bolero

Bolero de tricô lilás - Passo a passo - Receita

domingo, maio 20, 2012

Olá pessoal, boa tarde!
Comece a tricotar agora mesmo com esse passo a passo.
A receita da vez é de um bolero muito charmoso!
Espero que gostem!

Fonte: Portal do Artesanato

Tamanho: 40

Materiais necessários:

Lã Seda (novelo com 100 g), da Círculo
5 novelos na cor lilás (6399)
Agulhas para tricô da Círculo nos 5 e 6
Agulha circular para tricô nº 5
Agulha para crochê Círculo nº 9 (3,5 mm).

Pontos e abreviaturas usados: tricô (t.), meia (m.), laçada, 2 pontos juntos em tricô, 2 pontos meia cruzados à esquerda com meia (coloque 2 pontos à espera numa agulha auxiliar na frente do trabalho, 2 meia, trabalhe em meia os pontos à espera), correntinha (corr.), ponto baixíssimo (p.bx.), ponto baixo (p.b.) e ponto alto (p.a.).

Passo a Passo: o bolero é feito numa peça só, começar pelo punho da manga direita. Montar 40 pontos na agulha para tricô nº 5 e trabalhe em ponto de barra 2/2, acompanhando o diagrama 2. A 7 cm de comprimento, distribua 12 aumentos regularmente na carreira, mude para as agulhas para tricô nº 6 e trabalhe no ponto fantasia, acompanhando o diagrama 1.

Trabalhe aumentando nos 2 lados, a cada 12 carreiras, 1 ponto 6 vezes. A 58 cm de comprimento, monte nos 2 lados para as costas e para a frente direita 34 pontos e trabalhe-os em ponto fantasia, acompanhando o diagrama 1. A 10 cm do início da frente e das costas, trabalhe somente sobre os primeiros 64 pontos para as costas por mais 20 cm;
-->
Frente direita: retomar os 68 pontos, trabalhe 1 carreira no direito sobre os 68 pontos, trabalhe a carreira do avesso sobre 56 pontos e arremate os 12 pontos do final da carreira. Trabalhe arrematando do lado da barra, a cada 2 carreiras, 4 pontos 8 vezes e no lado do decote, a cada 2 carreiras, 2 pontos 8 vezes. Arremate os 8 pontos restantes.

Frente esquerda: montar 8 pontos na agulha para tricô nº 6 e trabalha no ponto fantasia, acompanhando o diagrama 1 nos mesmos pontos que foram arrematados no final da frente direita para encontrar no ponto certo das costas quando for feita a união das partes. No final de cada carreira do direito que formará a barra, monte 4 pontos 8 vezes, e no final de cada carreira do avesso que formará o decote monte 2 pontos 8 vezes, totalizando 56 pontos. Monte 12 pontos no final da carreira do lado do decote e retome os pontos das costas. Trabalhe mais 10 cm e arremate nos 2 lados, 34 pontos 1 vez.

Manga:  trabalhar iniciando as diminuições na mesma distância dos últimos aumentos laterais. Diminua 1 ponto de cada lado, a cada 12 carreiras 6 vezes. A 51 cm de comprimento da manga, distribua 12 diminuições regularmente na carreira, mude para as agulhas para tricô nº 5 e trabalhe em ponto de barra 2/2, acompanhando o diagrama 2 por mais 7 cm e arremate todos os pontos.

Acabamento e montagem: costure as laterais e feche as mangas. Levante 240 pontos na agulha circular para tricô ao redor do bolero e trabalhe em ponto de barra 2/2, acompanhando apenas as carreiras pares do diagrama 2. A 4 cm de comprimento, arremate todos os pontos. Com a agulha para crochê, trabalhe o acabamento ao redor dos punhos e do bolero, acompanhando o diagrama 3. Pregue o botão na frente esquerda.
-->
Amostra: quadrado de 5 x 5 cm (agulha para tricô nº 6) = 10 pontos x 10 carreiras, medidos sobre o ponto fantasia (diagrama 1).


Poderá gostar também de:

3 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook