como escolher

Dicas de como escolher óculos de sol

terça-feira, novembro 27, 2012


Saiba que tipo de óculos de sol escolher na hora da compra!

Já estamos na estação mais quente do ano e  por sinal mais quente do que os anos interiores. Os termômetros tem revelado temperaturas altíssimas com sol muito quente. Por isso a escolha do óculos de sol é muito importante. Veja as dicas do oftalmologista Renato Neves para escolher o óculos ideal.


Os óculos de sol são acessório indispensáveis o ano todo, mas é nesta época de radiação solar mais intensa que eles ganham destaque no visual.

Não se trata apenas de estilo. Os óculos de sol, quando escolhidos corretamente, protegem os olhos da exposição aos altos índices de raios ultravioleta, que podem provocar degeneração macular, doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico.

A doença afeta mais pessoas de olhos claros, porém ninguém está livre dela. E como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio.

Segundo o oftalmologista Renato Neves os óculos de sol sem boa procedência não oferecem garantia de proteção UV, não passam por tratamento antirrisco, antirreflexo ou polarização.

"Além da péssima qualidade, a irregularidade da superfície das lentes pode causar desconforto visual, dor de cabeça e astigmatismo, deformidade da córnea que torna a visão desfocada para perto e para longe"  diz ele.

Ele diz que as pessoas devem ter cuidados redobrados em relação às lojas e quiosques que oferecem óculos de sol a preços populares, pois as lentes podem não ser de boa procedência. Principalmente em compras online deve-se ter muito cuidado. É muito importante que o acessório tenha o selo holográfico da Abióptica, o que garante sua procedência.

Para o médico, a escolha correta dos óculos escuros é tão decisiva para a saúde dos olhos que é mais prejudicial usar essas réplicas ilegais de marcas famosas do que não usar nada.

Sobre a cor da lente:

Renato Neves diz que, na hora de escolher os óculos de sol,  as lentes pretas devem ser evitadas, dando preferência a uma cor que favoreça as atividades e a visão. Confira alguns exemplos:

Lentes cinza — Podem ser usadas para várias atividades, fazendo com que o usuário sinta-se à vontade e confortável.

Lentes âmbar/castanho — indicadas para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade.

Lentes verdes — filtram pouca luz azul, porém oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, quando tem início uma perda gradual da visão de contraste.

Lentes púrpura — a melhor opção para quem pratica esqui ou caça, pois aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde.

Lentes amarelas — bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.

Pesquisa: Zero Hora

Poderá gostar também de:

1 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook