autodrenagem linfática

Faça autodrenagem linfática em casa e garanta os benefícios da massagem

segunda-feira, maio 16, 2011


Olá meninas, boa tarde!
Olha só que legal!
A drenagem linfática feita por você mesma


Nove entre dez mulheres lançam mão de uma boa drenagem linfática quando não estão satisfeitas com a silhueta. O processo consiste em uma massagem que leva as toxinas e líquidos retidos pelo organismo para as linfas, sendo posteriormente eliminados pela urina, promovendo uma verdadeira "faxina" no corpo. O resultado é uma sensação de leveza e organismo limpo. "Isso ocorre graças ao seu poder de eliminar toxinas, diminuir a retenção hídrica e oxigenar as células, benefícios que garantem de fato pele e corpo mais bonitos e saudáveis", afirma a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo. "Além disso, é um excelente tratamento para pré e pós operatório, tensão pré-menstrual e problemas de má circulação, já que é eficiente para que todo o sistema circulatório linfático funcione de maneira equilibrada", diz a esteticista Cândida Camelo, coordenadora técnica do SENAC Copacabana, no Rio de Janeiro. 
 
No entanto, ao contrário do que a maioria pensa, os efeitos dessa massagem não auxiliam a perda de peso nem a queima de gordura localizada. "O que acontece é que, com a eliminação dos líquidos excedentes por meio da urina, efeito quase instantâneo dessa massagem, temos a nítida sensação de desinchar e essa perda hídrica muitas vezes aparece na balança, mas pela eliminação de água do corpo e não pela perda de peso em si", diz Roseli, explicando o motivo da confusão. "Alguns pontos como a coxa, por exemplo, podem ser beneficiados pelo aumento de oxigenação das células que acabam resultando em prevenção da flacidez e da celulite", completa. 

Entre as pessoas mais beneficiadas pela drenagem linfática estão aquelas que não resistem a comidas condimentadas e muito salgadas e também as que não bebem os dois litros de água diários, exaustivamente recomendados pelos profissionais de saúde. "Como o próprio nome diz, essa massagem drena o excesso de toxinas por meio da eliminação de líquidos. O que não acontece naturalmente com quem come muito sal e não toma água. A retenção de líquidos causa um enorme desconforto e traz uma sensação de inchaço que pode ser percebida visivelmente em áreas como abdômen, quadril e coxas", explica Cândida. 

A boa notícia é que você mesma pode aplicar as manobras da drenagem linfática no seu corpo, utilizando apenas o creme hidratante habitual. "Esse recurso é perfeito, principalmente para quem não tem tempo de ir a uma clínica de estética regularmente. Para potencializar os resultados, é indicado um cosmético que contenha ativos como cafeína, cacau e guaraná, que estimulam a oxigenação das células", ensina Roseli Siqueira, de São Paulo. Na opinião dela, outra boa opção é fazer a massagem no banho com óleos próprios para este fim, como os vegetais de gergelim, germe de trigo e girassol. "Facilita a execução dos movimentos e o resultado é o mesmo", garante. 
 
"Para obter os benefícios, basta reservar 15 minutos, duas vezes por semana", diz a esteticista técnica Cândida Camelo, do Rio de Janeiro. Em tempo: o ideal é que a massagem em casa seja realizada após o banho, assim a pele está limpa e facilita a penetração das substâncias regeneradoras dos cosméticos. Quanto ao melhor horário, não há restrições, podendo ser tanto pela manhã quanto à noite. "Uma boa dica para o inverno é friccionar as mãos com um óleo vegetal aquecendo-as, antes de começar a massagem, assim se evita o toque gelado sobre o corpo", aconselha Roseli Siqueira. "Uma música relaxante e um ambiente calmo também são bons aliados para relaxar enquanto se executa os movimentos", finaliza.

Fonte: Oficina da Moda

Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook