chás

Chás

terça-feira, março 15, 2011

Olá pessoal, beleza?
Nossa! Com essa chuvinha que está caindo, tomar um chá bem quentinho é tudo de bom, vocês não acham?


Sabor que aproxima.
Descoberto há pelo menos 3 000 anos, o chá se tornou uma das bebidas mais consumidas no mundo.
Chame alguém para tomar um com você.

Por Kátia Cardoso

Conta a lenda que, no ano de 2737 a.C., um certo imperador chinês estava fervendo água ao ar livre quando uma folha caiu na vasilha.
Assim ele teria descoberto o chá.

Bom, naquela época nem havia imperadores na China,  mas a fantasia romântica bem que combina com o encanto até hoje provocado por esta bebida.

De verdade, o primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a. C. Hoje há mais de 3 000 produtos com esse nome, embora chás mesmo, sejam só aqueles que levam a planta Camelia Sinensis; os demais são combinações de folhas, flores ou frutas que apenas se usa para preparar da mesma maneira que o original. Uns e outros, de qualquer modo, aproximam as pessoas e aquecem relações.

Por muito tempo usada com finalidade terapêutica, como um tônico capaz de recuperar a energia, a bebida, feita com a Camelia Sinensis acabou ganhando outros espaços na sociedade. Aos poucos, conquistou o mundo e passou a ser consumida pelo puro prazer da degustação

A portuguesa Catarina de Bragança é apontada como responsável pela adoção do hábito de tomá-lo na Europa do século XVIII. Ela teria levado uma arca cheia das folhas como parte do dote em seu casamento com o rei Carlos II da Inglaterra.

A moda pegou para sempre. Se você ainda não foi conquistada, isso vai mudar depois de ler esta matéria. Além de infusões muito especiais, há também receitas de guloseimas para acompanhá-las e de drinques feitos com o tradicional chá preto. Motivos de sobra para você programar um encontro com amigos queridos.

Dois jeitos de preparar
1 - Para ervas frescas, flores e folhas, prefira a infusão. Coloque as ervas num recipiente, preferencialmente de porcelana, despeje água fervente. Tampe bem, deixe descansar por 10 minutos e coe.
Sirva quente ou frio.

2 - Talos, raízes e cascas devem ser cozidos. Ponha as ervas num recipiente com água fria, tampe e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Tire do fogo e deixe tampado por alguns minutos mais. Coe e sirva.

Para todos os gostos
A planta é a mesma, mas o tratamento dado á Camelia Sinensis resulta em diferentes sabores.

Verde  
As folhas vão para a secagem após a colheita. Seu sabor é um tanto amargo. Um dos melhores é o gyokuro (gotas de orvalho), do Japão, cujas folhas são cobertas com telas antes da colheita. Assim, preservam a clorofila e perdem tanino, ficando adocicadas.

Preto 
Deixam-se as folhas em tanques fechados até fermentarem. Depois elas são aquecidas e desidratadas . Seu sabor é acentuado e a cor, escura. Os melhores são os de Darjeeling, na Índia. Seu gosto parece com o das nozes.

Oolong
Uma secagem rápida é feita logo após a colheita. Depois as folhas vão para um tanque, para fermentar, mas o processo é interrompido no início. De sabor suave, os melhores lembram o pêssego.

Aromatizados
Qualquer chá, independentemente do tratamento pelo qual tenha passado, pode receber a adição de outras folhas, frutas secas ou flores, cujo sabor se mistura com o seu.


Chá com gengibre
Ingredientes:
2 xícaras de leite
1 1/2 xícara de água
2 colheres (chá) de chá preto
1 fatia de gengibre
2 cravos
2 paus de canela
4 cardamomos

Fácil, 3 porções, 100 calorias por porção.

Preparo:
Ponha os ingredientes numa panela alta. Leve ao fogo baixo e ferva por 15 minutos, mexendo de vez em quando para o leite não derramar. Coe e sirva.

Vejam mais receitas de chás,  na próxima postagem.
Bjos!

Fonte: Cláudia Cozinha

Poderá gostar também de:

4 comentários

  1. Oi Nilda

    Obrigada pelas visitas que vc tem feito ao meu blog, seu post de hoje está dez!! Adorei..Gosto muito de chá, e adorei saber que existem muitos que ainda não provei, mas vou prová-los, ah!! se vou. Essa receita de chá com gengibre deve ser deliciosa. Parabéns pelo post...bjocas

    ResponderExcluir
  2. Olá linda,

    Me deixou com vontade de um chazinho bem quentinho que delicia....


    Mil beijos

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook