celebridades

Tireoide: tire suas dúvidas e veja quais celebridades possuem o problema

quarta-feira, maio 25, 2011

Olá pessoal, boa tarde!
O que acham da matéria?

 Fábio Santos

Hipotireoidismo x Hipertireoidismo

O hipotireoidismo entrou em evidência em 2011 com o anúncio da aposentadoria do jogador Ronaldo, que apresentou o hipotireoidismo como um dos motivos para a sua constante luta contra a balança. Deborah Secco, Cláudia Raia, Íris Stefanelli e Sabrina Sato também enfrentam a disfunção, que altera a produção de hormônios e o metabolismo da pessoa. Já a ex-BBB Mayra Cardi sofre com o hipertireoidismo, que, ao contrário do hipotireoidismo, estimula a produção dos hormônios tireoidianos. Fique por dentro das diferenças entre hipo e hipertireoidismo, sane sua curiosidade sobre o doping e veja como diferentes celebridades lidam com a disfunção.




“Os dois problemas afetam o metabolismo do corpo”, afirmou o endocrinologista e consultor internacional de estética do Royal Academy of Aesthetic Medicine Tércio Rocha. “O hipotireoidismo tem como principais características perda de vitalidade, alteração do sono e diminuição da concentração. Já o hipertireoidismo pode acarretar tremores no corpo, fala acelerada, cansaço contínuo e a perda de peso”, disse.

A tireoide é uma glândula fundamental que produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam no organismo regulando o crescimento, a digestão e o metabolismo. A gravidade da disfunção na glândula pode variar entre branda até severa, o que muitas vezes dificulta o diagnóstico, confundido com depressão.

Causas

As principais causas das disfunções da tireoide são as doenças autoimunes (quando os anticorpos atacam o próprio organismo). No caso do hipotireoidismo, a doença de Hashimoto é a causa mais comum e, no hipertireoidismo, a vilã é a Doença de Graves.

Doença de Hashimoto

O organismo desenvolve anticorpos contra a glândula tireoide, levando a uma inflamação crônica que pode acarretar a diminuição do seu funcionamento. O hipotireoidismo aparece como consequência desse processo.

Doença de Graves

A doença de Graves é a principal causa do hipertireoidismo. Os anticorpos atacam os receptores de TSH, que é o hormônio responsável por estimular a produção dos hormônios da tireoide.

Após o ataque dos anticorpos, os receptores passam a interpretar as informações equivocadamente, entendendo que existe um excesso de TSH na circulação sanguínea. Esta informação errada faz a tireoide liberar uma quantidade excessiva de hormônios.

Tratamentos

“O hipotireoidismo atinge três vezes mais mulheres do que homens, já o hipertireoidismo atinge cerca de quatro vezes mais as mulheres. Mulheres com mais de 30 anos ou que acabaram de ter um bebê devem ficar atentas a qualquer sinal e é recomendável que seja feito um check-up de rotina”, afirmou Tércio.

Mesmo provocando alguns transtornos, a doença pode ser tratada facilmente por meio da reposição hormonal. Até atletas profissionais, como o jogador Ronaldo, podem utilizar esta opção da medicina. “O tratamento é relativamente simples, barato e, em muitos casos, custeado pelo próprio governo. Ele deve começar com a reposição do hormônio que a tireoide deixa de produzir”, disse o médico.

O tratamento do hipertireoidismo, por outro lado, pode ser feito com medicamentos que bloqueiam a função tireoidiana ou com a utilização de iodo radioativo, que age diretamente na tireoide, cessando a produção do excesso de hormônios.


Ronaldo
Hipotireoidismo

"Quatro anos atrás, no Milan, eu descobri que sofria de um distúrbio chamado hipotireoidismo, que desacelera o seu metabolismo. E que, para controlar, eu teria que tomar hormônios, o que no futebol não é permitido, pois seria doping". Essa foi a declaração do ex-jogador Ronaldo para anunciar sua aposentadoria.

O aumento de peso do jogador e a queda do seu rendimento no campo fizeram o Fenômeno sofrer várias críticas, tanto da imprensa como da torcida. Após revelar seu problema com a tireoide, passou-se a questionar se seria este o motivo real para a aposentadoria do jogador.

Para o endocrinologista Tércio Rocha, o jogador poderia tomar tranquilamente os hormônios e continuar a jogar. “Não seria considerado doping, pois os hormônios são produzidos naturalmente pelo corpo. Ele estaria apenas repondo algo que o corpo já não produz mais”, afirmou.

A opinião é compartilhada pelo também endocrinologista Ronaldo Neves, médico do Instituto Estadual de Diabetes (IEDE), que enfatiza o equívoco na declaração do ex-jogador.

"Ser pego no antidoping por causa do hormônio da tireoide é um fato que não pode ocorrer. A utilização do hormônio masculino (testosterona) poderia ser classificada como doping, pois aumenta o desempenho do atleta, mas os hormônios da tireoide não oferecem vantagem, muito pelo contrário, se usados em excesso pode trazer desvantagens para quem os usa", disse o médico.


Mayra Cardi
Hipertireoidismo

A ex-BBB Mayra Cardi apresenta outro tipo de disfunção hormonal da tireoide, muito menos comum do que o hipotireoidismo, mas que, ainda assim, atinge, na maioria dos casos, as mulheres.

Ao contrário do hipotireoidismo, o hipertireoidismo provoca aceleração nos batimentos cardíacos e aumento no processo metabólico. Mayra disse ao Terra que demorou a descobrir a doença e que os momentos de dúvida foram angustiantes. “Infelizmente demorei muito para descobrir minha doença, cheguei a emagrecer 15 quilos, fiquei só pele e osso. Já tinha ido a vários médicos e ninguém sabia o que era, até eu começar a ter violentas palpitações, inclusive parada”, disse a modelo.

Após seis meses de dúvida, finalmente Mayra descobriu a causa e começou a se tratar com remédios para a disfunção e para o coração. Até hoje, a ex-BBB toma diariamente os medicamentos.

Mayra demorou a lidar com a doença e, antes que a aceitação chegasse, ela passou por maus momentos. “Perdi dois anos da minha vida. Não considero que fui prejudicada, considero que parei de ser feliz por dois anos, para aprender muito com a vida e com as pessoas. Hoje, eu aprendi a lidar com minha doença e tomo os remédios diariamente, mas, no começo, foi um pouco difícil”, afirmou.

Além dos sintomas apontados por Mayra, o hipertireoidismo pode gerar grande intolerância ao calor, como ressaltou o endocrinologista do Hospital São Luiz de São Paulo, Alex Leite. “Uma das características mais comuns em quem sofre com o hipertireoidismo é a dificuldade em lidar com o calor. Em um ambiente onde as pessoas, geralmente, estariam agasalhadas, o portador do hipertireoidismo provavelmente estará com pouca roupa”, disse o médico.


Deborah Secco
Hipotireoidismo

A atriz Deborah Secco, que exibe seu belo corpo em novelas, filmes e revistas, também enfrenta problemas com disfunções da tireoide. Com apenas 24 anos, a atriz passou por uma uma maratona para emagrecer e brigou contra a balança, mas descobriu, mais tarde, que sofria com a disfunção hormonal.

"Eu não tinha pique para fazer absolutamente nada", disse Deborah em entrevista à revista Boa Forma em 2003, sobre como lidou com a disfunção.

Realmente, o hipotireoidismo provoca certo desânimo e deve ser enfrentado com medicação. Após iniciar o tratamento, a atriz recuperou a boa forma e atualmente é ela quem tira o fôlego dos marmanjos de plantão.

Iris Stefanelli
Hipotireoidismo

A apresentadora Iris Stefanelli também enfrenta os problemas provocados pelo hipotireoidismo, doença que se manifestou ainda na adolescência da ex-BBB. “Eu descobri o hipotireoidismo com 17 anos, quando eu morava com a minha tia em São Paulo e não conseguia dormir. A sensação era a de que eu tinha comido algo e não conseguia engolir”, disse Íris ao Terra.

Na época, Íris desenvolveu dois sintomas clássicos da doença: o ganho de peso e o desânimo frequente. “Eu vivia desanimada e, como era muito nova, acabei engordando um pouco. Mesmo após descobrir que tinha hipotireoidismo, demorei para seguir o tratamento completo com a reposição dos hormônios e isso me fez voltar a ganhar peso em algumas ocasiões”, disse.

Íris passou a seguir o tratamento completo apenas depois da fama e, hoje, dá continuidade com a reposição hormonal. “O tratamento é muito simples, basta tomar um comprimido pela manhã em jejum e nada mais. Hoje, vivo normalmente e não enfrento problema nenhum com a doença”, afirmou.

Cláudia Raia
Hipotireoidismo

Famosa por sua boa forma e vigor físico, Cláudia Raia é mais uma que já enfrentou problemas com a disfunção hormonal provocada pelo mau funcionamento da tireoide. Descoberto há mais de 20 anos, o distúrbio levou a atriz a pesar cerca de 11 quilos a mais do que pesa hoje.

Com o tratamento de reposição de hormônios, Cláudia consegue levar uma vida normal e sem nenhum tipo de problema.


Sabrina Sato
Hipotireoidismo

A apresentadora e repórter do programa Pânico na TV Sabrina Sato alarmou a imprensa após apresentar seus problemas com a tireoide. Muitos veículos acabaram divulgando, equivocadamente, que a apresentadora estava com algum tipo de tumor.

Felizmente, Sabrina descobriu que estava com algo muito menos grave e de fácil tratamento: hipotireoidismo. Sabrina está no grupo de pessoas que mais são atingidas pela disfunção, que são as mulheres de 20 a 50 anos.

Fonte: UOL

Poderá gostar também de:

7 comentários

  1. Também tenho, tenho que tomar remédio todos os dias e tenho 11 anos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada por visitar e comentar. Se cuida viu?

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá tambem tenho e essa materia me ajudou muito obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Obrigada por visitar, fico feliz em ajudar, bjos!!

      Excluir
  4. Tbm descobri que tenho, tenho 23 anos, e só descobri por que tenho muita queda de cabelo... fiz exames para verificar, e constatado hipotireoidismo. Se não fosse a queda de cabelo jamais iria saber!!

    ResponderExcluir
  5. oi, tenho 28 anos e descobri recentemente que tenho, ja avia algum tempo que tinha muita queda de cabelo, mas o que me levou ao médico foi ter tonturas quase todos os dias.

    ResponderExcluir
  6. eu descobri que estava com hipotireoidismo aos 21 anos,estava num estado de depressão e muito desanimo.Hoje estou com 36,faço o tratamento com o hormônio Levotiroxina Sódica.

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook