cosméticos

Como identificar reações alérgicas ao uso de cosméticos

terça-feira, março 29, 2011


Olá meninas, tudo bem?
Encontrei essa matéria e quis compartilhar aqui.
É um assunto muito sério, eu já tive reações alérgicas a cosméticos, e vocês?
Leiam e comentem.

Bjos!!!


Trata-se do desconforto da pele devido ao uso de cosméticos. Sabemos que substâncias químicas perigosas estão em toda parte, são liberadas no meio ambiente e contaminam o ar e a água e podem ser encontradas até no que ingerimos, no ar que respiramos, nas roupas que usamos, nos cosméticos do dia a dia.

O sistema imunológico promove uma luta contra o agente que causa irritações ou contra a substância agressiva, exprimindo-se em uma reação inflamatória de diversos graus. São comuns a vermelhidão, o calor, o inchaço e a coceira.

O dano potencial da exposição a agentes tóxicos depende de vários fatores: se é uma exposição única, múltipla ou contínua, de uma única fonte ou de múltiplas fontes. Importante é deixar claro que as pessoas expostas aos agentes de risco em baixas doses por longos períodos de tempo na maioria dos casos não apresentará sintomas de intoxicação aguda.

Reações adversas aos uso de cosméticos

Por definição as formulações de cosméticos devem ser seguras ao uso, mas sempre existe a possibilidade de ocorrência de reações adversas em pessoas potencialmente propensas, que podem se dividir em três grandes categorias distintas.

1ª) Síndrome da irritação relacionada ao uso de cosméticos

É um processo que se apresenta como uma “pele irritada”, definida como uma inflamação localizada. Determinadas formulações produzem irritação somente após aplicações repetidas, fenômeno denominado “ irritação cumulativa”. Por exemplo, os produtos esfoliantes com grãos ou esferas, que podem causar irritação mecânica pela fricção.

Existe um tipo especial de irritação onde não ocorre lesão clinicamente visível, porém o paciente se queixa de queimação ou formigamento pela aplicação de um cosmético. Esse tipo de irritação geralmente ocorre na face após no máximo uma hora da aplicação do produto em indivíduos suscetíveis. Os ingredientes que produzem tal fenômeno são propilenoglicol, ácido benzóico, hidroxiácidos e o etanol.

2ª) Sindrome da urticária de contato

É uma reação que consiste no desenvolvimento de uma resposta de eritema (vermelhidão/doença inflamatória da pele) e edema (inchaço) por acúmulo anormal de líquido no organismo) cerca 30 a 60 minutos após a pele ser exposta a certos agentes.

3ª) Reações de hipersensibilidade tardia

De todas as dermatites de contato, aquelas relacionadas ao uso de cosméticos constituem uma grande parcela dos casos. Nesse grupo, os ingredientes fotoalergênicos mais usados em cosméticos são os filtros solares e fragrâncias.

Trata-se de um quadro que afeta aproximadamente 1% da população global e pode ocorrer na face, pescoço, mãos, axilas ou mesmo de forma generalizada.

Os conservantes adicionados aos cosméticos com o fim de prevenir a contaminação por micro-organismos ou degradação induzida por oxidação ou radiação ultravioleta também são agentes capazes de induzir reações alérgicas Parabenos e o formaldeído ou libertadores de formaldeído estão fortemente relacionados a reações alérgicas e devem ser evitados.

Tudo isso mostra a fundamentalidade da condução de segurança para cada formulação testada. Conheça o produto que você usa na sua pele, leia a embalagem e evite reações indesejadas.


Por Sonia corazza.

Fonte: UOL

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook