Boa tarde galera,hoje trago para vocês dicas de como escolher uma casa para comprar, ou até mesmo alugar, espero que seja útil.
Para renovar o lugar onde você mora vale tudo, da simples pintura a um mudança efetiva de endereço. Veja tudo o que é preciso fazer, desde a hora e a forma de inspecionar um imóvel para comprar ou alugar.
Procurar um imóvel para comprar ou alugar é tarefa que exige paciência, cuidado e muita atenção.
Para não levar gato por lebre, fique esperta (o) e aprenda como você deve inspecionar uma residência para descobrir eventuais problemas que não aparecem à primeira vista. Não se deixe impressionar por uma fachada deslumbrante ou, se houver moradores, móveis, cortinas e tapetes luxuosos. Eles serão levados pelos antigos moradores e, para você sobrará a casa vazia, com seus defeitos e qualidades.
Pisos e paredes
Paredes sujas e desbotadas podem causar má impressão, mas significam muito pouco. Se uma pintura nova for tudo o que o imóvel pedir, comemore: esse é um dos problemas mais fáceis de resolver (veja o post "A arte da pintura").
Se a pintura estiver novinha, redobre a atenção. uma camada muito nova de tinta podem esconder manchas que indicam algum problema nas instalações hidráulicas (veja a seguir).
Paredes trincadas podem ser sinal de um problema estrutural. Nesse caso, o mais prudente é pedir a opinião de um arquiteto ou engenheiro.
Paredes grossas não garantem isolamento acústico. Se elas forem de tijolo vazado, o ruído será ouvido no ambiente ao lado.
Azulejos que precisam ser repostos podem causar dor de cabeça, principalmente se forem muito antigos - além de difíceis de encontrar, as peças fora de linha são vendidas por unidade.
Pisos frios,( mármores, ardósia,etc.) são bonitos, práticos e caros. Lembre-se de que é difícil trocar apenas uma parte de determinado piso - difícilmente você encontrará algumas poucas pedras no tom exato das restantes.
Se a casa estiver coberta de tapetes, peça com jeitinho, para olhar por baixo. Só assim você poderá saber as verdadeiras condições do piso. Procure imaginar, também, como ficará o ambiente sem o "calor" daqueles tapetes, principalmente se o piso for de pedra.
Carpetes podem ser trocados sem grandes imprevistos. Mas pergunte sobre qual base eles foram colocados. Algumas coberturas não podem ser aplicadas sobre um piso irregular, e você deve calcular que terá trabalho e despesas extras para nivelar o chão.
De olho na umidade
Informe-se sobre o material usado no encanamento. Em imóveis mais antigos ele pode ser de ferro galvanizado e estar enferrujado. Os tubos de PVC, para água fria, não enferrujam mas são mais frágeis. Para água quente o ideal são os canos de cobre.
Manchas de umidade e mofo nas paredes podem denunciar problemas nas instalações hidráulicas. Capriche na vistoria, procurando vazamentos visíveis, abrindo torneiras e chuveiros e acionando as descargas. Deixe a água correr um pouco na pia e no box para ver se não empoça, um sinal de ralos emtupidos.
Em prédios, observe se os tetos dos banheiros e cozinha estão manchados . Pode ser sinal de infiltrações ou vazamentos nos andares de cima. É bom verificar também se isso ocorre no andar de baixo - nesse caso, é possível que o vazamento esteja no próprio apartamento que você está inspecionando.
Se estiver olhando uma casa com manchas no forro, o telhado pode ter goteiras ou telhas quebradas. Outra possibilidade é haver uma calha entupida ou um vazamento na caixa d'água.
Use o tato para descobrir se há umidade dentro dos armários de cozinha e banheiro, passando a mão nas paredes internas dos móveis.
Bata na madeira
Cupim é um problema seríssimo e difícil de solucionar. Se o imóvel estiver totalmente infestado, desista.
Inspecione móveis e estruturas de madeira. Pequenos furos e montinhos de pó denunciam a presença de cupins.
Peça para olhar as paredes internas dos armários de madeira. Observe com cuidado batentes de portas, molduras de janelas e rodapés.
Manchas escuras em pisos de madeira nem sempre são sinal de umidade. Elas também podem ser causadas pelos cupins.
Abra e feche janelas e portas para ver se não estão emperradas ou fora de prumo. Às vezes é preciso quebrar toda uma parede para trocar uma porta.
Verifique o alinhamento do telhado. Depressões indicam que a madeira interna está empenada e com falhas.
Pisos de tacos de madeira são relativamente fáceis de ser recuperados. Muitas vezes basta trocar algumas peças e aplicar sinteco novo para uniformizá-los.
O piso de tábuas corridas é um pouco mais complicado. Como no caso das pedras, talvez seja preciso trocar todo o piso para recuperar uma única parte estragada. Se a área defeituosa for pequena e permitir, talvez seja melhor apenas escondê-la sob um móvel ou tapete.
Toda eletricidade
Computador, fax, microondas, secadora de roupas são equipamentos mais ou menos recentes. A rede elétrica de um imóvel antigo pode não suportar toda essa carga. É recomendável pedir a ajuda de um profissional para checar as instalações.
Inspecione o quadro de luz com alguém que entenda do assunto. Veja se adaptações são viáveis e quanto custarão.
Se você for colocar mais pontos de força ou de telefone, instalar tomadas de três pontos, criar novas entradas para a antena coletiva ou para a tv a cabo, saiba que muitas vezes é preciso quebrar paredes para embutir a fiação. Analise a situação para ver se vale a pena.
Converse com moradores e vizinhos para saber se ocorrem muitos problemas elétricos no local, como queda de força, curto-circuitos e queima de aparelhos
Boa localização
Se você tem um imóvel em vista, visite a rua e as redondezas em diferentes dias e horários - de manhã, à noite, no fim de semana e em dias úteis para saber se o local não é muitto barulhento, sujeito a congestionamentos de trânsito ou confusões noturnas.
Procure obter o maior número de informações possível sobre a rua e o bairro. Veja se há planos para obras pública, como construções de viadutos ou futuras linhas de metrô, que obrigarão a desocupação do imóvel. Se a área for declarada de utilidade pública, o imóvel pode ser desapropriado.
Verifique também como é a segurança do local. Roubos e assaltos constantes são um péssimo sinal.
O posicionamento da casa no terreno ou o lado para o qual o apartamento está voltado devem ser analisados para você saber como é a insolação do imóvel. O ideal é que quartos e salas recebam bastante sol e luz pela manhã, o que acontece quando as janelas estão voltadas para a face norte. Mas se você mora numa região muito quente e quer uma casa fresquinha, é melhor procurar um imóvel que fique à sombra.
Fonte: Revista Criativa
0 comentários
Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.