5 beleza

As 5 dúvidas mais comuns sobre a Toxina Botulínica do Tipo A - o Botox®

quarta-feira, junho 29, 2011


Olá pessoal, boa tarde!
O que acham dessa matéria?
Comentem!

Dermatologista esclarece as principais dúvidas e destaca os benefícios da substância no tratamento contra as rugas.

Utilizada há 20 anos, BOTOX®, a marca comercial de toxina botulínica tipo A mais conhecida e estudada do mercado, revolucionou a estética mundial e é, até hoje, um dos procedimentos estéticos mais realizados em todo o mundo. A técnica de aplicação evoluiu muito e continua sendo constantemente aperfeiçoada, sempre em busca de excelência e naturalidade dos resultados. Algumas dúvidas e equívocos sobre ele, no entanto, ainda surgem por aí. A dermatologista Dra. Bhertha Tamura esclarece as principais e derruba os grandes mitos sobre o procedimento.

1 - A TOXINA BOTULÍNICA TIPO A PODE SER UTILIZADA PARA AUMENTAR O VOLUME DOS LÁBIOS?

NÃO. Esta é uma das principais dúvidas sobre o tratamento com BOTOX®. É importante reforçar que a toxina botulínica tipo A não tem capacidade de aumentar o volume dos lábios; ela apenas relaxa a musculatura onde é injetada, tratando as rugas de expressão, ou seja, as rugas formadas pela ação dos músculos e visíveis com a movimentação facial. Desta forma, BOTOX® pode ser indicado para o tratamento daquelas rugas que se formam ao redor da boca, mas nunca oferecerá ganho de volume nesta região. O tratamento indicado para aumento de volume dos lábios é o preenchimento labial, que além do volume também pode ser utilizado para a redefinição de contorno labial.

2 - A TOXINA BOTULÍNICA TIPO A PODE PARALISAR O MÚSCULO, DEIXANDO O PACIENTE SEM EXPRESSÃO?

NÃO. Aqui está mais um grande mito sobre este tratamento! A toxina botulínica tipo A é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga e atua relaxando a musculatura. Este relaxamento por ser mais ou menos intenso, dependendo da dosagem e técnica de aplicação. Atualmente, o tratamento é individualizado para cada paciente, considerando as características e expectativas de cada caso, o que garante resultados cada vez mais naturais e satisfatórios.

3 - A TOXINA BOTULÍNICA TIPO A VICIA?

NÃO existe nenhuma evidência científica de que a aplicação da toxina botulínica tipo A cause dependência ou vício. O que existe é um alto grau de satisfação dos pacientes tratados, que, geralmente, querem repetir o procedimento.

4 - OS CREMES ANTI-RUGAS OFERECEM RESULTADOS SIMILARES AO TRATAMENTO COM A TOXINA BOTULÍNICA TIPO A?

NÃO. Apesar de muitos cremes prometerem resultados iguais aos obtidos com a aplicação de toxina botulínica tipo A, este é mais um mito. Primeiramente é importante reforçar que não existe nenhum creme com toxina botulínica tipo A em sua formulação. Além disso, os cremes agem superficialmente na pele, melhorando a hidratação e atenuando as rugas mais finas. Já a toxina atua diretamente no músculo responsável pela formação das rugas de expressão. Portanto, os cremes atuam de forma diferente e não são capazes de reproduzir resultados comparáveis à toxina botulínica tipo A.

5 - A TOXINA BOTULÍNICA TIPO A PODE SUBSTITUIR UMA CIRURGIA PLÁSTICA?

NÃO. As aplicações da toxina botulínica tipo A podem postergar a necessidade de uma intervenção cirúrgica, pois além de atenuar as rugas de expressão, podem prevenir o surgimento de novas rugas pela reeducação da mímica facial. Este tratamento também pode ser uma opção para pacientes com receio aos procedimentos mais invasivos ou mesmo para pacientes que buscam resultados eficazes sem períodos de recuperação. Desta forma, o tratamento com a toxina botulínica tipo A não substitui uma cirurgia plástica, mas pode postergá-la ou ainda ser utilizada como terapia combinada para maximização dos resultados.

Consultoria
Dra. Bhertha Tamura
Dermatologista

Fonte: Beleza Estética.com

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook