dietas

O paraíso das sobremesas light

sexta-feira, janeiro 20, 2012


Olá pessoal, bom dia!

Doces com poucas calorias para uma dieta com mais sabor

Um dos primeiros itens que sai do cardápio quando as mulheres resolvem eliminar os quilinhos a mais é a sobremesa. Aquelas que adoram complementar a refeição com mousses, sorvetes e bolos precisam resistir aos doces para não prejudicar os resultados.

Mas ninguém deve passar vontade até conseguir reduzir as medidas desejadas. Existem receitas simples e com poucas calorias para que todas possam aproveitar um docinho depois da refeição ou naquele momento em que bate a vontade por um chocolate.

A dica geral é fazer substituições inteligentes. O açúcar refinado, por exemplo, pode ser trocado por outras opções menos calóricas e mais saudáveis, como o stevia ou o mascavo. Se você gosta de sobremesas com chocolate branco, experimente substitui-lo pela versão meio amarga, que não é tão prejudicial à balança e ainda fornece antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce.

Já o chantilly, que combina com saladas de frutas e outras delicias, pode ser trocado pelo iogurte natural desnatado, que possui menos calorias e é mais nutritivo.

Confira as receitas para matar a vontade de doces sem precisar se sentir culpada depois. Vale ressaltar, no entanto, que todas devem ser consumidas com moderação.


Bolo de morangos e chocolate light

Ingredientes


Massa:
4 ovos
½ xícara de chá de adoçante em pó
1 xícara de chá de morangos amassados
2 xícaras de chá rasas de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio:

1 caixinha de creme de leite light
100 g de chocolate meio amargo light
2 xícaras de chá de morangos

Modo de preparo


Bata as claras em neve, junte as gemas e o adoçante. Amasse os morangos e alterne na massa com a farinha de trigo. Adicione o fermento e coloque em uma forma redonda média untada e polvilhada com a farinha. Asse em forno médio (180 °C) por cerca de 30 minutos. Derreta o creme de leite com o chocolate e cubra o bolo. Enfeite com os morangos e sirva.

Bolo embrulhado light



Ingredientes
Massa:

2 xícaras de stevia para culinária
2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
6 colheres de sopa de leite desnatado
2 colheres de sopa rasas de margarina light
1 ½ colher de sopa de fermento

Recheio:

1 lata de leite condensado desnatado
1 lata de creme de leite light
1 pacote de coco ralado
1 litro de leite de coco light

Modo de preparo


Bata as claras em neve e separe. Em seguida, misture na batedeira a farinha, o adoçante, os ovos e o leite. Adicione as claras à mistura e coloque o fermento. Pré-aqueça o forno por 10 minutos em 200 °C. Asse em uma forma quadrada por aproximadamente 40 minutos em fogo brando. Corte o bolo em pedaços retangulares enquanto ele ainda estiver quente. Coloque as fatias sobre tiras retangulares de papel alumínio em tamanho suficiente para cobrir a porção. Molhe os pedaços com leite de coco e reserve. Na sequência, coloque o leite condensado e o creme de leite em uma panela e aqueça até engrossar um pouco. Adicione a calda sobre os pedaços de depois jogue o coco ralado. Basta embrulhar, levar à geladeira e servir.

Arroz doce light


Ingredientes

2 xícaras de arroz cozido na água
500 mL de leite desnatado
½ xícara de chá de adoçante em pó de forno e fogão
½ xícara de leite condensado light
2 paus de canela

Modo de preparo


Coloque o arroz já cozido no leite. Leve ao fogo e vá adicionando os outros ingredientes. Deixe cozinhar por uns 20 minutos ou até chegar ao ponto de sua preferência.

Bavaroise de papaia ao creme de iogurte e mel


Ingredientes

½ mamão papaia
100 mL de suco de laranja
1 xícara de café de creme de leite
1 colher de café de adoçante líquido
1 clara de ovo batida em neve
1 xícara de café de mel
1 colher de café de gelatina em pó sem sabor, vermelha
1 xícara de café de água
3 colheres de sopa de iogurte desnatado batido

Modo de preparo


Bata no liquidificador o mamão, o suco e o adoçante. Dissolva a gelatina em uma colher de água fria e reserve por 5 minutos. Em seguida, aqueça o creme de leite e junte a gelatina, mexendo bem. A essa mistura, adicione o líquido preparado anteriormente. Misture a clara em neve aos poucos, coloque em forminhas e leve para gelar por aproximadamente seis horas. Prepare o creme de iogurte, aquecendo a água e o mel na primeira etapa. Espere esfriar e adicione o iogurte. Sirva ao redor da bavaroise.

Beijinho de cenoura light

Ingredientes


1 kg de cenoura
1 lata de leite condensado light
150 g de coco ralado light

Modo de preparo


Descasque e lave bem as cenouras, em seguida rale-as em ralo médio. Esprema os fios até que eles estejam bem sequinhos, coloque em uma panela, acrescente o leite condensado e leve ao fogo baixo para apurar. Em seguida, coloque nas forminhas de papel e sirva.

Dica: com o suco que é extraído das cenouras ainda é possível preparar um refresco light. Para cada 100 mL de suco, acrescente 1 litro de água gelada, o suco de 2 laranjas e adoçante a gosto.

Beijinho light

Ingredientes


½ xícara de chá de coco desidratado
1 xícara de chá de leite condensado light
3 colheres de sopa de leite desnatado em pó
4 colheres de sopa de leite desnatado
2 colheres de sopa de margarina light

Modo de preparo


Em uma panela de fundo grosso, misture o leite condensado, o leite em pó, o leite desnatado, a margarina (reserve 1 colher de sopa) e o coco. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar, sem parar de mexer, até a massa desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e despeje em um recipiente untado com a margarina. Deixe amornar, enrole as bolinhas e coloque-as em forminhas. Se preferir, decore os beijinhos com cravo-da-índia.

Bolinho de chuva light


Ingredientes

2 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
6 colheres de sopa de adoçante de forno e fogão
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo
1 colher de sopa de fermento em pó
2 ½ xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de sal light
1 xícara de chá de leite desnatado
Óleo para fritar (prefira de canela, girassol ou milho)
Açúcar e canela para cobrir

Modo de preparo


Misture o adoçante e o açúcar com o iogurte. Junte os ovos, um de cada vez, mexendo sempre. Acrescente o sal e a farinha intercalando com o leite. Por último, misture o fermento. Frite em óleo quente (fogo médio) até que doure por inteiro. Utilize uma colher de sobremesa para pegar a massa e despejar na panela. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque-os sobre papel toalha para escorrer o excesso de óleo. Se desejar, polvilhe com açúcar a canela.

Dica: o açúcar serve para quebrar o sabor forte e residual do adoçante.

Fonte: UOL

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook