bombom

Prazer sem culpa - Bombom de ameixa e maçã

quarta-feira, julho 21, 2010

Chocolate light - Bombom de ameixa e maçã


Ingredientes

Recheio

200 gramas de ameixa seca sem caroço
100 gramas de maçã desitratada

Cobertura

150 gramas de chocolate meio amargo picado

Média, 20 unidades, 48 calorias por unidade

Preparo

Ponha a ameixa e a maçã no processador e bata até obter uma pasta. Usando uma colher, retire porções e faça bolinhas com as mãos molhadas. Ponha os bombonsem um prato e leve à geladeira por cerca de 1 hora.

Cobertura

1) coloque o chocolate picado em uma panela pequena e leve ao fogo alto em banho-maria. Vá mexendo até derreter completamente.

2) Retire do fogo e espalhe em uma superfície de mármore ou em outra bem lisa e fria. Com uma espátula, mexa bem o chocolate, fazendo movimentos em forma de oito até ele ficar frio.

Finalização

1) Coloque a cobertura na panela e leve-a mais uma vez ao fogo.

2) Quando a cobertura estiver bem uniforme, vá pegando as bolinhas com um garfo e mergulhando-as no chocolate. Deixe escorrer o excesso e transfira os bombons para uma travessa. Mantenha-os sob temperatura amena até que fiquem bem firmes.


Fascínio universal

Os maias começaram a cultivar o cacau por volta do século XIV. Depois os astecas chegaram até a usar sua semente como moeda. Em 1528 o espanhol Hérman Cortés levou a fruta à Europa.

A sedução das barras

No supermercado há vários tipos delas, veja como escolher;

Ao leite

Geralmente é feito com cacau sólido (sem manteiga de cacau), açúcar e leite, o que resulta em um sabor suave. Alguns fabricantes incluem leite condensado na receita. É bom para doces e coberturas. Uma barra de 100 gramas tem em média 536 calorias.

Meio amargo

Leva menos açúcar e gordura do que o ao leite. No Brasil costuma ser mais doce do que em outros países, sendo bastante usados em fondues, musses e coberturas. Em 100 gramas há cerca de 510 calorias.

Amargo

O sabor intenso e a cor escura o tornam ideal para coberturas e bombons. Não leva muito açúcar, mas é a manteiga de cacau que o deixa macio, gorduroso, tem cerca de 540 calorias em 100 gramas.

Branco

Seu principal ingrediente é a manteiga de cacau. Além disso, tem leite e açúcar. Como derrete rápido com o calor, não é bom para decorar bolo ou doces. Em 100 gramas há cerca de 550 calorias.

Fonte: Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook