desperdícios

15 dicas para evitar o desperdício

sexta-feira, maio 27, 2011

Olá pessoal, boa tarde!
Vamos economizar?

Usar integralmente os alimentos e evitar que quantidades aproveitáveis dos mesmos sejam jogadas no lixo é questão de aprendizado e consciência.

 Pensando neste assunto elaboramos 15 dicas superinteressantes de como evitar os desperdícios e ter aproveitamento total dos alimentos. Veja a seguir:

1. Quando for usar uma metade do abacate, deixe a outra com caroço, isso evita que ela deteriore com rapidez.

2. Não jogue fora os talos de agrião, cenoura, beterraba, couve e outras verduras e legumes. Estes talos contêm vitaminas, minerais e fibras. Limpe, pique e refogue com temperos naturais, você terá um acompanhamento delicioso e nutritivo. Todas as folhas verde-escuras são ricas em ferro. Não deixe de aproveitá-las.

3. Sobras de bolacha não devem ir para o lixo. Despedace e guarde em vidro fechado, utilize para preparar pavês, coberturas de bolos, tortas e outras receitas.

4. A forma mais indicada para cozinhar as verduras e legumes é a vapor, onde são preservados os nutrientes. Caso não tenha uma panela adequada, utilize um cuscuzeiro.

5. Para tornar fresco o pão amanhecido, basta umedecer levemente com água ou leite e levar ao forno quente por alguns minutos.

6. Se o tomate estiver mole, deixe de molho na água fria ou gelada por uns 15 minutos. Ele ficará mais rijo e fácil de ser cortado.

7.Para que o macarrão não grude, regue com um fio de óleo depois de escorrer.

8. Caroços de abóbora ou soja torrados com sal servem como aperitivo.

9.Pão velho torrado no forno e ralado serve como farinha de rosca.

10. Com cascas de maçã você pode preparar um maravilhoso chá e também um saboroso suco. Outras cascas de frutas também podem ser utilizadas no preparo de sucos.

11. Quando for comprar frutas, manipule o mínimo possível, pois assim a fruta será preservada por mais tempo.

12.Sirva a salada separada do molho; assim, os restos podem ser guardados separadamente, podendo ser utilizados em outros pratos.

13.Não menospreze as sobras dos alimentos, guarde de forma adequada para não estragar e não esqueça de tomar os seguintes cuidados: conserve na geladeira e procure utilizar logo, guarde em vasilhas limpas, secas e tampadas e nos dias de muito calor observe bem as sobras, se apresentarem vestígios de mau cheiro, bolor ou espuma, jogue fora.

14. Sugestões de como utilizar algumas sobras:

Carnes e aves assadas ou cozidas: desfie e use para ensopados, risotos; caso seja moídas podem dar ótimos croquetes, recheios para pastéis, saladas ou omelete.

Arroz: bolinhos, canjas, risotos, sopas.

Feijão: tutu, mexido, sopa, salada.

Pão: pudim, torrada, farinha de rosca, rabanada.

Frutas maduras: doces, bolos, sucos, vitaminas e geléias.

15. Faça um corte superficial em volta das batatas. Coloque-as para cozinhar. Depois de cozidas, coloque-as num recipiente gelado. A casca irá se soltar facilmente e evitar o desperdício do tubérculo

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos

Fonte: Cyber- Cook

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook