comer

Saiba o que comer e o que evitar dos 20 aos 60 anos para ficar firme e forte

sexta-feira, abril 15, 2011


Olá pessoal, boa tarde!
Muito boa essa matéria,
 leia e confira.

Bjos!

Patrícia Zwipp

O corpo passa por transformações ao longo da vida. Portanto, cada faixa etária tem necessidades específicas de alimentação. Quer saber se você investe no cardápio correto para sua idade? Então, clique nos números acima e confira o que comer e o que evitar em cada década, segundo levantamento do jornal Daily Mail.


Segunda década

Getty Images
Coma mais queijo: Fortaleça os ossos antes do inevitável processo de afinamento deles. Portanto, ingira 700 mg de cálcio por dia, o que equivale a pouco mais de meio litro de leite ou 100g de queijo cheddar, disse a nutricionista Sarah Schenker. Mas não abuse de refrigerantes, porque o ácido fosfórico impede a absorção de cálcio.

Evite excesso de álcool: A especialista em preparar dietas Sian Porter, porta-voz da Associação Dietética Britânica, alerta contra a drunkorexia (substituição de refeições por álcool), comum nessa faixa etária. Bebidas alcoólicas também fornecem calorias, mas não os nutrientes necessários, o que acarreta em má nutrição e danifica cabelos, unhas e pele. Segundo a profissional, o álcool leva ainda à fixação da gordura visceral perigosa em torno dos órgãos internos, ligados a doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer.

Evite dietas da moda: Não caia na tentação de investir em dietas da moda, que prometem milagres. Estatísticas mostram que, muitas vezes, resultam em ganho de peso tempos depois. Estabeleça bons hábitos alimentares, que devem continuar nas próximas décadas.


Terceira década

Getty Images
Coma mais damascos secos: Se está cansada, não apele para café, chá ou refrigerante do tipo cola, porque o ânimo dura pouco. Sarah Schenker recomenda damascos secos, que liberam energia de forma lenta, uma maçã ou uma fatia de pão de centeio integral rico em nutrientes.

Invista em suplemento de ácido fólico: Às mulheres que planejam ter filhos, uma dica é tomar suplemento de ácido fólico, que é fundamental para prevenir abortos, por exemplo. Ingestão baixa de folato (ácido fólico) aumenta o risco de câncer de mama, pâncreas e cólon, segundo Sarah Schenker. Portanto, coma mais frutas, legumes, cereais integrais, lentilha, grãos de leguminosas.

Evite beliscar: Controle-se e evite ingerir guloseimas repletas de gordura, sal e açúcar, porque podem levar ao aumento de peso e à falta de nutrientes. O petisco deve ficar restrito a um punhado de nozes mistas, bolo de aveia com um pouco de manteiga de amendoim e palitos de cenoura.

Quarta década

Getty Images
Coma mais bife: Ciclo menstrual que se torna irregular pode levar à anemia. E é possível aumentar o nível de ferro por meio da dieta. Sarah Schenker recomenda carne vermelha magra de três a quatro vezes por semana, ovos, feijão, grãos de leguminosas e grãos integrais. Ingira vitamina C (suco de laranja, kiwi, tomate) para elevar a absorção do nutriente.

Invista em soja: Alimentos ricos em estrógeno vegetal, como soja, grão-de-bico e semente de linhaça, podem ajudar a equilibrar os níveis hormonais.

Acrescente alimentos coloridos: Para preservar a pele, invista em frutas e vegetais coloridos que contenham betacaroteno (cenoura, mamão, abóbora e rúcula), vitamina E (abacate e cereais integrais) e ácidos graxos essenciais (óleo de oliva, nozes e sementes).

Evite excessos: Com o metabolismo mais lento, é preciso cortar cerca de 200 calorias por dia (ou queimar 200 a mais em exercícios). Faça o sacrifício de evitar excessos e resista ao copo extra de vinho, à lata de bolachas...

Quinta década

Getty Images
Coma mais aveia: As medidas de adicionar fibras solúveis à alimentação (aveia, grãos de leguminosas) e optar por leite desnatado, por exemplo, ajudam a diminuir os níveis de colesterol.

Evite sal: Reduza o sal de sua alimentação e ingira mais alimentos ricos em potássio (como bananas), que ajuda a neutralizar os efeitos do excesso de sódio. Essas dicas colaboram com a pressão arterial.

Sexta década em diante

Getty Images
Coma mais probióticos: O envelhecimento aumenta a chance de problemas de saúde que podem levar ao hospital. Se isso ocorrer, a melhor dica para melhorar as defesas do corpo é ingerir probióticos diariamente..

Beba mais líquido: Com o envelhecimento, perde-se gradualmente a sensação de sede, o que pode levar à desidratação. Beba água (oito copos por dia). Chá e café também contam.

Evite embutidos: Evite embutidos (salsicha, linguiça, salame), que têm sido associados ao câncer de intestino.

Fonte: Terra


Poderá gostar também de:

0 comentários

Bem-vindos ao todamoderna Deixe aqui seu comentário. Obrigada.

Receba as postagens por e-mail

Curtir no Facebook