cozinha

O que fazer com óleo de cozinha usado?

terça-feira, agosto 09, 2011


Olá pessoal, boa tarde!
Muito boa essa matéria!
Vale a pena conferir!

Fazer sabão uma alternativa saudável para reaproveitar o óleo de cozinha, anote a receita

O óleo de cozinha é um grande aliado das donas de casa no preparo dos alimentos. Mas depois de fritar pastéis, batatas ou preparar outros pratos deliciosos, o que fazer com o óleo de cozinha usado?

Jogar na pia, no vaso sanitário ou no bueiro da rua, nem pensar. O óleo de cozinha usado é altamente prejudicial e um dos principais vilões do meio ambiente. Além de entupir as tubulações, basta um litro dele para poluir um milhão de litros de água.

A decomposição do óleo de cozinha emite na atmosfera o metano, um gás que está entre os principais causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. Além disso, contribui para a impermeabilização do solo, dificultando a absorção da água da chuva e favorecendo as enchentes.

Sabendo dos danos que o descarte indevido do óleo de cozinha pode causar, fica claro que é preciso encontrar opções mais saudáveis para o resíduo. Todo esse prejuízo à natureza pode ser evitado com a reciclagem.

O óleo de cozinha usado pode ser levado até postos de coleta ou encaminhado para entidades que fazem o reaproveitamento. Outra opção saudável é reutilizá-lo de para criar novos produtos caseiros como sabão, por exemplo.

O sabão à base de óleo de cozinha usado é fácil e barato de fazer. Além de contribuir com a preservação do planeta, pode ser uma fonte de renda. Anote a receita:

Receita de sabão com óleo de cozinha usado

Você vai precisar de:

5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água fervendo
200 mililitros de amaciante
1 quilo de soda cáustica em escama

Coloque a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicione a água fervendo e mexa até diluir a soda. Acrescente o óleo e mexa, misturando bem o amaciante. Jogue a mistura numa forma e corte as barras de sabão somente no dia seguinte.

ATENÇÃO: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. Use luvas protetoras e utensílios de madeira ou plástico ao manipular os ingredientes da receita de sabão com óleo de cozinha usado.

Fonte:Dicas de Mulher

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook