2014

Estão abertas as inscrições para programa de voluntários da Copa do Mundo de 2014

terça-feira, agosto 21, 2012

Olá pessoal, boa tarde!

Achei legal trazer essa matéria para vocês, afinal em 2014 teremos a Copa do Mundo no Brasil e os voluntários são muito importantes durante o evento.
Leia com atenção se tiver interesse em se inscrever!


Segundo site  nesta terça-feira começam as inscrições para o programa de voluntários da Copa do Mundo de 2014. Um evento do Comitê Organizador Local do Mundial (COL) marcado para às 9h irá marcar o início do prazo para que os interessados em trabalhar na Copa  gratuitamente se candidatem a uma vaga.

Cerca de 18 mil voluntários deverão ser convocados para trabalhar só durante a Copa do Mundo, cerca de 1,5 mil em cada uma das 12 cidades-sede do torneio. Mais 6 mil pessoas também poderão ser chamadas a prestar serviços voluntários durante a Copa das Confederações, no ano que vem.

Empresários contra

Para alguns  empresários a Fifa deveria contratar trabalhadores e não convocá-los para trabalhar de graça. Um deputado federal  prometeu  tentar impedir o voluntariado na Copa

As inscrições para o programa poderão ser feitas no site da Fifa (www.fifa.com). Qualquer pessoa com mais de 18 anos, brasileira ou não, poderá concorrer a uma vaga para trabalhar como voluntário na Copa sediada no Brasil.

Os voluntários irão prestar serviços nos setores de transporte, mídia, segurança, protocolo, atendimento a turistas, departamento médico, serviço de idiomas, entre outros.

São esperados pela Fifa e COL mais de 80 mil inscrições de interessados. Vários fatores devem ser avaliados antes de determinar quem poderá fazer parte da equipe de voluntários da Copa de 2014.

Antecedentes criminais de todos os candidatos inscritos serão verificados. Os pré-aprovados passarão por entrevistas e testes para saber se atendem aos requisitos da Fifa.

Quem for escolhido ainda passará por treinamento e terá uma rotina de trabalho rígida. O voluntário terá de cumprir turnos de até 10 horas de trabalho. Não receberá nenhuma remuneração financeira,mas terá direito a alimentação, transporte e uniforme.

A Fifa publicou em seu site uma seção de perguntas e respostas a respeito do assunto antes do lançamento do programa de voluntariado. Se você tiver qualquer dúvida, confira as informações abaixo:

O que é o programa de voluntários da Copa do Mundo?

O Programa de Voluntários é uma oportunidade de milhares de pessoas do Brasil e do mundo participarem da Copa do Mundo de 2014 através da cessão do tempo e da prestação de serviços ao Comitê Organizador Local (COL).

Quantos voluntários participarão da Copa das Confederações? E da Copa do Mundo?

Trabalhando nas ações diretamente ligadas ao evento e aos estádios, serão aproximadamente 6.000 voluntários na Copa das Confederações e 18.000 na Copa do Mundo. Além dos voluntários diretamente ligados ao evento, poderemos ter outros voluntários ligados ao atendimento aos turistas, espalhados pelas sedes das competições.

Qual a idade mínima para ser voluntário nos eventos?

É necessário ter pelo menos 18 anos, completados antes do início do evento, para poder ser voluntário. Não existe limite máximo de idade.

Como fazer para ser voluntário?

O lançamento do programa de voluntários será divulgado na imprensa e no site oficial da Fifa.  Para participar, é necessário fazer a inscrição via internet, participar do processo seletivo e acompanhar as notícias que serão divulgadas no site www.fifa.com.

Posso ser voluntário caso possua alguma deficiência?

Sim, o Comitê Organizador está dedicado a garantir que todo mundo tenha igual acesso ao programa de voluntários da Copa do Mundo, à Copa das Confederações e aos eventos associados. 

Como me inscrevo para ser voluntário?

No site fifa.com será disponibilizado um link para fazer a inscrição no programa de voluntários.

Quero enviar meu currículo para ser aproveitado. Como faço isso?

Não adianta mandar currículos, pois as inscrições somente serão aceitas se foram realizadas online.

Quais os programas de voluntários existentes?

O programa de voluntários da Copa do Mundo, da Copa das Confederações e dos eventos associados é único e de responsabilidade do Comitê Organizador. Não existem outros programas autorizados a selecionar voluntários para os eventos acima citados.

Como será o processo seletivo?

O processo será composto por diversas fases (algumas presenciais e outras online), sendo a presença e aprovação em todas é obrigatória, a saber:

- inscrição no site;

- entrevistas;

- treinamento geral;

- treinamento específico;

- entrevistas específicas.

Como acompanharei o processo de andamento do programa ao longo do tempo?

Todas as informações serão disponibilizadas no site fifa.com e, além disso, informações serão disponibilizadas na página de cadastro de cada voluntário.

O que o Comitê Organizador irá fazer com minhas informações?

Suas informações serão mantidas confidenciais e sob a responsabilidade do Comitê. É importante mencionar, no entanto, que serão realizadas verificações de antecedentes criminais em todos os candidatos.

Eu poderei escolher em que área atuar?

Os candidatos poderão informar suas áreas de preferência, porém, durante o processo de seleção, o perfil individual será verificado, assim como as habilidades de cada um. É importante que todos saibam que cada vaga requer conhecimentos, habilidades e uma determinada disponibilidade de tempo e, para a oferta de oportunidades, tais informações serão cruzadas para atingirmos o melhor resultado possível.

O que eu vou receber por trabalhar nas Copa do Mundo e nos seus eventos auxiliares?

O trabalho voluntário é por natureza um trabalho sem remuneração. Por conta disso, não haverá pagamento de nenhum tipo de salário ou ajuda de custo para hospedagem, porém, visando não gerar ônus, as pessoas que nos oferecem seu tempo, vontade e dedicação o Comitê Organizador e a Fifa irão fornecer os uniformes, um auxilio para o deslocamento até o local de trabalho (dentro da sede) e alimentação durante o período em que estiver atuando como voluntário.

Qual a duração do turno diário de trabalho voluntário?

O turno diário de trabalho voluntário durará até 10 horas.

Por quanto tempo preciso estar disponível para o evento?

É necessário ter disponibilidade de pelo menos 20 dias corridos na época dos eventos.

Existe alguma diferença entre os tipos de voluntários?

Existem algumas funções que possuem requisitos muito específicos e, por isso, necessitam de conhecimentos e habilidades específicas. Isso leva à criação de uma organização baseada em especialistas e generalistas:

- Os especialistas atendem a áreas como imprensa, departamento médico, serviços de idioma etc;

- Os generalistas atendem a todas as outras áreas de trabalho e têm foco no atendimento ao público em geral.

Eu não moro em nenhuma das sedes da Copa do Mundo. Como faço para participar?

A inscrição online pode ser feita de qualquer local, mas é importante que as pessoas saibam que terão de estar disponíveis para o trabalho no período determinado e na cidade na qual for alocado/escolher, sabendo que o Comitê não proverá nenhum tipo de auxílio para a hospedagem.

Como posso contatar o programa de voluntários?

Através do e-mail voluntarios@brasil2014.com.br

Os voluntários poderão assistir aos jogos?

Não serão disponibilizados assentos para os voluntários. Alguns poderão estar trabalhando nas arquibancadas ou em áreas com visibilidade para o campo, mas é importante saber que estarão trabalhando e, por isso, não deverão ter tempo para assistir aos jogos. Nos intervalos do seu horário de trabalho, no entanto, poderão ir ao centro de voluntários, onde poderão assistir por alguns momentos a alguma partida que esteja sendo transmitida.

Para ser voluntário na Copa do Mundo de 2014 é obrigatório saber o inglês corretamente?

Nem todas as posições necessitam o domínio de outros idiomas. Porém, em algumas funções, este é um fator determinante para seleção.

Estou morando no exterior, como faço para participar?

Cadastre-se normalmente no site fifa.com. Antes de ser iniciado o processo seletivo, informações específicas serão fornecidas sobre como serão contatados os candidatos que são estrangeiros ou que são brasileiros e moram no exterior.

Quando serão iniciadas as inscrições?

A data exata ainda está em fase de definição. Fiquem atentos ao site fifa.com.

Fonte: UOL

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook