aniversário

Capital Mineira faz seu 113º aniversário

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Parabéns BH!!!


Belo Horizonte celebrou ontem, dia 12 de dezembro 113 anos e reforça sua importância nos cenários cultural, econômico e social do país.


Belo Horizonte completa mais um ano de existência. Há exatos 113 anos, a capital mineira foi inaugurada como uma das primeiras cidades planejadas do Brasil e hoje é famosa, principalmente, por mesclar seu caráter urbano com características tradicionais das pequenas cidades de Minas.


Com 2.375 milhões de habitantes (segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a capital é uma metrópole que se destaca por estar rodeada de paisagens, muitas delas emolduradas  pela Serra do Curral. Outro ponto que chama a atenção são os bares sempre animados oferecendo petiscos de todos os tipos e a gastronomia variada.

Neste ano, a cidade comemora 113 anos de muitas histórias, conquistas e expectativas para o futuro. De acordo com Rogério Arruda, professor de História da UNIBH,o aniversário da cidade traz a importância de valorizar seus espaços  e qualidades naturais. "É fundamental que as pessoas valorizem o que é delas, daquilo que é o nosso patrimônio", afirma . Para ele, um passo importante na valorização da cidade foi dado nas comemorações centenárias. "Foram períodos importantes que sinalizaram uma mudança na maneira de compreender a cidade. Os eventos, passeatas e shows fizeram com que recuperássemos a afeição por ela", avalia.

Pontos turísticos

As cidades de Minas Gerais são famosas por serem carregadas de fatos históricos, monumentos e patrimônios da humanidade. Em Belo Horizonte não é diferente. Para Leandro Cardoso, professor do curso de geografia do UNIBH, a cidade, apesar de ser jovem, tem uma história rica e recheada de cultura que precisa ser melhor explorada pela população. "Muitas edificações não foram preservadas, mas nós temos o Museu Abílio Barreto , por exemplo. Algumas pessoas nasceram aquí e nunca foram visitá-lo", diz.

 Rogério ressalta que a cidade tem muitos espaços públicos destinados ao lazer e diversão que muitas vezes, passam despercebidos pelos habitantes. "Temos o Parque Municipal, que é uma excelente opção de lazer junto à natureza, ao verde e é gratuíto. Além dele , temos diversas outras praças e parques espalhados pelos bairros que ainda são desconhecidos para a maioria".

Universitários em prol da cidade


Em uma parceria do curso de Eventos do UNIBH e a Regional Noroeste da Prefeitura de Belo Horizonte, os alunos se uniram para tornar alguns pontos da capital livres da pichação e poluição visual. O projeto chamado Despiche-BH, teve início no 1º semestre deste ano e os universitários visitaram locais como o bairro Lagoinha e a Praça do Peixe, para pintar e devolver a beleza natural dos monumentos e casas. Para a professora Karla Delfim, coordenadora do curso de eventos, o projeto tem um caráter social que ultrapassa os muros da faculdade e contribui tanto na formação profissional como na formação pessoal de cada aluno. "Devemos formar profissionais que consigam ir além da capacidade técnica. Eles devem se desenvolver enquanto pessoas, desenvolver suas competências sociais e ajudar a construir um ambiente melhor nas comunidades", explica Karla.

Víctor Magalhães, aluno do 4º período do curso de eventos, gostou da idéia do projeto pela oportunidade de preservar os monumentos e, principalmente, pelo aspecto cultural. "Acredto que a pichação seja uma forma de expressão, mas ela é agressiva. Através do projeto nós podemos mostrar para esses jovens que eles podem se expressar e fazerem sua arte de uma forma legalizada, como o Grafite, por exemplo", declara.

Fonte: Jornal Super Notícias

  

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook