amor

Menopausa com saúde, amor e sexo

quinta-feira, maio 26, 2011

Olá pessoal, boa tarde!

Entre 40% e 50% das brasileiras precisam de terapia hormonal (TH) para amenizar os sintomas dessa fase e conseguir mais qualidade de vida
 
 As mulheres já são maioria na população brasileira. Segundo dados do IBGE, elas representam 51,2% da esfera nacional. E estima-se que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 mais de um bilhão de mulheres estarão no climatério, período entre os 40 e 65 anos de idade. Nessa faixa etária a menopausa invade a vida feminina e a sua saúde física e psicológica necessitam de mais cuidados.

Na menopausa, os hormônios que atuam nas células corporais diminuem a sua produção, fazendo com que a mulher apresente vários sintomas como ondas de calor, insônia, menor desejo sexual, ressecamento vaginal (que gera dor durante o sexo), diminuição da massa óssea, da atenção e também da memória, além de depressão. Na maioria dos casos, ela é diagnosticada 12 meses após a última menstruação - quando os sintomas começam a aparecer.

Nessa fase a mulher não deve perder a sua sexualidade e o seu prazer. Com o tratamento adequado, o ressecamento vaginal e a menor elasticidade podem ser amenizados, melhorando as condições da vagina para que consiga chegar ao orgasmo e ter mais libido. É importante, também, que o companheiro se mostre compreensivo com as mudanças no corpo de sua parceira e procure maneiras de incentivá-la ainda mais a manter uma vida sexual ativa e saudável.


A hora de buscar tratamento

Segundo Ângela Maggio da Fonseca, ginecologista e livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), entre 40% e 50% das brasileiras se encaixam no perfil de pacientes que precisam de terapia hormonal (TH), para amenizar os sintomas dessa fase. A TH é completamente personalizada e um controle médico rígido é exigido para que continue a cumprir o seu papel mesmo com o passar dos anos. A outra forma de amenizar os sintomas são as terapias alternativas - em que se deve tomar um tipo de medicação para cada sintoma apresentado.

Contudo, para que esses tratamentos realmente façam efeito, é recomendada uma alimentação rica em vitaminas e pobre em gorduras, ingerir bastante líquido, praticar algum esporte ou fazer uma hora de caminhada por dia, manter vínculos sociais ativos e fazer exames ginecológicos detalhados no mínimo uma vez ao ano.

Fonte: Revista Viva Saúde

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook