amêndoas

Bolo gelado de Amêndoas

segunda-feira, dezembro 06, 2010

24 porções


Massa
1 xícara (200g) de manteiga em temperatura ambiente
150 g de marzipã comprado pronto
2 1/4 de xícara de açúcar 
3 gotas de essência de amêndoas 
4 xícaras de farinha de trigo
4 colheres (chá) de fermento em pó
1 1/3 de xícara leite integral  (não use leite desnatado)
1 1/3 de xícara (180 g)  de amêndoas moidas
9 claras


Cobertura
1 1/4 de xícara de açúcar
8 gemas
5 colheres (sopa) de licor de laranja (Cointreau ou Grand Marnier)
1 colher ( chá) essência de baunilha
1 1/2 xícara (300g) de manteiga em temperatura ambiente cortada em pedacinhos
1 xícara (320g) de geléia de framboesa mexida com um garfo
1 1/2 xícara (200g) de amêndoas com pele, laminada e levemente tostadas 
300 g de morangos


1 - Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo 3 fôrmas de 23 cm de diâmetrro com bordas de 3 cm de altura.
2 - Prepare a massa na tigela da batedeira, coloque a manteiga e o marzipã, e bata até misturar bem. Aos poucos, junte 1 e 3/4 de xícara de açúcar ; batendo bem, até obter um creme fofo. Acrescente a essência de amêndoas.
3 - Adicione , alternadamente, a farinha de trigo misturada com fermento e o leite, batendo sempre. Junte as amêndoas moidas e misture bem, até a massa ficar homogênea.
4 - Bata as claras e o açúcar restante até obter um merengue firme, mas não seco. Acrescente à massa e misture delicadamente com uma espátula
5 - Distribua a massa pelas fôrmas preparadas, leve ao forno preaquecido e asse por cerca de 35 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco
6 - Tire do forno e deixe esfriar por cerca de 10 minutos. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar completamente.
7 - Prepare a cobertura, coloque o açúcar, as gemas, o licor e a baunilha numa panela, leve ao banho-maria e bata com um míxer por cerca de 10 minutos ou até a mistura engrossar (não deixe o fundo da panela tocar a superfície da água).
8 - Tire a panela e continue batendo até a mistura esfriar. Aos poucos, junte a manteiga, batendo até obter um creme fofo e homogêneo.
9 - Monte o bolo: corte 2 discos de massa ao meio no sentido horizontal. Num prato de servir, coloque um disco de massa e cubra com 3 colheres (sopa) de geléia de framboesa e 1/2 xícara de cobertura. Repita as camadas alternando os discos de massa, a geléia e a cobertura.
10 - Corte um círculo de 15 cm de diâmetro do terceiro bolo, obtendo um anel de 4 cm de largura. Coloque o anel de massa sobre o bolo montado, pressionando delicadamente. Deixe no freezer por cerca de 30 minutos.
11 - Cubra a lateral e o topo do bolo com a cobertura de manteiga. Pressione as amêndoas laminadas na lateral do bolo. Coloque a cobertura restante num saco de confeitar com bico pitanga e decore o anel do bolo. Deixe no freezer por cerca de 2 horas.
12 - Separe 8 morangos bem bonitos. Corte os restantes em quartos. Recheie o centro do anel com os morangos cortados e decore com os morangos inteiros.

Dicas
Os bolos podem ser preparados na véspera, cobertos e guardados em temperatura ambiente.
Guarde o centro do bolo para usar em outra ocasião: corte em cubinhos e sirva num lanche. Ou então, corte em tiras e torre, deixe esfriar e guarde em lata herméticamente fechada para oferecer como biscoitinhos com o café.
O bolo pode ser montado na véspera, coberto e guardado no freezer. Deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de servir. Decore com os morangos no momento de levar à mesa.

Fonte: Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook