cozinha

Cuidados com o gás de cozinha

terça-feira, agosto 09, 2011


Olá pessoal, boa tarde!
Uma matéria muito importante!
Leiam com atenção!

Saiba  como usar o gás de cozinha de maneira segura para prevenir acidentes

Os cuidados com o gás de cozinha começam logo após a compra do botijão. Quando receber o recipiente, verifique se ele está em boas condições. Não aceite botijões amassados, enferrujados ou com o lacre rompido, devolva ao fornecedor.

O botijão de gás pode ficar dentro ou fora de casa, mas sempre em local ventilado, protegido do sol, da chuva e da umidade e longe de produtos inflamáveis, fontes de calor e faíscas.

Outra dica fundamental é usar os materiais corretos na hora da instalação do botijão de gás. Utilize somente equipamentos fabricados segundo os padrões técnicos de segurança.

A mangueira tem a função de levar o gás do botijão ou da instalação embutida na parede até o fogão. Ela deve ser feita em PVC transparente e ter uma faixa amarela com todas as informações do produto.

Para ajustar e fixar a mangueira ao fogão, use somente as abraçadeiras, pequenos anéis que geralmente acompanham as mangueiras oficiais. Jamais use arame, fitas ou outros materiais que podem danificar ou até perfurar a mangueira e causar vazamentos.

Nunca passe a mangueira por trás do fogão. O calor danifica o plástico, o que aumenta o risco de vazamentos. Se a entrada do fogão precisar ser modificada, o ideal é chamar a assistência técnica do fabricante ou um profissional especializado no serviço.

O regulador de pressão serve para reduzir e controlar a pressão com que o gás sai do botijão para alimentar os queimadores. Já o registro, é um dispositivo que bloqueia o fluxo do gás do botijão para o fogão e deve permanecer sempre fechado quando o gás não estiver sendo usado. Depois de instalar o regulador, gire a “borboleta” usando apenas as mãos até ficar firme, jamais use ferramentas.

Evitando acidentes

Os vazamentos são as principais causas de acidentes com gás de cozinha. Eles podem provocar explosões, incêndios, queimaduras ou asfixia, por isso devem ser evitados através de medidas simples.

Após a instalação, um truque para saber se o gás está vazando é passar uma esponja com água e sabão sobre a junção do cano com o botijão e do cano com o fogão. O aparecimento de bolhas na espuma é um sinal de que a operação de instalação deve ser repetida.

Se mesmo assim o vazamento de gás persistir, não acione interruptores elétricos, não ligue aparelhos elétricos, não acenda fósforos ou isqueiros e não fume no ambiente. Leve o botijão para fora da residência e chame imediatamente a empresa que entregou o gás.

Fonte: Dicas de Mulher

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook