dicas

Refrigerantes fazem mal a saúde?

sexta-feira, agosto 05, 2011


O refrigerante tem como ingredientes o açúcar (nos diet e light, adoçante), água gaseificada, extrato de noz de cola ou suco (de laranja ou limão) ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, e pelo menos sete aditivos químicos, que o leitor pode conferir na parte posterior da embalagem. A água gaseificada é uma mistura de água e gás carbônico (CO2).

Na hora de fechar a embalagem do refrigerante é inserida uma dose extra de gás carbônico, procedimento que torna o líquido mais ácido. Em 350 mililitros de refrigerante há em média 39 gramas de açúcar branco. A dose diária de açúcar recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 50 a 75 gramas. Ou seja, o valor diário de açúcar branco é facilmente ultrapassável porque muitos alimentos têm açúcar escondido, o que leva a um consumo alto que pode provocar infecções, cáries, osteoporose, baixa imunidade, diabetes, etc.

As plantas nos de cola e guaraná, contêm metilxantinas, por isso são consideradas estimulantes do sistema nervoso central. Aditivos químicos na forma de antiespumantes, espessantes, corantes artificiais, reguladores de acidez, realçadores de sabor, conservantes, sequestrantes, entre outros, são usados sob regulamentações técnicas que determinam níveis de segurança para todas essas substâncias, sem, no entanto estabelecerem um consumo individual seguro do refrigerante.
Hoje, a oferta de refrigerantes é enorme, com os mais variados sabores e cores, além de uma propaganda que convence pessoas a consumir um produto nutricionalmente pobre, e por esse motivo suas calorias são chamadas de “vazias”. Prefira, então, sucos naturais de frutas, água de coco e a própria água. Sucos de frutas, são recomendados porque ofertam inúmeras vitaminas, minerais e antioxidantes para o bom funcionamento do organismo, o que ajudaa evitar doenças relacionadas à má nutrição.

A água de coco, porque tem pouca gordura e calorias, nenhum colesterol e um equilíbrio natural de sódio, potássio, cálcio e magnésio, é uma bebida eletrolítica saudável. A água potável está envolvida em todas as funções das células, órgãos e sistemas; nenhuma substância é mais abundante no corpo do que ela (70 % das substâncias corporais são compostas de água).

A quantidade necessária de líquidos varia de pessoa para pessoa, porém recomenda-se para o adulto que a ingestão seja de cerca de 30 a 40 mililitros por quilo de peso ao dia. Para uma pessoa de 65 quilos, equivale à ingestão de dois litros e meio de água (inclui, é claro, todos os líquidos ingeridos no dia).

Fonte: novo tempo

Poderá gostar também de:

2 comentários

  1. sabe todo esse tempo eu pensei que a água não esra inportante mais agora e diferente eu acredito que a água e muito mais muito inportante kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Sou terapeuta holístico, mestre reikiano. É unanimidade para todos nós que lidamos com a saúde holística e integral do ser humano, a ABOMINAÇÃO, dentre tantas que ainda infestam nosso belo planeta azul, chamada REFRIGERANTE. Seja ligth, diet ou comum é de uma inutilidade completa ao ser humano, mas não para por ai. As energias que esse produtos movimentam no organismo humano são TERRIVELMENTE negativas, a ponto de bloquear certos chacras, principalmente os a base de cola. SomoS da opinião que esse tipo de produto deveria ser PROIBIDO IMEDIATAMENTE, o que óbvia e infelizmente não acontecerá tão cedo devido a distorção absurda que é a vida humana nesse planeta. Participei de um Evento Holístico em Porto Alegre, KOKHMAHÁ - SABEDORIA, que reunia terapeutas holisticos do Rio Grande do Sul e do Brasil e temas como este, a saúde integral do ser humano foi abordado. Uma dos nossos colegas, um dos palestrantes disse a seguinte frase a respeito dos refrigerantes, principalmente os a base de cola: “Os refrigerantes a base de cola são MAGIA NEGRA LÍQUIDA….” Isso esta, gradativa e inevitavelmente mudando, mas infelizmente ainda a maioria de nós não tem a mínima noção das forças ocultas que ainda, aparentemente dominam a Terra, fazendo com que o homem crie uma MONSTRUOSIDADE desse quilate….Mas nossa esperança e CERTEZA é de que isso não durará para sempre e ja podemos ver uma LUZ MARAVILHOSA no fim do túnel….cada vez mais perto!!

    PAZ, VIDA LONGA E PRÓSPERA…..FORÇA E LUZ!!!
    NAMASTE !!!

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook