Dieta

Qual o melhor horário para malhar?

sábado, agosto 20, 2011


Olá pessoal, bom dia!

Os exercícios devem ser feitos no período em que o corpo se adapta melhor, mas cada horário tem suas vantagens e desvantagens

Quando o assunto é atividade física, não existe um horário ideal. Há quem prefira pular da cama bem cedinho para levantar peso ou correr no parque, outros preferem reservar um tempo à tarde ou à noite para praticar esportes ou ir para a academia.

A escolha do melhor horário para malhar depende do espaço na agenda, da rotina de estudos e dos compromissos de cada um. Outro fator que deve ser considerado é o seu ritmo e gostos pessoais, se prefere atividades mais intensas ou mais tranquilas. Afinal, cada pessoa conhece seu relógio biológico e sabe como o corpo reage em cada situação.

Embora não exista comprovação de que um período ou outro seja melhor para malhar, cada um apresenta vantagens e desvantagens que podem influenciar nos resultados dos exercícios e também na saúde.

Por isso, antes de decidir qual o melhor horário para malhar é preciso conhecer os prós e contras de cada um para saber lidar melhor com eles. Isso também ajuda a aproveitar ao máximo os treinos na parte da manhã, tarde ou noite.

Manhã

Encarar a malhação logo cedo tem a vantagem de acelerar o organismo no início do dia, espantar o sono e ter mais disposição para o restante das tarefas. Além disso, o organismo tem mais chances de se recuperar com as refeições ao longo do dia.

Por outro lado, é preciso ter atenção especial quanto à alimentação ao malhar de manhã. A atividade física acelera o consumo de açúcar no sangue e se a pessoa estiver mal alimentada, pode ter enjoos, fraqueza e até desmaios.

Portanto, a dica é tomar um café da manhã nutritivo, com carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e esperar ao menos uma hora antes de ir para academia ou sair para a caminhada. Isso porque o corpo precisa de um tempo para fazer o processo de digestão e força-lo depois de comer pode causar náuseas e refluxo gástrico.

Tarde

Malhar à tarde é bom para quem sente sonolência no período da manhã e não consegue ir à academia no período da noite por conta do cansaço. Outra vantagem é que, por diversos fatores, o metabolismo intensifica a potência física do corpo na parte da tarde.

Além da força, outro fator que pode colaborar é a temperatura do corpo, que costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite. Mas essa vantagem do treino vespertino não vale para atividades aeróbicas, como correr ou pedalar, só se aplica aos exercícios anaeróbicos, como a musculação.

Noite

Fazer exercícios à noite não é recomendado para quem precisa dormir cedo ou tem dificuldades para pegar no sono. A atividade física libera uma grande quantidade de endorfina, que gera euforia e mantém a pessoa acordada. Mesmo assim, há quem consiga dormir tranquilo depois de do treino.

O movimento menos intenso nas academias e as temperaturas mais amenas são as principais vantagens de malhar à noite.

A alimentação antes do treino deve ser bem equilibrada, tanto na qualidade quanto na quantidade dos alimentos para evitar estoque de energia na forma de gordura.

Fonte: Dicas de mulher

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook