cabelos

Como cuidar dos cabelos oleosos

segunda-feira, maio 30, 2011

Olá pessoal, boa tarde!
Vejam ótimas dicas para quem tem cabelos oleosos

Os cabelos oleosos ficam sempre com um aspecto sujo muito rápido. Em menos de 24 horas depois de uma lavagem, os fios ficam murchos e engordurados porque as glândulas sebáceas produzem mais sebo do que o normal. Esse fator é normalmente genético, mas também pode ser causado por desequilíbrio hormonal, estresse e pelo clima.

Outro problema é que o excesso de gordura no couro cabeludo facilita a proliferação de fungos, o que provoca a tão indesejada caspa. A oleosidade ainda prejudica a irrigação sanguínea local, levando à queda dos fios. Mas não se assuste. É possível diminuir a oleosidade com cuidados simples.

1 -Xampu
Pessoas com cabelo oleoso devem lavá-los todos os dias com água morna ou fria (nunca use água quente, porque o calor estimula a produção de gordura). Utilize sempre xampus anti-oleosidade, que contêm substâncias como limão, hamamélis, joborandi e castanha-da-índia, por exemplo. Com os cabelos molhados, coloque o xampu, massageando o couro cabeludo. Mas atenção: essa massagem deve ser feita com a ponta dos dedos e não com as unhas. Esse movimento ativa a circulação e deixa os cabelos mais bonitos. Depois de passar o xampu nos fios, enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso do produto.

É recomendado que se utilize um xampu anti-resíduos uma vez por semana, para eliminar as impurezas e os resíduos de produtos. Esses restos enfraquecem os fios, podem quebrá-los e tirar o brilho do cabelo.

2 - condicionador
Use condicionadores leves, com hidratantes suaves (hidrogel, por exemplo), mas somente nas pontas dos fios.

Evite sempre que possível o uso de produtos 2 em 1 (xampu e condicionador no mesmo frasco). É importante enxaguar bem os cabelos para tirar todos os resíduos do produto.

O excesso de condicionador no couro cabeludo pode provocar caspa e até queda de cabelo. Você também pode optar pelo uso de cremes sem enxágüe (leave-in), desde que eles não sejam oleosos.


3 - Protetor solar
O uso de protetor solar antes de se expor ao sol é essencial para a saúde dos cabelos. Recomenda-se aplicar um gel com fator de protetor solar de 15 a 25. Além disso, o uso de chapéus ou bonés com tecidos que conseguem barrar a luz é essencial, já que impedem que o couro cabeludo sofra qualquer tipo de queimadura. Alguns condicionadores já contêm proteção. Se este for o caso do seu, não há necessidade de usar mais um filtro.


4 - Hidratação
Algumas vitaminas, como A e C, ajudam a evitar a formação dos radicais livres, impedindo o surgimento de oleosidade no couro cabeludo. Tome bastante água diariamente, para ajudar a regularizar a produção sebácea.







5 - Secador
A temperatura do secador deve ser morna. O ar quente deve ser evitado a todo custo, pois aumenta a oleosidade. Mantenha o aparelho a 15 cm de distância dos fios.



Fonte: Minha Vida

Poderá gostar também de:

1 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook