envelhecimento

Polifenol é arma contra o envelhecimento

sexta-feira, maio 20, 2011

Olá pessoal, boa tarde!
Ótima matéria, não acham?

Fácil de encontrar, substância combate câncer, colesterol e outras doenças


As nozes polifenol e ômega- 3
duas substâncias importantes  para o organismo 

A alimentação é o primeiro dos remédios utilizados pelos seres humanos. Mas, se nós conhecemos os inimigos da nossa saúde, como reconhecer os amigos? Depois de diversos estudos, pesquisadores descobriram o poder dos polifenóis. Identificados nos anos 90, na França, eles são componentes naturais de uma ampla variedade de plantas e podem ser grandes aliados de sua saúde.

“Os polifenóis contém antioxidantes importantes, que combatem os radicais livres”, explica a nutricionista Clara Giacomosi, de São Paulo, especialista em nutrição clínica. Ela lembra também que os polifenóis são armas naturais contra o envelhecimento.

O chá verde tem diversas propriedades benéficas














Encontrados principalmente nos tomates, morangos, maçãs, uvas e frutas vermelhas em geral, nozes, cereais integrais, soja, cebola, vinho tinto, chá verde, café e em variadas frutas secas, como a ameixa e a uva passa, também podem ser, segundo Clara, eficazes na prevenção de algumas doenças. “Isso quando associados a outras substâncias benéficas para o organismo, como as vitaminas e os minerais”, acrescenta a nutricionista, lembrando que “a boa alimentação precisa caminhar junto com uma vida sem excessos e com exercícios físicos”.



O morango e as frutas vermelhas
em geral contém a poderosa  substância
















Isoflavona de soja
De acordo com Clara, os polifenóis ajudam a combater as doenças cardiovasculares e o câncer. “Todos os compostos antioxidantes têm a propriedade de prevenir a formação de tumores”, diz. A substância auxilia também no combate à oxidação do LDL, ou seja, do colesterol ruim. “Isso, por sua vez, ajuda a impedir a obstrução das artérias”, explica a nutricionista.



O vinho também tem polifenóis, mas
é preciso beber com moderação















Para as mulheres, os alimentos ricos em polifenóis têm ainda a vantagem extra de reduzir as ondas de calor, também conhecidas como “fogachos”, que geralmente acompanham a menopausa. Nesse caso, o polifenol mais conhecido é a isoflavona de soja. “Os polifenóis agem como hormônios, por isso são eficazes para esta função”, diz Clara.

Saudáveis e saborosas as maçãs    
 também devem fazer parte do seu cardápio


     


















Fonte: Terra

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook