beleza

Reposição de colágeno para ter o corpo mais firme e pele bonita

quarta-feira, novembro 07, 2012

Olá pessoal, boa tarde!
Veja como a reposição de colágeno é importante para manter o corpo firme e a pele mais bonita!


Muito interessante essa matéria, tinha que trazer para vocês, principalmente para as mulheres maduras, como eu, acima dos 30, 40, 50...
Espero que gostem!

Você sabia que o colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. E que sua função é primordial estrutural, que, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões?

Pois é, essa proteína é produzida no organismo humano desde o nosso nascimento. Mas é na maturidade feminina, que a deficiência de estrogênio faz com que haja uma diminuição da quantidade de fibroblastos, células responsáveis pela produção do colágeno.

Quando há a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa.

A falta do colágeno está também associada ao desaceleramento da atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, que produzem a oleosidade para proteger a pele, causando a desidratação e perda de elasticidade da pele, que provocam a sensibilidade que leva à má cicatrização, flacidez e ao aparecimento de rugas e manchas.

A partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual de aproximadamente um porcento de colágeno, mostram estudos. “Na maturidade, que chega por volta dos 50 anos, produzimos em média apenas 35% do colágeno que necessitamos”, diz a especialista Ione Queiroga, nutricionista da Onvittá da Onodera.

Mas a redução do colágeno não está só relacionada  com a chegada da maturidade,alguns fatores externos também podem refletir negativamente nos níveis da proteína. “Hábitos como o tabagismo e a exposição solar excessiva reduzem a oferta de colágeno no organismo, afetando a sustentação e a elasticidade da pele. Isso sem falar do estresse, que causa o envelhecimento precoce das células e consequente perda do nutriente”, fala Beatriz Botequio de Moraes, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar.

Quando e como fazer a reposição do colágeno

O colágeno pode ser reposto em nosso organismo através de uma alimentação equilibrada. Alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, são excelentes fontes de colágeno. Em alguns casos recomenda-se a suplementação através do uso diário de colágeno extraído industrialmente dos ossos, peles e tendões de animais.

Estudo realizado na Universidade de Kiel, na Alemanha, mostrou que a suplementação de colágeno na dieta alimentar normal diária ajuda na prevenção e no tratamento de doenças degenerativas dos ossos e articulações como as osteoartrites e osteoporose, permitindo evitar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

O Medcin Instituto da Pele e Dermatologia, de São Paulo, em investigação clínica identificou que a ingestão de suplemento de colágeno contribui para firmeza, elasticidade e hidratação da pele.

Resultados mostraram que algumas mulheres que consumiram cinco gramas de colágeno por dia tiveram um aumento de 17% na hidratação, 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade da pele.

Alguns médicos estão indicando a reposição de colágeno através de suplementos tanto como uma nova ferramenta para tratamentos de osteoartrites quanto para a manutenção da beleza, tendo como base esses estudos.

Quais são os benefícios da suplementação do colágeno

Porém a suplementação de colágeno não é uma necessidade apenas das mulheres maduras. Se usá-lo antes dos 30 anos, além de prevenir futuros danos à saúde da pele e das articulações, contribuirá para o fortalecimento das unhas, cabelos e até para o emagrecimento e combate à celulite e estrias.

O colágeno ajuda no emagrecimento, porque gera saciedade. Quando consumido antes das refeições o colágeno ajuda a reduzir o apetite. Segundo Valéria Goulart, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia, a versão em pó é a mais indicada para auxiliar no emagrecimento: “É que ela forma uma espécie de gel que se expande no estômago e ocupa espaço, diminuindo a fome”, explica.

O colágeno serve  também para estimular a quebra da gordura ao melhorar o metabolismo das proteínas, o que ajuda no aumento da massa muscular, garantindo um corpo firme e sem celulites. O combate à celulite se dá ainda porque o colágeno melhora o sistema linfático, varrendo mais facilmente as toxinas.

O uso da suplementação de colágeno não tem contraindicações, mas é melhor conversar com um médico antes de começar a tomar pois assim ele pode avaliar corretamente a quantidade de colágeno indicada para atender a sua necessidade, seja esta relativa a aspectos de saúde ou estéticos.

Gente, amei essa matéria, muito boa mesmo!!
Fonte de pesquisa: Dicas de Mulher

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook