causas

Síndrome do Pânico - O que é, causa, sintomas e tratamento

sexta-feira, abril 12, 2013


Olá pessoal, bom dia!
Uma matéria muito importante sobre saúde!
Saiba o que é, as causas, sintomas e qual o tratamento para síndrome do pânico.


O que é Síndrome do pânico?
O transtorno do pânico ou síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade em que a pessoa  passa a ter crises de medo intenso que se repetem, de que alguma coisa ruim possa acontecer de forma inesperada.

Causa:
De causa  desconhecida,  a genética pode ser um fator determinante para a síndrome do pânico. Pesquisas indicam que, se um gêmeo idêntico tem síndrome do pânico, o outro gêmeo também desenvolverá o problema em 40% das vezes. Porém, a síndrome do pânico em geral ocorre sem que haja nenhum histórico familiar.

A síndrome do pânico é em geral mais comum em mulheres. Os sintomas normalmente começam antes dos 25 anos, mas podem ocorrer depois dos 30. A síndrome do pânico também ocorre em crianças, porém só  é diagnosticada quando as crianças ficam mais velhas.

O diagnóstico
As pessoas com síndrome do pânico tendem a procurar  atendimento no pronto-socorro várias vezes, pois os ataques de pânico parecem ataques cardíacos.

O médico pedirá vários exames, incluindo uma avaliação psiquiátrica antes de dar o diagnóstico,  para que sejam descartadas outras doenças. Alguns sintomas do distúrbio, crises de pânico podem ser confundidos com  os de abuso de drogas.


Sintomas:
A crise de pânico começa de repente e, na maioria das vezes, atinge o ápice dentro de 10 a 20 minutos. Alguns sintomas duram uma hora ou mais.

Uma crise de pânico pode incluir ansiedade por estar em uma situação da qual seria difícil escapar (como estar no meio de uma multidão ou viajando em um carro ou ônibus).

Uma pessoa com síndrome do pânico muitas vezes vive com medo de ter outro ataque,  medo de estar sozinho, de morrer por estar  longe da ajuda médica.

Quem tem síndrome do pânico têm pelo menos quatro dos seguintes sintomas durante um ataque:

Dor no peito ou desconforto
Tontura ou desmaio
Medo de morrer
Medo de perder o controle ou de uma tragédia iminente
Sensação de engasgar
Sentimentos de indiferença
Sensação de estar fora da realidade
Náuseas ou mal-estar estomacal
Dormência ou formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto
Palpitações, ritmo cardíaco acelerado ou taquicardia
Sensação de falta de ar ou sufocamento
Suor, calafrios ou ondas de calor
Tremores
Os ataques de pânico podem alterar o comportamento em casa, na escola ou no trabalho. As pessoas com a síndrome do pânico muitas vezes se preocupam com os efeitos de seus ataques de pânico.

Outros sintomas:
Alcoolismo
Depressão
Abuso de drogas

Ataques de pânico não podem ser previstos. Pelo menos nos estágios iniciais do transtorno, não há nada específico que desencadeie o ataque. A lembrança de um ataque anterior pode desencadear outro ataque de pânico.

Tratamento:
O  tratamento tem como objetivo  ajudar você a agir normalmente na vida no dia a dia. A combinação entre medicamentos e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) funciona melhor.
Os sintomas devem desaparecer lentamente em algumas semanas.

Com a terapia cognitivo-comportamental você irá  a entender seus comportamentos e o que fazer para mudá-los. Serão indicadas de 10 a 20 visitas ao terapeuta durante várias semanas. Com essa terapia, você irá aprender:

Ter auto-controle e entender as visões distorcidas dos estressores da vida, como o comportamento de outras pessoas ou eventos importantes.
Como reconhecer e substituir os pensamentos que provocam o pânico, diminuindo assim o sentimento de impotência.
Lidar com o estresse e relaxar quando os sintomas ocorrerem.
Imaginar as situações que causam a ansiedade, começando pela menos assustadora. Envolver-se lentamente com as situações da vida real pode ajudá-lo a superar os medos.

Outras ações que também podem ajudar a reduzir o número e a gravidade dos ataques de pânico:

Faça exercícios regulares
Durma o suficiente
Faça refeições regulares
Reduza ou evite a cafeína, e alguns remédios para gripe e estimulantes.

Os ataques de pânico podem durar muito e ser de difícil tratamento. Algumas pessoas com essa síndrome podem não se curar com o tratamento. Entretanto, a maioria das pessoas melhora com uma combinação de medicamentos e terapia comportamental.

Complicações:
Abuso de substâncias se as pessoas com síndrome do pânico tentam lidar com seu medo usando álcool ou drogas ilegais.

Pessoas com síndrome do pânico têm mais probabilidade de ficar desempregadas, ser menos produtivas no trabalho e de ter relações pessoais difíceis, inclusive problemas matrimoniais.

A agorafobia surge quando o medo de futuros ataques de pânico leva alguém a evitar situações ou lugares que acredita que causem os ataques. Isso pode levar a pessoa a se afastar de lugares aonde vai ou de suas relações pessoais.

O medicamento contra ansiedade pode causar dependência, e isso pode complicar o tratamento. A dependência envolve a necessidade de um medicamento para poder agir normalmente e para evitar sintomas de abstinência. Não é o mesmo que vício.

Atenção:

Para as pessoas que estão passando por essa situação a matéria tem apenas a  intenção de esclarecer e ajudar nesse sentido. Se por acaso suspeita que tem o transtorno ou a síndrome do pânico consulte um médico.


Se souber de algo que possa acrescentar à essa matéria, me avise por comentários.
Pesquisado no site Minha Vida

Poderá gostar também de:

1 comentários

  1. Adorei o Post!A Síndrome do Pânico é terrível!Eu tenho,meu ex-marido tem e tb meu filho...aprendemos a conviver!

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook