bagagem

O que levar - e o que não levar - na bagagem de mão

segunda-feira, agosto 22, 2011



Olá pessoal, bom dia!

Siga as recomendações para voos internacionais e evite transtornos na hora do embarque

Após os ataques terroristas em 2001, os aeroportos de todo o mundo adotaram regras de segurança mais rígidas no momento do embarque. Como resultado, a revista dos passageiros passou a ser mais rigorosa e a bagagem de mão se tornou o alvo dos agentes de segurança.

Apesar de cada país adotar medidas específicas, existem algumas recomendações gerais que ajudam na hora de fazer a mala e evitam dor de cabeça durante o embarque:

Raio X e revista

Para acessar a sala de embarque, todos os turistas devem passar por uma triagem, que inclui raio X, detectores de metais e, dependendo do país, scanners de corpo. Além da bagagem de mão, sapatos, casacos e laptops (fora da mala) devem passar pelo equipamento. Caso julgue necessário, o agente de segurança pode pedir que o passageiro passe por uma revista mais minuciosa.


Bagagem inspecionada através de raio X



Objetos proibidos

Em geral, a segurança dos aeroportos pede que os turistas evitem levar na bagagem de mão coisas que não vão precisar durante o voo. Para evitar problemas, a recomendação geral é despachar tudo o que for possível.

Tesouras pequenas podem ser levadas na bagagem de mão, mas devem estar embaladas para evitar acidentes. Facas, armas (mesmo réplicas) e ferramentas com mais de 15 centímetros são proibidas. Esquis, tacos de beisebol e outros objetos esportivos não são mais permitidos a bordo e devem ser despachados.

Evite levar objetos embrulhados e alimentos em sua bagagem de mão, pois eles podem ser danificados durante a inspeção. Tente limitar também a quantidade de volumes que você vai levar a bordo: alguns aeroportos permitem que cada passageiro embarque somente com uma bolsa, independente do tamanho ou peso.

Líquidos

No momento do embarque, tudo o que for líquido e estiver na bagagem de mão deve ser colocado em uma sacola plástica transparente e mostrado aos agentes de segurança, que passarão o material pelo raio X. O volume máximo permitido é de 100 mL.

Sprays, gels e embalagens de maquiagem também se enquadram nessa medida. O que passar de 100 mL deverá ser deixado com a equipe de segurança. Medicamentos e alimentos para bebês (como leite e papinhas) são permitidos em quantidades maiores, mas o passageiro deve informar à segurança sobre a existência desses materiais antes da revista.

Proteção da mala

O governo dos Estados Unidos autoriza seus agentes de segurança a abrir malas que possam conter substâncias ou objetos suspeitos sem consultar os passageiros. Para isso, eles podem quebrar cadeados ou mesmo destruir o zíper das malas, como reportado por alguns turistas.

Para evitar possíveis transtornos, a Administração de Segurança dos Transportes  (órgão americano que regulamenta a segurança dos transportes) indica aos viajantes dois tipos de cadeados: o produzido pela Safe Skies e o da Travel Sentry. A segurança norte-americana possui chave-mestra para esses dois modelos. Porém, não há revendedores oficiais destes produtos no Brasil

Fonte: IG Turismo

Poderá gostar também de:

1 comentários

  1. Oi Nilda,
    Ótimas dicas. Estou pensando em dar uma viajadinha ainda este ano.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook