Todos) já recebeu 184.175 mil inscrições nas primeiras 12 horas de inscrição nesta quinta-feira. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 da próxima segunda-feira (21), pelo site do Prouni.

Segundo balanço divulgado pelo MEC, São Paulo é o Estado que oferece mais bolsas (56.289 --sendo 33.824 integrais e 22.465 parciais). Atrás de São Paulo, os Estados com maior número de ofertas são Minas Gerais (17.923 bolsa) e Paraná (12.671).

Ao todo, o programa está oferecendo neste ano 162.329 bolsas distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país. Podem fazer a inscrição alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou bolsistas integrais da rede particular.

Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Cada estudante pode optar por até dois cursos.


O estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 para acessar as vagas do ProUni. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Após a divulgação dos resultados os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

O estudante que conseguir bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é necessário que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

No entanto, caso o candidato seja selecionado no Sisu (Sistema de Seleção Unifica) e no ProUni, ele deverá optar por uma das vagas. Isso porque é vetado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

De acordo com dados do Ministério da Educação, o ProUni já atendeu a mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsas integrais.

Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Criado em 2004, o ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. Quem consegue bolsa parcial pode acessar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que possibilita financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

Fonte de pesquisa: Folha

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook