diversos

Hora de mudar

domingo, dezembro 12, 2010



E aí gente? o assunto de hoje é mudança. Seguindo essas dicas, com certeza, vai ser super tranquila a sua e logo você estará desfrutando do seu novo lar.


Mudanças sempre são trabalhosas, mas com um pouco de planejamento, organização e essas dicas, você poderá evitar muita dor de cabeça.

Sempre chega uma hora em que a gente tem que mudar. Se a mudança, no caso for de casa e você já fica nervosa só de pensar na bagunça, não se apavore. Com um pouco de planejamento, você poderá se mudar com o mínimo de transtornos e aproveitar para curtir ao máximo a casa nova.

Serviço Especializado


O ideal é contratar uma empresa especializada em mudanças, claro. Mas isso não significa que você vai ficar bela e folgada, sem mexer um dedinho, enquanto os funcionários embalam e transportam tudo. Na verdade. quanto mais coisas você mesma guardar, mais fácil será a mudança e a arrumação da nova casa.

Para escolher a empresa, pesquise muito. Peça indicações a conhecidos que se mudaram recentemente - estas são as melhores referências .

Ao ligar para as empresas peça para um funcionário ir fazer o orçamento pessoalmente. Orçamentos feitos pelo telefone, sem que a empresa cheque a quantidade de móveis e objetos e como serão removidos, podem trazer surpresas desagradáveis.

Toda empresa deve oferecer um contrato para a prestação do serviço. Leia todas as cláusulas atentamente e veja quais garantias (como seguros) são oferecidas.

Se você tem objetos preciosos que precisem ser transportados com cuidado especial (um piano, por exemplo), converse com a empresa para saber como ele será removido. Se for o caso, deixe por escrito o que deverá ser removido de forma diferenciada. Isso pode esclarecer o orçamento, mas evitará maiores prejuízos depois.

Organize tudo


Comece a preparar a mudança com 15 dias de antecedência. Reserve um cômodo ou canto para ir colocando tudo o que já pode ser embalado.

Arranje caixas de papelão de diversos tamanhos. Muitas vezes a própria empresa contratada pode fornecer as caixas antes (provávelmente você terá que pagar um depósito por isso).

Junte jornais velhos para forrar as caixas. Mas não as use para embrulhar roupas e louças - a tinta se solta fácilmente deixando tudo sujo. O melhor é envolver estes objetos com papel branco ou de embrulho.

Faça uma relação de tudo o que você tem, listando os objetos em grupos: roupas de cama, de mesa, vestuário, louças, discos etc. Coloque cada grupo em caixas separadas  - se estiver tudo misturado será muito mais difícil arrumá-los depois.

Cada vez que encher uma caixa, prenda por fora uma relação do que contém. Quando a mudança chegar na casa nova, peça aos funcionários para colocarem cada caixa no cômodo em que os objetos serão guardados (cozinha, quarto, banheiro, etc.).

Já deixe encaixotado tudo o que estiver fora de uso, como roupas da estação passada, toalhas de festa etc. Aproveite quando estiver embalando para descartar tudo o que não usa mais  e distribua entre parentes, amigos ou doe a alguma instituição beneficiente.

Talvez você prefira guardar sózinha miudezas (como bijuterias) jóias ou objetos de grande valor afetivo. Eles também devem ser divididos em grupos e guardados em caixas separadas (providencie algumas caixas pequenas) e etiquetadas. Peças fáceis de quebrar devem ser envolvidas em plástico bolha. Você pode levar estas caixas em seu próprio carro. Confira o estoque do último supermercado e planeje para que um dia antes da mudança, geladeira, freezer e despensa estejam quase vazios.Deixe para fazer o supermercado do mês depois que estiver instalada na casa nova.

Nos dois dias que antecedem a mudança  faça uma "senhora" faxina na casa nova. Se for o caso, já deixe as prateleiras dos armários forradas.

Um ou dois dias antes, separe as roupas que vai precisar, objetos de higiene pessoal e alguns pratos , copos, talheres e panelas.

Pode Embalar


Os funcionários das transportadoras são ágeis para encaixotar a mudança. Só vá indicando o que quer que fique em cada caixa - siga a lista que você fez separando os objetos em grupos.

Se você quiser encaixotar algumas coisas sózinha, lembre-se de forrar as caixas com bolas de papel amassado para criar uma espécie de "colchão" para os objetos, amortecendo o impacto inevitável no transporte. Louças e vidros devem ser embrulhados em papel branco ou plástico bolha e ficar bem ajustados na caixa - se sobrar espaço as peças podem se chocar.

Não caia na tentação de colocar todos os livros ou discos numa única caixa grande. Você precisará de um guindaste para levantá-la depois.

As roupas são colocadas nas caixas seguido a disposição que elas ficam no armário. Peças de uma mesma gaveta ficam juntas, roupas de crianças vão separadas das dos adultos e assim por diante. Para as roupas de pendurar as empresas têm caixas especiais, com cabides.

Guarde as roupas de cama, mesa e banho bem dobradas e empilhe-as com cuidado para não ter que passar tudo depois.

Verifique se os produtos de limpeza em uso estão com a embalagem bem fechada e coloque-os em sacos plástiscos bem vedados para que não vazem. Faça o mesmo com os alimentos, como óleo, pacotes de açúcar etc.

Coloque os alimentos de geladeira ou freezer que sobraram em geladeirinhas de isopor ou embalagens térmicas. Evite levar congelados, pois provávelmente eles ficarão mais tempo que o recomendável fora do freezer.

Regue suas plantas na véspera. No dia da mudança envolva cada vaso num saco plástico. Se você tiver espécies pendentes, suspenda os ramos e prenda-os colocando uma folha de jornal em volta, sem apertar.

Antes do caminhão chegar, retire os lustres dos pontos de luz e deixe os abajures desmontados.

Chegou a Hora

Para definir o dia da mudança, converse antes com os vizinhos da rua ou com o zelador do prédio. Nos condomínios, você precisará saber se há dias estipulado para mudanças. Veja também se há ocasiões de trânsito mais complicado (por exemplo, dia de feira).

É bom se informar também se não há outra mudança planejada para o mesmo dia. E verificar se o caminhão terá onde estacionar. Se for o caso, tente "guardar" a vaga na rua.

Marcados o dia e a hora da mudança, combine quem ficará acompanhando o trabalho dos funcionários. O ideal é ter pelo menos duas pessoas da família ou de confiança cuidando disso. Uma fica na casa que está sendo desocupada e a outra fica na nova residência para receber a mudança.

Faça uma planta da distribuição dos móveis. Se possível, escolha a disposição definitiva - assim, os funcionários da transportadora carregarão tudo e você não precisará ficar arrastando mesas e sofás de um canto a outro.

Fonte: Revista Criativa

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook